quinta-feira, 27 de setembro de 2018

2 mil anos de Historia.


Monumento de mais de 5 mil anos ainda é mistério para muitos: conheça Stonehenge
Um dos maiores monumentos do período neolítico do planeta, o sítio arqueológico de Stonehenge atrai milhares de turistas todos os anos, e sua concepção e utilidade ainda permanecem como incógnita para diversos curiosos.
Considerado um patrimônio mundial da humanidade pela Unesco, a construção começou a ser erguida por volta de 3.000 a.C, onde hoje fica a planície de Salisbury, há 137 quilômetros de Londres, na Inglaterra.
Mas para qual a finalidade de Stonehenge? A renomada historiadora social Merry E. Wiesner-Hanks explica no livro História Concisa do Mundo, publicado pela Edipro, que o conhecimento sobre as estações do ano eram muito importante paras os povos que viviam do plantio. Os povos agrícolas começaram a calcular padrões recorrentes do mundo em torno deles e, lentamente, criavam calendários. “As pessoas construíram estruturas circulares com terra que formavam montes ou com pedras enormes chamadas megalitos, para ajuda-los prever os movimentos das estrelas”.  A ideia é de que o monumento tenha sido concebido para que se possa observar com extrema exatidão a ocorrência de datas significativas, como solstícios, equinócios e outros eventos que enunciam as mudanças de estações. 
Outros estudos apontam que a construção de Stonehenge foi feita em três fases distintas, com um período de distância entre elas de 2 mil anos. O monumento esbanja mistérios e carrega uma grande parte da história da sociedade. Algumas de suas pedras chegam a medir 9 metros de altura e a pesarem entre 30 e 50 toneladas. Um dos fatos mais curiosos é de as rochas usadas na construção não existiam na região e, ao que tudo indica, elas foram arrastadas por mais de 200 quilômetros. A construção do monumento é fruto de mais de 30 milhões de horas de trabalho.
Atualmente o monumento é rota certeira no caminho dos turistas. As visitas ao sítio arqueológico podem ser feitas em quaisquer épocas do ano. Mas a data que mais atrai as pessoas é o Solstício de Verão, no qual Stonehenge costuma receber cerca de 20 mil pessoas todos os anos somente na ocasião.

Sinopse:
 A renomada historiadora social e cultural Merry E. Wiesner-Hanks traz uma nova perspectiva à história do mundo, examinando a evolução social e cultural de forma global. Neste livro, conta a história da humanidade como produtora e reprodutora desde o Paleolítico até o presente. Em seus estudos, inclui famílias e grupos familiares, hierarquias sociais e de gênero, sexualidade, raça e etnia, trabalho, religião, consumo e cultura material. Examina também como essas estruturas e atividades mudaram ao longo do tempo por meio de processos locais e interações com outras culturas. Alarga e prolonga a história da humanidade ao destacar os principais desenvolvimentos que definiram períodos específicos, tais como o crescimento das cidades ou a criação de uma rede mundial de comércio, incorporando coletores, agricultores e operários, bem como xamãs, escribas e secretários. Apresenta comparações e generalizações, além de notas às diversidades e particularidades, pois examina as questões sociais e culturais que estão no centro das grandes questões da atual história do mundo.
Ficha técnica - Editora: Edipro - Assunto: História - Preço: R$ 79,00 - ISBN: 9788552100263 - Edição: 1ª edição, 2018 - Tradução: Daniel Moreira Miranda - Idioma: Português - Tamanho: 23x16 cm - Número de páginas: 416

Nenhum comentário: