segunda-feira, 25 de junho de 2018

Reputação online

Reputação online 
Fernando Azevedo lança a campanha de defesa contra trolls chamada #helpmeinternet. 


Campanha #helpmeinternet


Fernando Azevedo, sócio da empresa de Reputação online Silicon Minds, lançou junto com Livia Clozel e Kat Alderman a campanha de defesa contra trolls chamada #helpmeinternet.

Em sua empresa, Fernando defende vítimas de cyberbullying e cyberstalking. O Brasil ainda não entendeu que existem leis na internet com penas e multas. Criação de conta anônima para difamação é crime.


Segundo o advogado criminalista e constitucionalista, Dr. Adib Abduoni, a criação e utilização de um perfil falso com a finalidade de caluniar, difamar, injuriar ou ameaçar alguém, além de representar causa de responsabilização penal pelos crimes em espécie (CP, artigos 138, 139, 140 e 147), também constitui a prática do crime de falsa identidade, previsto no artigo 307 do CP (atribuir-se ou atribuir a terceiro falsa identidade para obter vantagem, em proveito próprio ou alheio, cuja conduta dissimulada é repudiada pela Constituição Federal ao vedar o anonimato como forma de garantir a liberdade de expressão (CF, artigo 5º. IV).


Segundo Fernando, quando um troll faz um assédio em sua conta, você tem controle sobre a postagem, pode bloquear a pessoa e controlar os comentários. Muitos não sabem como fazer este controle e vamos ensiná-los mantendo sempre atualizado nas principais redes. Nossa missão incluir ensinar os passos para se proteger de trolls e controlar sua conta em cada rede social.

O problema, explica Fernando, é quando uma pessoa cria uma conta anônima para assediar uma pessoa. É preciso fazer uma denúncia contra a conta, e chamar os amigos para ajudar a denúncia o que é um processo embaraçoso. As medidas legais são lentas e pode levar semanas para a rede social retirar uma conta de assédio.

"Então, tivemos a idéia de usar o crowdsource para nos ajudar a reportar contas de difamação e calúnia". Quando uma conta for criada para este motivo, você pode postar na sua conta #helpmeinternet a conta xyz está fazendo cyberbullying. Todos que seguem este hashtag, podem visitar a conta, verificar se realmente é uma conta de difamação e calúnia e reportar para a rede social. Assim as pessoas podem rapidamente conseguir milhares de denúncias contra uma conta maliciosa chamando a atenção da rede social.

Duas regras foram criadas para o movimento:

Regra #1)A internet não pode confundir liberdade de expressão com conteúdo de ódio. Somos todos livres para falar enquanto somos gentis e inclusivos. Se as redes de mídia social tiverem problemas para identificar contas abusivas, poderemos ajudá-las a denunciar essas contas.

Regra #2)Quando alguém pede sua ajuda para relatar uma conta usando "#helpmeinternet conta xyz está me intimidando", você se torna o juiz. Você precisa visitar a conta referida, avaliar se o conteúdo é abusivo e denunciá-lo, se for esse o caso. Cuidado para não denunciar a conta da pessoa que está pedindo ajuda!

O objetivo da campanha é proteger as vítimas de trolls na internet e também conscientizar os brasileiros que a criaçãod de contas anônimas na internet para difamação e calúnia é crime.

Fernando Azevedo é autor do livros “Os Segredos de Reputação Online” e “O Negócio sujo das Fake News” . O livro “Como se defender de cyberbullying” que será lançado em breve.

Sobre a Silicon-Minds
A Silicon-Minds busca maneiras efetivas para marcas e pessoas físicas conquistarem uma presença positiva online, por meio de E-Commerce, Seo, Apps e Online Reputation. A empresa de Reputação Online é americana, fundada em 2014 por brasileiros, com sede em Miami e Vale do Silício. A inovação que apresenta ao mercado brasileiro, Reputation, consiste em manter uma reputação online positiva de maneira constante, uma vez que a necessidade em ter uma boa reputação pode aparecer em qualquer momento. Por exemplo: solicitação de faculdade no exterior; abrir uma empresa; preservar e proteger o status social e familiar; participação em concursos públicos ou privados; concorrendo em cargos eletivos ou políticos; networking; novos negócios; obter um empréstimo; captação de recursos; compra de imóvel; e atrair novos clientes.

silicon-minds.com | 415 316 7363

Nenhum comentário: