quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Escultura monumental


Janete Mehl cria escultura monumental para Campo Largo




Monumento em homenagem ao município será inaugurado neste sábado, 23, pela empresa Transportes Coletivo Nossa Senhora da Piedade, autora do projeto
Uma escultura de grandes proporções em formato de coração feita com tambores de freio de ônibus reciclados de diversos tamanhos e criada pela artista visual curitibana Janete Mehl, será inaugurada neste sábado, 23 de setembro, às 10 horas. O monumento está instalado na via expressa de Campo Largo - Rua Ema Taner de Andrade – e é uma homenagem da empresa Transportes Coletivos Nossa Senhora da Piedade ao município, além de ser um marco à sustentabilidade.

A obra, na cor vermelho, está sobre uma estrutura de concreto e totaliza sete metros de altura por quatro metros de largura, pesando 8 toneladas. Cada uma das 80 peças que compõem o monumento tem em média cerca de 40 quilos e foram distribuídas na forma de coração, fixadas entre si com parafusos de aço inox. “O que era lixo, o que era descarte, agora está transformado em arte. A arte só tem valor quando compartilhada”, afirma a artista Janete Mehl.
“Precisamos pensar com coragem o futuro coletivo. Isto não depende de um indivíduo ou de uma comunidade apenas, depende de todos”, defende a empresária Marli Corleto, sócia-proprietária da empresa de ônibus. O monumento integra o projeto Reciclar 2017 da empresa Transportes Coletivo Nossa Senhora da Piedade, de Campo Largo, idealizado pela empresária Marli Coleto, que inclui o reaproveitamento do descarte de objetos de ônibus, o reuso da água pela empresa, a gestão de resíduos sólidos, o controle rigoroso da frota para que a segurança dos clientes e a redução da emissão de gases para o meio ambiente, além do treinamento dos colaboradores e do espaço cultural Maria Joana Corleto. 
O espaço cultural ou Ecogaragem, criado por Marli Corleto em 2009, tem exposição permanente de mais de 40 obras de arte criadas com resíduos sólidos descartáveis de ônibus pela artista plástica Janete Mehl. A mostra abriga desde esculturas de animais feitas com chapas laterais de ônibus biarticulado, esculturas abstratas em espiral de frisos de roda de pneu, um tucano elaborado com capa de rolamento de cardan e braço de espelho retrovisor a totens frontais feitos de filtros de ar de motor B10 com vedação em borracha de ônibus, por exemplo.
Integrando o Projeto Reciclar, a empresa criou ainda o projeto Passageiro do Futuro, em que crianças de escolas municipais visitam a Ecogaragem e aprendem sobre a reciclagem de lixo na redução dos problemas ambientais. “O Passageiro do Futuro auxilia na formação de indivíduos multiplicadores para a comunidade. A exposição se propõe a inspirar e criar visão e sensibilidade nas crianças visitantes”, diz a empresária.
Serviço:
 Inauguração de monumento em homenagem a Campo Largo
 Data: 23 de setembro, às 10 horas
 Local: Via expressa de Campo Largo – Rua Ema Taner de Andrade 

Artista visual Janete Mehl

Nenhum comentário: