quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Acontece.

Programação especial na Cinemateca celebra o Dia da Amazônia e debate o meio ambiente

Para comemorar o Dia da Amazônia celebrado em 05 de setembro e refletir sobre as questões do meio ambiente, a Cinemateca de Curitiba organizou um ciclo especial com exibições de dois documentários brasileiros do seu acervo, e recebe também uma nova edição do projeto Nós e o Meio Ambiente, com apresentação do documentário australiano Triste Oceano. A entrada é franca.

Na quinta-feira (5/9), às 19h, será exibido o Cineasta da Selva, dirigido por Aurélio Michiles e que tem no elenco José de Abreu e Denise Fraga. O documentário, de 1997, mistura fatos a uma realidade imaginada, criada e encenada para contar a vida do garoto Silvino Santos, (1886-1970) nascido em Portugal, que com 13 anos cruza o Atlântico em busca daquela Amazônia fantástica imaginada pelos europeus.

Em 1913 Silvino realiza seu primeiro documentário de longa-metragem. Ele viveria sua aventura contracenando com grandes personalidades, testemunhando acontecimentos marcantes, do fausto à queda do monopólio da borracha. Filmando essa Amazônia do início do século, ele se torna um mito da selva e um dos pioneiros do cinema no Brasil.

Para exibição na sexta-feira (6/9) a Cinemateca selecionou Iracema, uma Transa Amazônica, documentário dos diretores Jorge Bodanzky e Orlando Senna. Em contraste com a propaganda oficial da ditadura, uma câmera sensível flagra os problemas que a rodovia Transamazônica traria para a região: desmatamento, queimadas, trabalho escravo, prostituição infantil. Alternando documentário e ficção, o filme narra a história da jovem Iracema e do motorista Tião Brasil Grande, emblemática da realidade brasileira.

Nós e o Meio ambiente

O projeto de formação continuada em Conscientização Ambiental na Fundação Cultural de Curitiba, exibe no dia 11/9 (quarta-feira), às 14h, Triste Oceano (Blue), o premiado documentário australiano dirigido por Karina Holden.

Por meio de entrevistas com apaixonados ativistas, o filme desvela a história das mudanças em nosso oceano para defender a necessidade de preservá-lo. As filmagens foram revezadas entre países como Austrália, Havaí, Indonésia e Filipinas. Após a exibição haverá debate sobre a poluição plástica, com os ambientalistas Natalie Unterstell, Luan Prado Calegaris e Thaynara Furtado Constantinov Leal.

Serviço

05/09 – 19h
O Cineasta da Selva (BR, 1997, documentário, 87’)
Direção de Aurélio Michiles
Elenco: José de Abreu, Denise Fraga.
Classificação: Livre


06/09 – 19h
Iracema, uma Transa Amazônica (BR, 1975, documentário, 95’)
Direção de Jorge Bodanzky e Orlando Senna
Classificação: 16 anos

11/09 – 14h
Nós e o meio ambiente - projeto de formação continuada
Triste Oceano (Blue, Austrália, 2017, Documentário, 76')
Classificação: Livre
Os interessados podem fazer inscrição antecipada enviando Nome, CPF, data de nascimento, e-mail e telefone para: cursosfcc@fcc.curitiba.pr.gov.br
Informações: 3213-7537




Show em homenagem ao compositor de samba Elton Medeiros é exibido no SescTV

Artistas da MPB e o próprio sambista apresentam repertório de sua carreira
Foto: Silvana Marques.
Teaser: https://youtu.be/w3u2RGg_oKc 



Em tributo ao sambista e compositor Elton Medeiros, que morreu nesta terça (3), no Rio de Janeiro, aos 89 anos, o SescTVexibe o show Estou Falando de Elton Medeiros. Divido em duas partes: O Amanhã nos Encontra sem Pressa O Sol Nascerá, o espetáculo vai ao ar nos dias6/9, sexta, a partir das 8h; e 7/9, sábado, a partir das 16h (Assista também emsesctv.org.br/aovivo).


Estou Falando de Elton Medeiros presta homenagem ao artista considerado um dos melhores ritmistas e melodistas do Brasil, e apresenta clássicos de Medeiros interpretados por Paulinho da Viola, Eduardo Gudin, Demônios da Garôa, Fabiana Cozza, Ná Ozzetti, Hermínio Bello de Carvalho, Carlinhos Vergueiro, Adriana Moreira, Carlos Lyra e por ele próprio. Com direção para TV de Marcelo Amiky, a atração 

Carioca, Elton começou a compor sambas ainda na adolescência para blocos de carnaval. Alguns anos depois já era padrinho da ala de compositores da Escola de Samba Portela. Em sua trajetória, integrou o conjunto A Voz do Morro, nos anos 1960, com o qual gravou os álbunsRoda de Samba – volumes 1 e 2 – e Os Sambistas; e fez parcerias com importantes nomes da música, como Cartola, Nelson Cavaquinho, Zé Ketti e Paulinho da Viola. Este último destaca uma das qualidades do homenageado: o fraseado melódico. “Ele tem isso por intuição, coisa da harmonia, porque ele não toca nenhum instrumento de corda”, diz Paulinho. 

Elton também cultivou amizades duradouras ao longo de sua carreira, dentre elas, com o compositor e produtor musical Eduardo Gudin, que é o responsável pela concepção e direção artística e musical do show exibido pelo SescTV. Gudin garimpou composições de diferentes épocas da carreira de Elton, para o repertório do show. Dentre elas estão o sucesso O Meu Sapato Já Furou, que o sambista compôs com Mauro Duarte; Para Fugir da Saudade, de Paulinho da Viola, um dos seus principais parceiros;Rosa de Ouro, de Elton Medeiros, Paulinho da Viola e Hermínio Bello de Carvalho.

O show foi gravado em 2013, no Sesc Vila Mariana, na capital paulista.

Sobre o SescTV: 
SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

SERVIÇO:

Show: Estou Falando de Elton Medeiros 

O Amanhã nos Encontra sem Pressa - Parte 1
O Sol Nascerá – Parte 2

Dias:  6/9, sexta, a partir das 8h; e 7/9, sábado, a partir das 16h.

Classificação indicativa: Livre 
Direção para TV: Marcelo Amiky
Produção: Media Arts

Para sintonizar o SescTV:
Canal 128, da Oi TV 
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/aovivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv 
E no facebook: https: facebook.com/sesctv

Nenhum comentário: