sábado, 24 de novembro de 2018

Tecnologia avançada na saude.


Incontinência urinária pode gerar constrangimentos
 com um simples espirro ou tossida



Médica curitibana traz tratamento inédito no Sul do Brasil, não -invasivo de alta tecnologia, que pode reverter o problema que atinge 10 milhões de brasileiros, a maioria mulheres.



Muita gente não sabe, mas tem incontinência urinária.  O problema pode se manifestar, por exemplo, ao fazer esforço para tossir, espirrar e rir ou quando a vontade vem de uma maneira tão súbita e forte que não dá tempo nem de chegar ao banheiro. Dados da Sociedade Brasileira de Urologia mostram que a incontinência urinária atinge atualmente 10 milhões de brasileiros, principalmente as pessoas do sexo feminino, e causa desconforto, constrangimento social e mau cheiro, entre outros problemas. 

A ginecologista Camila Prestes explica a incontinência de esforço, aquela provoca por tosse ou espirro, por exemplo, acontece quando a pessoa não tem força muscular pélvica suficiente para reter a urina. Sendo assim, pode ter perda de urina não somente ao espirrar ou tossir, mas também quando ri, levanta algo, sobe escadas, faz atividades físicas, muda de posição ou faz algo que coloca a bexiga sob pressão ou estresse. 

Sintomas

Os sintomas da incontinência urinária de esforço são: liberação involuntária da urina, especialmente ao tossir, espirrar ou rir; e vazamento de uma pequena a moderada quantidade de urina. Já a incontinência urinária de urgência mostra uma frequente e incontrolável, necessidade súbita de urinar e vazamento de uma quantidade de urina moderada a grave. A incontinência urinária por transbordamento apresenta vazamento de uma pequena quantidade de urina e uma sensação de que a bexiga não está vazia; jato urinário fraco; necessidade de se esforçar ao urinar muitas vezes durante à noite; e vazamento de urina durante o sono. Já a incontinência urinária funcional é quando a deficiência física ou intelectual impede a pessoa de perceber a bexiga cheia e ir até o banheiro urinar a tempo. 

Tecnologia avançada

Além de tratamentos com remédios para a incontinência urinária, um procedimento revolucionário e não-invasivo, o Emsella, chegou a Curitiba com exclusividade por meio da ginecologista Camila Prestes. O equipamento consiste numa cadeira, na qual o paciente se senta por 28 minutos e fortalece os músculos do assoalho pélvico. A cadeira emite ondas eletromagnéticas de alta intensidade que trabalham a contração máxima da musculatura do assoalho pélvico, deixando-o mais forte e melhorando a incontinência. Além disso promove a produção de colágeno, melhora também o tônus e estimula a lubrificação da região íntima da mulher. Um estudo sobre a eficácia deste tratamento mostrou satisfação em 95% dos casos e a redução de 75% dos gastos das mulheres com absorventes e fraldas e complicações como dermatites e infecções.

Alimentação

A médica recomenda também estar atenta à alimentação, pois alguns alimentos podem atuar como diuréticos, estimular a bexiga e aumentar seu volume, como álcool, cafeína, chá com cafeína e café, refrigerantes, adoçantes artificiais, xarope de milho, alimentos ricos em especiarias e açúcar ou muitos ácidos e cítricos, grandes doses de vitaminas B ou C, e uso de medicamentos para doenças cardíacas e pressão arterial, além e sedativos e relaxantes musculares.

De acordo com a ginecologista, a incontinência urinária pode ser causada ainda por uma condição médica facilmente tratável, como a infecção do trato urinário, prisão de ventre e estresse emocional. Além disso, Camila explica que a doença também pode ser uma condição persistente causada por problemas, como gravidez e parto, envelhecimento, menopausa, histerectomia (remoção do útero), obstrução do trato urinário e distúrbios neurológicos, como a esclerose múltipla, doença de Parkinson, AVC, tumor cerebral ou uma lesão na coluna vertebral.

Segundo a médica, há também fatores de risco como a idade, raça, obesidade e outras doenças como as neurológicas ou diabetes, que podem aumentar o risco de incontinência.

Sobre Camila Prestes

Formada há 14 anos, a médica ginecologista Camila Prestes dedica seus atendimentos à saúde da mulher, com ênfase na menopausa. Instagram: dracamilaprestes
Consultório: Rua General Mário Tourinho, 1.733, sala 408, Edifício Mai Work, Ecoville, Curitiba

Nenhum comentário: