terça-feira, 27 de agosto de 2019

Documentário faz um tour pelas áreas contaminadas por petróleo na região da Amazônia equatoriana

Dirigido por Raoni Maddalena, o curta-metragem premiado estreia no SescTV, no dia 29/8, quinta, às 22h

Frame/Toxitour.
Confira teaserhttps://youtu.be/2Z-9WBZmsWE 


Ganhador do Prêmio SescTV no IV Pirenópolis Doc 2018, Festival de Documentário Brasileiro, o curta-metragem Toxitour (SP, 2017, 25 min.), dirigido por Raoni Maddalena, percorre áreas contaminadas por petróleo na região Amazônica equatoriana e revela piscinas de dejetos escondidas debaixo da selva. Além disso, expõe o quanto o solo, os rios, as pessoas e os animais que vivem ali são afetados por esses detritos. Inédito no SescTV, o filme será exibido no dia 29/8, quinta, às 22h (Assista também em sesctv.org.br/aovivo).



Em Neuva Loja, capital de Sucumbíos (Equador), que possui cerca de 35 mil habitantes, o guia local Donald Moncayo inicia um “toxitour”, nome dado ao passeio por um estudante em visita à área, e adotado pelo guia. O turismo explora o Lago Agrio, região rica em petróleo, que mede 480 mil hectares e abriga mais de 800 piscinas de resíduos contaminantes. 
 
Moncayo apresenta algumas piscinas construídas sem nenhum revestimento pela petroleira Texaco, nas décadas de 1960 e 1970, para receber a água de formação (produzida naturalmente junto com o petróleo nos poros das rochas), que, de acordo com ele, são altamente tóxicas por conterem metais pesados. 

Uma das escavações mostradas por Moncayo é a Aguarico 4. “Este poço foi perfurado pela Texaco em 1974 e abandonado em 1984”, informa o guia. Ele chama a atenção para a boca do “ladrão” que há em todas as piscinas construídas na época. Ele explica que os tubos têm a função de escoar a água para evitar que o petróleo transborde quando chove muito. “Esses canos ficavam direcionados 100% para os rios”, afirma. 

Com o meio ambiente na região da Amazônia equatoriana sendo contaminado pelas lamas toxicas das piscinas, de 1964 a 1992, muitos animais morreram e as pessoas começaram a ter doenças, como câncer, e problemas de pele e de estômago. Os equatorianos, representados pela União dos Afetados, acusam a empresa Texaco, hoje assumida pela Chevron, de ser responsável por esse dano e corre na justiça uma disputa judicial que já dura mais de 20 anos.  

Sobre o SescTV: 
SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

Serviço:

+ Curtas
Toxitour
Estreia: 29/8, quinta, às 22h
Reapresentações:  31/8, sábado, às 23h30; 1/9, domingo, às 22h30; 2/9, segunda, às 22h; 3/9, terça, às 24h; e 4/9, quarta, às 23h30.
Classificação indicativa: 10 anos
Direção: Raoni Maddalena
Produção: Tabuleiros Filmes

Para sintonizar o SescTV:

Canal 128, da Oi TV 
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/ao vivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv 
E no facebook: https: facebook.com/sesctv

Nenhum comentário: