sábado, 5 de janeiro de 2019

Programação TV.

 
Etty Fraser é homenageada no SescTV
O canal exibe Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona, produção sobre a trajetória desse grupo que a atriz ajudou a fundar. Dias 6 e 9 de janeiro
Etty Fraser. Foto: Divulgação.
Episódio na íntegra disponível no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=5IoiRyw2IU0&t=824s
Fotos: Aqui e aqui
Em tributo a Etty Fraser, importante atriz brasileira, principalmente por seu trabalho no teatro, que morreu em final de dezembro (31/12), aos 87 anos, o SescTV exibe o documentário Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona. A produção narra, nos dias 6/1, domingo, às 23h, e 9/1, quarta, às 20h, a trajetória da companhia por meio de depoimentos de seus fundadores: o encenador José Celso Martinez Corrêa, o ator e dramaturgo Renato Borghi e Etty. Além deles, a história é lembrada pela atriz Miriam Mehler, pelo ator Paschoal da Conceição e pelo arquiteto Edson Elito. O episódio integra o temaParadigmas da série Teatro e Circunstância, dirigida por Amilcar M. Claro, e pode ser assistido também em sesctv.org.br/aovivo e ainda está disponível no YouTube.


O documentário recorda a criação do Teatro Oficina na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, na capital de São Paulo, em 1958, e o primeiro teste de Etty Fraser como atriz, sendo selecionada para atuar na peça A Incubadeira (1959), com texto de Zé Celso, direção de Amir Haddad e montagem do Oficina. “Eu consegui o papel da mãe. Um mês depois estreamos em Santos (Festival Amadorista), no Cine Independência. Eu ganhei o Prêmio de Melhor Atriz, o Zé Celso, o de Melhor Autor e o Amir Haddad, o de Melhor Diretor”, recorda a artista. 
O documentário aborda as dificuldades de montar peças na época da ditadura no Brasil - já que havia diálogos sobre a realidade política e social nas encenações; comenta sobre peças que marcaram a história da companhia - como a clássica O Rei da Vela (1967), de Oswald de Andrade, com direção de Zé Celso -; sobre o exilo, filmando em Portugal, Moçambique, Londres e Paris; e sobre o retorno da trupe ao país.
Sobre o SescTV:
SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

SERVIÇO:
Teatro e Circunstância
Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona
Dia/horário: 6/1, domingo, às 23h, e 9/1, quarta, às 20h
Classificação Indicativa: 14 anos
Direção: Amilcar M. Claro
Produção: Amilcar M. Claro Produções

Para sintonizar o SescTV:
Canal 128, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/aovivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv
E no facebook: https: facebook.com/sesctv

Nenhum comentário: