segunda-feira, 9 de julho de 2018

ULTIMAS DA HORA


Por escolhas mais saudáveis, Anvisa quer mudar regras da rotulagem dos alimentos
 
Alimentos ricos em sódio, açúcares, gorduras saturadas e outros nutrientes críticos à saúde em breve vão ter de trazer essas informações estampadas em seus rótulos em forma de alerta ao consumidor. As mudanças nesse sentido foram sinalizadas pela Agência Nacional de V
igilância Sanitária (Anvisa) e têm como objetivo garantir uma escolha mais informada na hora da compra.


Com o aumento do nível de informação, espera-se que o brasileiro passe a optar por alimentos realmente mais saudáveis e bons para a saúde. “Informação é fundamental para o consumidor. Sem isso, muitas vezes, ele acaba fazendo escolhas que não são adequadas. Quanto mais informação para a população, mais escolhas saudáveis ela poderá fazer”, avalia o endocrinologista fundador do Centro de Diabetes Curitiba e diretor da Unimed Laboratório, Mauro Scharf.


Problemas e soluções

De forma geral, as embalagens dos alimentos no Brasil escondem as tabelas nutricionais e destacam apenas os aspectos positivos do alimento, mascarando os negativos. Além disso, não existe uma padronização em relação às porções usadas como referência e essas, geralmente, não refletem a quantidade consumida.

Esses problemas e os novos modelos de rotulagem sugeridos estão no Relatório Preliminar de Análise de Impacto Regulatório de Rotulagem Nutricional – aprovado no fim de maio pela Anvisa. O documento está aberto ao público na página da agência, que também abriu um processo de consulta pública – espécie de pesquisa sobre o tema, que ajudará na elaboração do texto final da regulamentação e que deve ser encerrado ainda esta semana.

Entre as propostas de mudanças nos rótulos já apresentadas pela Anvisa, a que deverá ter mais impacto visual é a adoção de uma rotulagem nutricional complementar que informe o alto teor de açúcares adicionados, gorduras saturadas ou sódio. A informação deverá vir estampada na frente da embalagem, em modelo a ser definido pela Agência.

A base para o cálculo dos nutrientes também passará a ser padronizada: 100g para sólidos e 100ml para líquidos. Essa padronização das porções facilitará a comparação entre os alimentos e evitará que os nutrientes ruins sejam mascarados. Além disso, a definição do que é alto teor de um nutriente ruim passará a ser a definida pela Anvisa com base nessa porção.

Scharf elogia as propostas, mas ressalta a necessidade de as mudanças virem acompanhadas de uma campanha de educação nutricional para a população. “Eu só posso ver essas propostas de mudanças com bons olhos. Mas é preciso que isso venha acompanhado de uma ampla campanha de educação de esclarecimento que possa atingir o consumidor, diz.

A Anvisa faz a seguinte classificação para nutrientes de baixa qualidade:
- Alto teor de açúcares adicionados:
10g para sólidos
5g para líquidos
- Gorduras saturadas: 
4g para sólidos
2g para líquidos
- Sódio:
400mg para sólidos
200mg para líquidos
*Valores para cada 100g ou 100ml de alimento.
 
Principais modelos de alerta nas embalagens, que estão em discussão: 
 
 

Nenhum comentário: