quarta-feira, 4 de setembro de 2019



 
‘Bohemian Rhapsody’ e outras canções de álbum lendário do Queen têm história contada em série britânica
 
O quarto álbum da banda Queen — intitulado “A Night At The Opera” —, até hoje um dos mais icônicos do rock, terá sua história contada em episódio inédito no Brasil da série “Álbuns Clássicos”, exibida pelo Curta!. É neste disco que se encontram alguns dos maiores sucessos do grupo, como “Love of my life” e  “Bohemian Rhapsody” — canção que deu nome ao recente filme que retratou a trajetória do cantor Freddie Mercury.  À época de seu lançamento, em 1975, “A Night At The Opera” alcançou sucesso instantâneo. O processo criativo e técnico por trás do projeto foi completamente inovador e, ao mesmo tempo, bastante complexo.
O disco reuniu diversos instrumentos musicais, muito além dos geralmente usados no rock — entre eles, harpa e banjo. Profissionais de estúdios diferentes participaram das gravações e da edição das canções, e incontáveis horas de dedicação dos membros da banda foram necessárias. O esforço foi recompensado, e o disco logo entrou nas principais paradas de sucesso no mundo. “Bohemian Rhapsody”, por exemplo, passou semanas consecutivas sendo a canção mais tocada em diversos países, apresentando ao público um som que mesclava rock, ópera e piano. Os detalhes dessa superprodução são tema do episódio dirigido por Matthew Longfellow, que conta com depoimentos de jornalistas, produtores e outros profissionais que trabalharam no disco. A estreia é na Segunda da Música, 9/9, às 23h.

 
Série sobre documentaristas brasileiros tem episódio dedicado a Petra Costa 
Mergulhando no universo dos documentários brasileiros, a série “Nós, documentaristas”, dirigida por Susanna Lira, traz o ponto de vista de alguns dos principais cineastas do gênero no país.  Exibido no Curta!, o episódio sobre Petra Costa — diretora que esteve recentemente em evidência pelo filme “Democracia em Vertigem” —, expõe o seu olhar e as suas reflexões sobre a realização de obras como “Elena”, “Olmo e a Gaivota” e “Olhos de Ressaca”. A série foi viabilizada pelo canal Curta! por meio do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). O episódio será exibido na Quarta do Cinema, 11/09, às 21h.
 
Segunda da Música – 9/09
23h – "Álbuns Clássicos” (Série) – Episódio “Queen — A Night At The Opera”
História do quarto álbum da banda Queen, lançado em 1975, que é uma mistura de hard rock, pop, ópera e folk, utilizando harmonias vocais incomuns no rock, floreios de piano, harpa e até um ukulele. Diretor: Matthew Longfellow. Duração: 50min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 10 de setembro, terça-feira, às 03h e às 17h; 11 de setembro, quarta-feira, às 11h; 15 de setembro, domingo, às 16h45.
 
Terça das Artes – 10/09
22h – " Onde Nascem as Ideias” (Série) – Episódio “Juçara”.
O universo musical e religioso da cantora Juçara Marçal é enfocado a partir de registros de diversos shows com sua banda Metá Metá e com seu projeto Anganga, em parceria com o músico Cadu Tenório. Com direção de Carolina Sá, fotografia de Louise Botkay e montagem de Marilia Moraes, o episódio faz um retrato poético e potente da artista. Diretora: Carolina Sá. Duração: 43min. Classificação: 10 anos. Horários alternativos: 11 de setembro, quarta-feira, às 02h e às 16h; 12 de setembro, quinta-feira, às 10h; 14 de setembro, sábado, às 20h45; 15 de setembro, domingo, às 11h15.
 
Quarta de Cinema – 11/09
20h - A faixa “A Vida é Curta!” traz os curtas-metragens “O Ex-Mágico”, “O Céu no Andar de Baixo” e “Dia Estrelado”.
 
O Ex-Mágico (Animação)
Com misteriosos poderes, um homem aparentemente sem passado está em busca de se libertar das angústias que o mundo e seus dons mágicos lhe causaram.  Diretores: Mauricio Nunes, Olimpio Costa. Duração: 11min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 12 de setembro, quinta-feira, às 00h e às 14h; 13 de setembro, sexta-feira, às 08h; 14 de setembro, sábado, às 15h; 15 de setembro, domingo, às 01h.
 
O Céu no Andar de Baixo (Animação)
Desde os 12 anos de idade, Francisco faz fotografias de céu. Um dia, algo diferente aparece em uma de suas fotografias, mudando a sua rotina. Diretor: Leonardo Cata Preta. Duração: 15min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 12 de setembro, quinta-feira, às 0015h e às 14h15; 13 de setembro, sexta-feira, às 08h15; 14 de setembro, sábado, às 15h15; 15 de setembro, domingo, às 01h15. 
 
Dia Estrelado (Animação)
Num lugar inóspito, um menino e sua família lutam por sobrevivência. Diretora: Nara Normande. Duração: 17min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 12 de setembro, quinta-feira, às 00h35 e às 14h35; 13 de setembro, sexta-feira, às 08h35; 14 de setembro, sábado, às 15h35; 15 de setembro, domingo, às 01h35.
 
 
21h – “Nós, Documentaristas” (Série) – Episódio “Petra Costa”
No episódio, a diretora Petra Costa fala sobre as questões envolvidas na realização de seus documentários, entre eles o curta "Olhos de Ressaca", o aclamado "Elena" e o sensível "Olmo e a Gaivota". Diretora: Susanna Lira. Classificação: Livre. Duração: 26min. Horários Alternativos: 12 de setembro, quinta-feira, às 01h e às 15h; 13 de setembro, sexta-feira, às 09h; 14 de setembro, sábado, às 18h35; 15 de setembro, domingo, às 09h30.
 
Quinta do Pensamento – 12/09
23h – “Encontro com Philip Roth - Biografia de uma Obra” (Documentário)
Em junho de 2014, o diretor François Busnel esteve com Philip Roth em sua casa em Connecticut, onde conduziu a última entrevista filmada com o escritor americano. Diretores: François Busnel, Adrien Soland. Duração: 52min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 13 de setembro, sexta-feira, às 03h e às 17h; 14 de setembro, sábado, às 09h35; 15 de setembro, domingo, às 23h; 16 de setembro, segunda-feira, às 11h.
 
Sexta da Sociedade – 13/09
22h20 – “Em Busca de Iara” (Documentário)
O filme resgata a vida da guerrilheira Iara Iavelberg, por meio de uma investigação pessoal de sua sobrinha, Mariana Pamplona. Uma mulher culta e bela que deixou para trás uma confortável vida familiar, optando por se engajar na luta armada contra a ditadura militar. Vivendo na clandestinidade, na esteira de uma rotina de sequestros e ações armadas, tornou-se a companheira do ex-capitão do exército Carlos Lamarca, compartilhando com ele o posto de um dos alvos mais cobiçados da repressão. O filme desmonta a versão oficial do regime, que atribui sua morte, em 1971, a um suicídio. Diretor: Flavio Frederico. Duração: 90min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 14 de setembro, sábado, às 02h20 e às 13h15; 15 de setembro, domingo, às 20h; 16 de setembro, segunda-feira, às 16h20; 17 de setembro, terça-feira, às 10h20.
 
Sobre o Curta!
Dedicado às artes, à cultura e às humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, o canal pauta a sua programação pelos seguintes temas: música, dança, teatro, artes visuais, arquitetura, metacinema, filosofia, literatura, história política e sociedade.
O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora. Siga o Curta! nas redes sociais: www.facebook.com/CanalCurtahttps://twitter.com/canalcurta e www.youtube.com/user/canalcurta. Saiba mais em http://www.canalcurta.tv.br.
 

Nenhum comentário: