terça-feira, 15 de agosto de 2017

D’Olival Azeites e Cia \ Misericórdia, Lisboa

Era uma vez um olival
com árvores de 2 mil anos.
 Colheita de Amor é Cego começará em outubro
 e o azeite estará no mercado em fevereiro 2018


Localizado no Alentejo, olival com apenas 230 árvores produz um dos azeites mais cobiçados de Portugal

O empório D’Olival Azeites e Cia, em Lisboa, foi criado para ter azeites especiais de alta qualidade produzidos por pequenos produtores. E também para contar as histórias que estão por trás destes nomes. Assim começa uma série de matérias sobre os fornecedores da loja.
Uma destas se refere ao azeite Amor É Cego que, inicialmente, chama a atenção pelo nome e pelo desenho do rótulo. E depois surpreende muito o paladar de quem o prova.
O olival de 230 árvores está em Azaruja (Monte da Oliveira Velha), no Alentejo, a 17 km de Évora e a 25 km de Estremoz, com vista privilegiada para o Castelo de Evoramonte e para a Serra D´Ossa.

A quinta, hoje sob a responsabilidade de João Miguel Rosado, foi comprada pelo avô dele há 60 anos. “Amor é Cego é o sentimento que nos move, é a paixão que temos pela nossa terra, na família há três gerações e que, com muito esforço e carinho, temos conservado”.
Ele conta que em 2015 iniciaram o sonho de produzir azeite a partir de um pequeno olival, aproveitando o patrimônio oleico plantado pelo avô há mais de seis décadas.
Na época foram retirados quase todos os Zambujeiros (espécie selvagem de oliveira). Restaram apenas quatro por terem raízes muito profundas e estima-se que uma destas árvores tenha 2 mil anos.
A espécie que os substituíram foi a Galega, típica da região.
Árvores bem tratadas - neste ano a colheita de Amor é Cego começará em outubro e o azeite estará no mercado em fevereiro 2018.
Quem comprou que o use com parcimônia porque todo o estoque da quinta foi vendido (até o fechamento desta matéria, havia no D’olival apenas quatro garrafas).
A produção de alta qualidade resulta em apenas 515 litros por ano de azeite extra virgem Galega. Por isso este azeite é tão cobiçado pelos gourmants.
Os cuidados e a colheita são especiais, sempre respeitando as condições climáticas e de crescimento natural das plantas, que não são regadas, mas produzem pelo método de sequeiro (umidade do solo e chuva), o que resulta em azeitonas com menos água e azeites untuosos e espessos.
Os frutos são colhidos ainda verdes para dar o sabor amargo e picante ao azeite. A colheita é feita por pente elétrico e não com as varas tradicionais, porque estas quebram os galhos menores e prejudicam a colheita do ano seguinte.
Após a colheita, as azeitonas são levadas ao lagar para serem processadas. Repousam por dois meses para sedimentar partes impróprias e para extrair o azeite limpo.
O que resta da decantação é misturado com galhos podados e vira adubo para as próprias plantas.
Reconhecimento - o projeto de Amor é Cego começou ha três anos e, para aumentar a produção, olivais abandonados próximos à sede estão sendo alugados por Rosado.
Este azeite extra virgem é 100% galega, com 0,1 de acidez, extraído a frio, que se revela equilibrado e harmonioso, conservando a matriz da galega: frutado maduro, com notas de tomate e frutos secos e final ligeiramente picante.
Rótulo – o rótulo de Amor é Cego é outro detalhe nesta história.
Foi criado pelo atelier de Rita Rivotti Wine Branding & Design e conquistou o prêmio mais alto, a medalha de platina do Muse Creative Awards (New York), um dos mais prestigiados concursos internacionais para profissionais ligados às artes criativas.
“Recuando às antigas tradições do Alentejo, encontramos esculturas de pequenas e coloridas figuras chamadas ‘Amor é Cego’, vestidas de trajes festivos e ornamentadas com objetos típicos da região que representam a irracionalidade do amor. Também no Alentejo está pequena produção de um olival a cargo de uma família dedicada. No processo de desenvolver uma imagem e conceito, cruzamos com os bonecos Amor é Cego e percebemos como símbolo único, não apenas da região, mas também do amor verdadeiro e dedicado. Relembram-nos que quando algo é feito com amor, os nossos olhos se fecham às adversidades que possam surgir”, define a premiada artista.
D’Olival Azeites e CiaRua Poiais de São Bento, 81
Misericórdia, Lisboa
351 963 374 811
@dolival.azeites



(fotos: estátua 'amor é cego' e o rótulo; oliveira de 2 mil anos)

Nenhum comentário: