sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Recital com atores globais homenageia 400 anos de morte de Shakespeare


Globais homenageia 400 anos de morte de Shakespeare na capital do
Estado.
Com atuação de Diogo Vilela e direção de cena do Prof. Walter Lima Torres, “O mundo é um palco” acontece em 5 de novembro, no Teatro da Reitoria da UFPR



Expoente mundial da poesia e dramaturgia inglesas, William Shakespeare (1564-1616) continua a influenciar a contemporaneidade com uma literatura de valor único. Em homenagem aos 400 anos de sua morte, o projeto Shakespeare Brasil, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com a Cultura Inglesa de Curitiba, promove o recital “O mundo é um palco: 400 anos de Shakespeare”, no dia 5 de novembro (sábado), às 19h30, no Teatro da Reitoria da Universidade Federal do Paraná. 

Passagens da obra shakespeariana ganharão vida com as interpretações de Diogo Vilela, Alexandre Barilari, Gustavo Bechara e as artistas paranaenses Rosana Stavis e Guenia Lemos. Para que o espectador compreenda os diálogos e monólogos destacados da obra,  as leituras serão contextualizadas e acompanhadas por piano e três instrumentos de cordas. A curadoria musical é feita pela Prof. Luci Collin e cria uma atmosfera que remete ao conteúdo emocional das peças, preparando os espectadores para cada uma das cenas. Após o recital, os atoresfarão um bate-papo com o público. 

Para o superintendente geral da Cultura Inglesa de Curitiba, André de Ruediger, a oportunidade de apresentar ao público trechos de Shakespeare coincide com a própria missão da escola. “Em Curitiba, somos uma associação sem fins lucrativos que visa difundir não apenas o inglês de qualidade, mas a cultura britânica como um todo. Com o evento, esperamos propagar na comunidade curitibana o interesse sobre a cultura do Reino Unido e Shakespeare, como uma das maiores expressões da literatura e dramaturgia da língua inglesa”, destaca.

Escrito a quatro mãos pela diretora cultural da Cultura Inglesa, Profa. Anna Camati, e pela Profa. Liana Leão, o roteiro contempla tanto ascomédias quanto as tragédias shakespearianas, especialmente as peças OteloHamletMacbethRei LearRomeu e Julieta e Sonho de uma noite de verão“Tivemos a honra de abrir as comemorações dos 400 anos da morte de Shakespeare no Brasil em um evento realizado em março, com a universidade e a embaixada da Grã-Bretanha. Será ainda mais gratificante fechar o ciclo com este espetáculo”, comemora Liana. Ela explica ainda que a proposta do evento é aproximar a comunidade da cultura, criando a tradição de leituras gratuitas, que deve ser perpetuada no próximo ano. 

Para o vice-reitor da universidade, Rogério Mulinari, o projeto de extensão e o site Shakespeare da UFPR, concebido pela Profa. Liana Leãoe pelo Prof. Carlos Rocha, são um orgulho para a instituição. “Eles agregam disseminação cultural de qualidade acadêmica, com capilaridade de comunicação de massa. A apresentação teatral gratuita, com importantes nomes da dramaturgia, é mais uma ação de respeito à cultura e à sociedade brasileira", destaca. 

Diretor da assessoria de comunicação social da universidade e da UFPRTV, o Prof. Carlos Rocha ressalta que o projeto Shakespeare Digital foi idealizado para que o acervo cresça continuamente, com espaço para novas abordagens – hoje, são 24 vídeos com atores como Fernanda Montenegro e Miguel Falabella recitando trechos da obra; 38 com depoimentos de iminentes professores da UFPR e de outras universidades brasileiras e estrangeiras e, ainda, outros 29 de natureza variada, com alunos da UFPR, atores e professores recitando frases de Shakespeare e comentando a obra. “O projeto é referência acadêmica internacional, tendo um projeto afiliado ao Global Shakespeares do MIT e de mérito reconhecido pela Embaixada Britânica em Brasília, com qualidade de produção e disseminação científica e cultural em uma plataforma que garante a convergência midiática”, completa.

Interessados em comparecer ao evento poderão trocar 1 Kg de alimento não perecível por um ingresso. A troca, que beneficiará o Projeto Anjos pela Vida, do Hospital de Clínicas, poderá ser realizada na unidade do centro da Cultura Inglesa. O número de ingressos está sujeito àcapacidade do local.

Serviço “O mundo é um palco: 400 anos de Shakespeare”
Data: 5 de novembro (sábado)
Horário: 19h30
Local: Teatro da reitoria da UFPR (Rua XV de Novembro, 1299 – Centro)
Os ingressos podem ser trocados por 1 kg de alimento não perecível na unidade do centro da Cultura Inglesa (Rua General Carneiro, 777)
Para mais informações sobre o projeto Shakespeare Brasil:

Nenhum comentário: