terça-feira, 19 de junho de 2018

Costa Rica 5 x 0 Brasil



Educação - Costa Rica 1x0 Brasil

Apesar do favoritismo no futebol, Brasil perde de goleada em quesitos fundamentais, como educação, saúde, economia, meio ambiente e segurança
Depois do empate contra a Suíça, começaram os bolões para ver quem acerta o resultado do jogo do Brasil contra a Costa Rica, na próxima sexta-feira (22 de junho). Dentro de campo será difícil derrubar o Brasil de Neymar, Philippe Coutinho e Gabriel Jesus. Mas, fora dos gramados, a Costa Rica está vencendo de goleada.


Educação - Costa Rica 1x0 Brasil
De acordo com a diretora pedagógica da Editora Positivo, Acedriana Vicente, a Costa Rica ganha do Brasil no quesito educação - e isso pode ser explicado pelo próprio investimento dos países na área. Segundo dados do Banco Mundial (2013), o Brasil investe 5,8% do PIB em educação, enquanto a Costa Rica investe 6,87% do PIB. A taxa de analfabetismo também é favorável à Costa Rica, que possui o menor índice da América Central: 3,2% da população acima de 15 anos, segundo o Banco Centroamericano de Integración Económica (BCIE). Enquanto o Brasil ainda tem mais de 8% da população analfabeta (Banco Mundial, 2013). No quesito literacia, a Costa Rica ocupa a 43a posição no ranking mundial, enquanto o Brasil ocupa a 76a posição, atrás inclusive dos vizinhos Paraguai (57a), Argentina (37a) e Uruguai (32a).

Saúde - Costa Rica 2x0 Brasil
Quando os países se enfrentam no campo da saúde, os resultados não ficam melhores para o Brasil. Começando pela expectativa de vidaque, segundo o relatório de Desenvolvimento Humano de 2015, apresenta uma média de 79,4 anos na Costa Rica e apenas 74,5 anos de idade no Brasil. Esse índice é um reflexo da precariedade do país na estrutura de saúde. A Costa Rica está em 36o no ranking mundial da Organização Mundial de Saúde, que coloca o Brasil em 125o. "O Brasil, uma nação de investimento médio, fica entre os últimos colocados em razão dos elevados desembolsos que a população destina para cobrir gastos com saúde", diz o relatório.
Outro fator relevante para a saúde de um país é a qualidade do saneamento básico, outro ponto fraco do Brasil. A Enciclopédia Britannica enfatiza que, no Brasil, “condições sanitárias e habitacionais precárias exacerbam os riscos à saúde”, principalmente entre a população mais pobre. Já sobre a Costa Rica, a Enciclopédia expõe que o país conseguiu praticamente eliminar as doenças mais comuns de climas tropicais, tendo seu sistema de saúde “considerado um modelo para outros países latino-americanos”. De acordo com o relatório de Desenvolvimento Humano de 2015, apenas 83% da população brasileira tem acesso à rede sanitária, enquanto na Costa Rica esse número sobe para 95%.

Segurança - Costa Rica 3x0 Brasil
Dados de 2013 do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) colocam o Brasil no 13o lugar no ranking dos países com maior número de homicídios, com 26,5 mortes intencionais para cada 100 mil habitantes. Neste mesmo ranking, a Costa Rica aparece na 53a posição, com 8,4 homicídios a cada 100 mil habitantes. O Atlas da Violência 2018 do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) mostra dados mais recentes e ainda mais alarmantes do Brasil: o país alcançou, em 2016, a marca histórica de 62.517 mortes intencionais, registrando uma taxa de 30,3 homicídios para cada 100 mil habitantes, superando, pela primeira vez na história, o patamar de 30 mortes intencionais a cada 100 mil habitantes. Segundo o estudo, o indicador corresponde a 30 vezes a taxa de assassinatos da Europa. Por outro lado, há 65 anos, a Costa Rica aboliu as forças armadas e substituiu as bases militares por escolas - e hoje se orgulha de ter mais professores que soldados.

Meio Ambiente - Costa Rica 4x0 Brasil
O Brasil é o segundo país com a maior cobertura vegetal do mundo, ficando atrás apenas da Rússia. Porém, o desmatamento está reduzindo de forma significativa a área verde do território brasileiro. De acordo com o membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza, o pesquisador Carlos Nobre, o desmatamento da Amazônia brasileira está perto de 20% de sua vegetação nos últimos 50 anos - e o limite de 20% a 25% seria o abismo climático irreversível para a manutenção de grande parte da floresta. Além disso, a Mata Atlântica já perdeu aproximadamente 88% da sua cobertura vegetal e hoje é considerada a quinta área mais ameaçada do planeta. Conforme estudos do Ministério do Meio Ambiente, 67% do Cerrado também sofreu modificação e a Caatinga teve sua vegetação reduzida pela metade devido ao desmatamento. São aproximadamente 500 mil hectares devastados por ano.

Enquanto isso, a Costa Rica é o primeiro país tropical em todo o mundo a conseguir reverter o desmatamento. Atualmente, a nação tem mais da metade de seu território coberta por florestas. Em 1983, as áreas remanescentes eram apenas 26% do total. A Costa Rica é o país com maior variedade de flora e fauna de toda a América Central. Apesar de responder por apenas 0,03% do território da superfície da terra, o país reúne, segundo cientistas, 4% de toda a biodiversidade do planeta. A Costa Rica ocupa o quinto lugar do mundo na classificação do Índice de Desempenho Ambiental de 2012 e o primeiro lugar entre os países do continente americano.

Economia - Costa Rica 5x0 Brasil
De acordo com o economista e reitor da Universidade Positivo (UP), José Pio Martins, a renda por habitante da Costa Rica fica entre 25% e 30% superior à do Brasil, o que possibilita aos costa-riquenhos um padrão de vida médio melhor que o padrão brasileiro. "Embora tenha passado por períodos de recessão econômica, nos últimos anos, a Costa Rica tem enfrentado bem a instabilidade mundial e mantido taxas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) acima do Brasil, razão por que a taxa de desemprego lá é menor", explica.
Quando se compara o crescimento econômico, o Brasil está em processo de recuperação. Depois que queda de 7% em 2015 (-3,5%) e 2016 (-3,5%), na maior recessão da história recente do país, o PIB deu sinais de recuperação e cresceu 1,0% em 2017, segundo o IBGE - número insuficiente para repor as perdas da atividade econômica na crise. Enquanto isso, a Costa Rica registrou um crescimento do PIB de 69,5% entre 2013 e 2017, a maior expansão de toda a América Latina, de acordo com a Comissão Econômica Para América Latina (Cepal)."Em matéria de economia e situação social, a Costa Rica é melhor que no futebol, esporte em que fica bem abaixo do padrão técnico dos brasileiros. Mas isso não significa que o Brasil ganhará automaticamente o jogo. É esperar para ver", afirma o economista.

Nenhum comentário: