domingo, 23 de julho de 2017

AGENDA CULT

Ave Lola realiza oficinas com Andrea Lerner e Antônio Rogério Toscano



Espaço de criação coloca em prática o Centro de Pesquisas Ave Lola para fomentar a formação artística dos profissionais das artes








– A Ave Lola Espaço de Criação realiza em sua sede duas atividades culturais didáticas, como forma de democratizar o saber teatral. Entre 24 a 30 de julho será ministrada a oficina “Um Corpo Pensante” com Andrea Lerner, coreógrafa curitibana radicada em Nova York (EUA), que desenvolve produções e pesquisas constantes na área da dança.

Na mesma semana, em 25 de julho (terça-feira), o dramaturgo e pesquisador de teatro Antônio Rogério Toscano, de São Paulo, realiza um seminário sobre dramaturgia contemporânea e as diferentes formas narrativas que surgem a partir do teatro físico. As inscrições podem ser feitas pelo site www.avelola.net.br.

Ambas as atividades são gratuitas e fazem parte das primeiras ações do Centro de Pesquisa Ave Lola, iniciado em junho deste ano com uma oficina ministrada por Jean Jacques-Lemêtre, músico francês do Théâtre du Soleil. Esta iniciativa nasce com o intuito de fomentar a formação artística de profissionais das artes das mais diversas partes do mundo – a oficina de Jean Jacques recebeu pessoas de Porto Alegre e da Argentina, entre mais de 80 artistas.

Imagem inline 1
Mais duas oficinas estão programadas para este ano. Entre os dias 18 e 23 de setembro, o Centro de Pesquisa Ave Lola receberá o conceituado pesquisador teatral André Mello (graduado pela Gerrit Rietveld Academie de Amsterdam, com 12 anos de trabalhos na Holanda e países próximos), que realizará uma oficina de manipulação de bonecos e objetos cênicos, que também tratará de técnicas de dicção e voz para bonecos. Por fim, a diretora da Companhia Ave Lola, Ana Rosa Tezza, vai ministrar uma oficina de interpretação em dois módulos, com datas a definir.

Um corpo pensante
Com inscrições encerradas e uma grande procura de público, a oficina “Um Corpo Pensante” tem como objetivo preparar o corpo do bailarino por meio do relaxamento de uma musculatura específica, para que o artista execute movimentos com maior amplitude e com o mínimo de esforço. Menos tenso, o corpo se torna responsivo a impulsos diversos, ampliando seu potencial criativo e expressivo.

Com uma carreira internacional reconhecida, Andrea Lerner graduou-se em dança em Curitiba e mudou-se para Nova York em 1989, iniciando suas atividades profissionais na área. Em 1993 fundou com a também coreógrafa curitibana Rosane Chamecki a companhia Chameckilerner, que tem em seu histórico 20 espetáculos, além de filmes e instalações, que conquistaram prêmios internacionais e foram apresentados internacionalmente nos Estados Unidos, Brasil, Canadá, Holanda, França, Áustria, Dinamarca, Finlândia, Romênia, Argentina, Portugal, Venezuela, Costa Rica e Colômbia.

“Estou muito animada em voltar a Curitiba e trabalhar com a Ave Lola e com a comunidade artística da cidade”, afirma Andrea Lerner. “Curitiba foi onde aquele desejo teimoso de ser, não só dançarina mas coreógrafa, começou”, finaliza. A oficina “Um Corpo Pensante” é subsidiada pela Lei Rouanet, como parte do Projeto “Nuon”.

Seminário
No dia 25 de julho às 19h, a sede da Ave Lola Espaço de Criação recebe o dramaturgo e pesquisador de teatro Antônio Rogério Toscano, de São Paulo, para um seminário sobre dramaturgia contemporânea e sua diversidade narrativa. O bate-papo também contará com a presença Andrea Lerner, que compartilhará com os participantes a sua experiência. As inscrições podem ser feitas pelo site www.avelola.net.br.

Antônio Rogério Toscano é professor da Escola de Dramática (EAD/USP), da Escola Livre de Teatro de Santo André (ELT) e do curso de Artes do Corpo da PUC/SP. Já escreveu mais de 30 textos teatrais, sendo premiado com “Os meninos e as Pedras” e “Bielski”. Também trabalha como diretor teatral e compositor.


Serviço

Oficina Um Corpo Pensante, com Andrea Lerner
Data: 24 a 30 de julho (segunda-feira a domingo), das 10h às 13h
Local: Ave Lola Espaço de Criação (Rua Marechal Deodoro, 1227). Inscrições encerradas (35 vagas)
Oficina sem custo para o participante, subsidiada pela Lei Rouanet – Projeto “Nuon”.

Serviço
Seminário de Dramaturgia Contemporânea, com Antônio Rogério Toscano
Data: 25 de julho (terça-feira) às 19h
Local: Ave Lola Espaço de Criação (Rua Marechal Deodoro, 1227)
Entrada franca, com inscrições pelo site www.avelola.net.br


Nenhum comentário: