quinta-feira, 26 de maio de 2016

5 dicas do Passeidireto.com para começar um bom TCC

Confira 5 dicas do Passeidireto.com para começar um bom TCCRede acadêmica apresenta sugestões para não se enrolar na hora de definir tema, orientação e as primeiras metas de bom cronograma de atividades para o trabalho.


O Passeidireto.com, rede acadêmica com 6 milhões de usuários que busca conectar universitários e seus conhecimentos, preparou uma lista com cinco dicas para ajudar quem está começando o seu trabalho final na faculdade, o tão famoso TCC - Trabalho de Conclusão de Curso - ou até para quem ainda está atrasado e passando por problemas com a escolha do tema, suas inúmeras possibilidades de campos de estudos e definições de prioridades.Após o trajeto percorrido durante os quatro ou até cinco anos de um curso universitário, trotes feitos e recebidos, cervejadas, muitas provas e trabalhos, todos os alunos passam pelo misto da ansiedade em se formar e o nervosismo de um trabalho complexo pela frente. Também conhecido como TGI - Trabalho de Graduação Interdiplinar, projeto experimental ou apenas monografia. É possível, sim, encarar essa fase de uma maneira bem menos assustadora e complexa com uma boa preparação e tomando alguns cuidados prévios antes de dar o pontapé inicial.“Por onde começar? O que é mais importante? Tenho um bom tema? Vai dar tempo? São inúmeros os questionamentos internos dos alunos durante essa fase, que é bem representativa e marca a passagem entre o término da faculdade e o início de uma longa carreira profissional. Selecionamos alguns dos principais pontos com dicas para enfrentar esse processo de maneira saudável e inteligente”, explica Daiane Dias, Coordenadora de Relacionamento com o Cliente do Passeidireto.com.Vamos às dicas:

 
ü  A escolha do tema familiar: Muita gente, já nos primeiros dias de aula, tem em mente o que gostaria de trabalhar em seu TCC, outros apenas um tema na cabeça, mas o comum é quem não faz ideia de qual temática abordar. Independente de qual estágio o aluno se encontra, o principal é fazer algo com que se tenha grande afinidade, uma parte que irá impactar diretamente na produtividade final. Após a escolha, um bom conselho é explicar o seu tema para alguém, tanto da própria área de formação, quanto de fora, para ver as reações positivas, negativas e ainda ter algumas noções dos primeiros questionamentos que irá receber.
 
ü  Companheiros e orientação: O orientador deve ser escolhido com muito critério, afinal é quem irá guiar o caminho até as últimas versões do estudo. A mesma regra de unir afinidade e produtividade deve servir para a escolha dos companheiros, no caso da necessidade de ser um trabalho em grupo. Também é preciso ter em mente que não é nenhum crime trocar a orientação no meio do caminho, não é algo legal, mas melhor do que manter uma relação que não tem funcionado. 
ü  Foco: Escolhido o tema, agora é hora de ter foco para não sair dele. Antes mesmo de fazer a pesquisa, prepare um arquivo sobre os tópicos que quer abordar e use-o como base em seu projeto. 
 
ü  A pesquisa: É preciso, primeiramente, encontrar objetivos e a melhor metodologia para seguir. Para isso, é preciso pesquisar e selecionar as principais referências que serão o eixo da pesquisa. O anteprojeto é a melhor maneira de testar o tema e sentir se está em um caminho viável. Esse início pode mostrar, por exemplo, que uma ideia não é tão boa quanto pareceu ser, ou que irá dar um trabalho ainda maior do que imaginado. Sendo assim, é melhor descobrir enquanto ainda há tempo para mudanças.
 
ü  Planejamento/cronograma: A melhor forma de se preparar e não ficar completamente atolado de trabalho do fim do semestre é planejar um bom e detalhado cronograma, com metas subdivididas em semanas e meses, por exemplo. É preciso entender que um cronograma não é nenhuma prisão e os prazos podem (e devem) ser revistos sempre, pois é natural que de vez em quando seja preciso reorganizar o tempo e as prioridades.

 
Sobre o Passeidireto.com
Passeidireto.com é uma rede acadêmica para universitários, que tem como missão conectar alunos e seus conhecimentos. Desde 2012 no ar, o Passeidireto.com já concentra mais de um milhão de materiais de estudo em todas as disciplinas, de todas as universidades do Brasil, e recebeu cerca de 50 milhões de visitas no ano passado. Por meio da rede, os estudantes podem tirar dúvidas, compartilhar materiais de estudo e trocar mensagens.
 
 
 
 
 

Nenhum comentário: