quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Cine Cult \ Estreá

Série “Rotas da Escravidão” estreia no Brasil, contando a história do tráfico negreiro.
GRAVADO POR NEY MATOGROSSO, POETA SOLANO TRINDADE É DESTAQUE EM EPISÓDIO INÉDITO DE ‘REPÚBLICA DA POESIA’




Desde o século VII e por mais de 1.200 anos, a África foi o principal cenário do tráfico humano mundial. O sistema escravista, implantado no continente africano pelos países europeus, desencadeou a comercialização em massa de seres humanos e resultou em mais de 20 milhões de africanos escravizados ao redor do planeta. A série “Rotas da Escravidão”, que estreia com exclusividade no Brasil no Curta!, revela, ao longo de quatro episódios, os caminhos do comércio de escravos e como a África se tornou o epicentro dessa tragédia socialprimeiro episódio conta 700 anos de história e como as populações subsaarianas se tornaram, ao longo dos séculos, a principal “matéria-prima” do tráfico de escravos. Estreia na Sexta da Sociedade, 19, às 23 h.
Filho de um sapateiro e de uma quituteira, Solano Trindade foi um poeta e ativista político que fez dos versos uma arma contra as injustiças do mundo. O episódio inédito da série exclusiva do Curta! “República da Poesia” traça um perfil de Trindade. Ney Matogrosso, Jorge Mautner e Ruth de Souza estão entre os entrevistados que comentam a trajetória do poeta, um dos fundadores do Congresso Afro-Brasileiro. Um dos poemas mais conhecidos de Trindade, “Tem gente com fome”, foi transformado em música por Ney Matogrosso. Estreia na Quinta do Pensamento, 18, às 20 h.


Segunda da Música – 15/10
22 h 15 - “O Piano que Conversa” (Documentário)
Os encontros do pianista Benjamim Taubkin com diferentes formações e tradições musicais, tanto no Brasil quanto na Coreia do Sul ou na Bolívia. Narrado apenas por sons, o documentário é uma experiência musical sem entrevistas ou depoimentos. Diretores: Caio Jobim e Pablo Francischelli. Duração: 77 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 16 de outubro, terça-feira, às 2 h 15; 17 de outubro, quarta-feira, às 10 h 15; 20 de outubro, sábado, às 9 h 5.
Terça das Artes -  16/10
20h - “Arquitetos” (Série) – Episódio “Jáuregui”
O episódio mostra o impacto da identidade latino-americana nos trabalhos realizados pelo arquiteto Jorge Mario Jáuregui, nascido na Argentina, radicado no Brasil e com projetos que reconfiguram a geografia, a precariedade e a informalidade do Rio de Janeiro. Diretor: Herbert Henning. Duração: 26 min. Classificação: livre. Horários alternativos: 17 de outubro, quarta-feira, à 0h; 18 de outubro, quinta-feira, às 8h; 20 de outubro, sábado, às 21h30.
Quarta de Cinema – 17/10
20h - “A Vida é Curta!” – traz três conteúdos com o tema “cidades líquidas
Aluga-se (Documentário)
Quanto o espaço urbano influi no nosso espaço interior? Como será amar alguém numa cidade que vive apagando sua memória? Na história de Clarice e Antonio, um retrato da verticalização caótica de São Paulo e a percepção do espaço público como uma tradução de nós mesmos. Diretora: Marcela Lordy. Duração: 15 min. Classificação: livre. Horários alternativos: 18 de outubro, quinta-feira, à 0h; 19 de outubro, sexta-feira, às 8h; 20 de outubro, sábado, às 14h.
Ofusca (Ficção)
Quatro pontos de vista, um triângulo amoroso e um carro. Com os atores Fernando Alves Pinto, Petrônio Gontijo e Júlia Feldens no elenco. Diretor: Flávio Frederico. Duração: 12 min. Classificação: livre. Horários alternativos: 18 de outubro, quinta-feira, à 0h20; 19 de outubro, sexta-feira, às 8h20; 20 de outubro, sábado, às 14h20.
A Cidade (Documentário)
Distante de outros centros urbanos, Itapuã (RS) é uma comunidade com hábitos bem característicos. A localidade, que abrigou 1.454 pessoas durante mais de 70 anos de existência, conta hoje com apenas 35 moradores, todos acima de 60 anos. Diretora: Liliana Sulzbach. Duração: 15 min. Classificação: livre. Horários alternativos: 18 de outubro, quinta-feira, à 0h40; 19 de outubro, sexta-feira, às 8h40; 20 de outubro, sábado, às 14h40.
21h20 – “Infância Clandestina” (Ficção)
Juan e sua família retornam à Argentina. Assim como sua mãe, seu pai e seu adorado tio Beto, ele usa outro nome fora de casa. Juan, na escola, se chama Ernesto, conhece Maria e descobre o amor. Baseada em fatos reais, esta é uma história sobre o primeiro amor e o fim de uma infância clandestina. Diretor: Benjamín Avila. Duração: 112 min. Classificação: 14 anos. Horários alternativos: 18 de outubro, quinta-feira, às 1h20; 19 de outubro, sexta-feira, às 9h20; 20 de outubro, sábado, às 22h10.
Quinta do Pensamento - 18/10
20h – “República da Poesia” (Série) – Episódio “Solano Trindade”
Solano Trindade fazia dos seus versos uma arma contra as injustiças do mundo. Recifense do Bairro de São José, filho de um sapateiro e uma quituteira, Francisco Solano Trindade foi poeta, ativista político e artista múltiplo. Diretor: Beto Viana. Duração: 45 min. Classificação: livre. Horários alternativos: 19 de outubro, sexta-feira, à 0h; 21 de outubro, domingo, à 0h.
Sexta da Sociedade - 19/10
23h - “Rotas da Escravidão” (Série) – Episódio “476 - 1375: Além do Deserto”
O primeiro episódio da série conta 700 anos de história e revela como as populações subsaarianas se tornaram, ao longo dos séculos, a principal “matéria-prima” do tráfico de escravos da história. Diretores: Daniel Cattier, Fanny Glissant e Juan Gélas. Duração: 52 min. Classificação: livre. Horários alternativos: 20 de outubro, sábado, às 3h10 e às 12h; 21 de outubro, domingo, à 23h; 22 de outubro, segunda-feira, às 17h.

Sobre o Curta!
Dedicado às artes, à cultura e às humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, o canal pauta a sua programação pelos seguintes temas: música, dança, teatro, artes visuais, arquitetura, metacinema, filosofia, literatura, história política e sociedade.
O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora. Siga o Curta! nas redes sociais: www.facebook.com/CanalCurtahttps://twitter.com/canalcurta e www.youtube.com/user/canalcurta. Saiba mais em http://www.canalcurta.tv.br.













Nenhum comentário: