sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Oscar 2016 \ livros

Cinco livros que inspiraram filmes indicados ao Oscar 2016 nas livrarias do Shopping Curitiba

Conheça as obras literárias que deram origem aos longas “O Regresso”, “Carol”, “Garota Dinamarquesa”,“Quarto” e “Ponte de Espiões”


Dos livros direto para Hollywood. Receita de sucesso na história do cinema, filmes com roteiros inspirados em obras da literatura estão entre os favoritos da lista de indicados do Oscar 2016, que será realizado no próximo domingo (28/02). As Livrarias Curitiba e Cultura do Shopping Curitiba têm à venda os romances, as biografias e os dramas inspirados em fatos reais que deram origem aos longas “O Regresso”, “Carol”, a “A Garota Dinamarquesa”, “Quarto”, e “Ponte de Espiões”.

“O Regresso” é o destaque desta 88ª edição do Oscar, com 12 indicações, entre elas a de melhor filme, diretor, ator (Leonardo DiCaprio), ator coadjuvante (Tom Hardy), fotografia, montagem, desenho de produção, figurino, maquiagem, mixagem de som, edição de som e efeitos visuais. O filme foi baseado em partes do livro de Michael Punke inspirado em fatos reais, que conta a história de Hugh Glass, um caçador gravemente ferido pelo ataque de um urso e é abandonado por seus companheiros sem chances de sobreviver. A obra é da editora Intrínseca.

O longa “Carol” tem o roteiro adaptado no livro lançado originalmente em 1952 com o título “The Price of Salt”. A obra da escritora Patricia Highsmith aborda uma relação amorosa entre mulheres. O longa está entre os indicados em seis categorias: roteiro adaptado, melhor atriz, melhor atriz coadjuvante, fotografia, figurino e trilha sonora. A nova edição do romance é da editora L&PM.

O filme “A Garota Dinamarquesa” é baseado no livro homônimo de ficção de David Ebershoff, que se inspirou na história de Lili Elbe, a primeira mulher transexual a realizar o procedimento cirúrgico de mudança de sexo. O livro é da editora Fabrica 231. No Oscar, o longa está indicado em quatro categorias: melhor ator (Redmayne), atriz coadjuvante (Alicia Vikander), figurino e direção de arte. 34,50 cultura

A própria autora de “O Quarto de Jack”, Emma Donoghue – eleito Melhor Livro do Ano pelo The New York Times em 2010 – escreveu o roteiro do filme “Quarto”, que concorre ao Oscar na categoria roteiro adaptado, melhor filme, direção e melhor atriz. A história é baseada no drama do pequeno Jack, de cinco anos, que passou a vida toda trancado em um quarto com sua mãe. Para o menino, o mundo inteiro se resume àquele cômodo, na verdade, o cativeiro onde o velho Nick os mantêm presos há sete anos. O romance é da editora Verus.

O longa metragem “Ponte dos Espiões” baseia-se em uma história verídica envolvendo uma troca de espiões prisioneiros dos EUA e a URSS, no período da Guerra Fria. A operação de troca de reféns foi organizada pelo advogado James B. Donavan que, além de ser o autor do livro intitulado “Uma Ponte Entre Espiões” (editora Record), também protagoniza o filme. Com direção de Steven Spielberg, o roteiro do longa também foi construído com base em memórias de Donavan e pesquisas históricas. Está entre os indicados nas categorias de melhor roteiro original, melhor filme, ator coadjuvante (Mark Rylance), trilha sonora, direção de arte e mixagem de som.

Serviço
O que: Livros que inspiraram filmes indicados ao Oscar;
Quanto: consultar preços e disponibilidade em cada livraria.
À venda: Livrarias Curitiba (piso L1) – 41 3330 5181; Livraria Cultura (piso L3) – 41 3941 0292;
Shopping Curitiba
Av. Brigadeiro Franco, 2.300
Curitiba (PR)
(41) 3026-1000 | www.shoppingcuritiba.com.br

Nenhum comentário: