quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Show


Centro Cultural Teatro Guaíra

Alexandre Brasolim rege
Orquestra Sinfônica do Paraná

Concerto será no dia 25 de outubro, às 10h30. No programa, sem intervalo, obras de Alexandre Borodin e Tchaikovsky

A Orquestra Sinfônica do Paraná se apresentará no dia 25 de outubro, às 10h30, no auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guarirão), sob a regência do maestro Alexandre Brasolim, que também é integrante da OSP.
O concerto, sem intervalo, terá a abertura de O Príncipe Igor, de Alexandre Borodin, e Sinfonia Nº3 em ré maior, Op. 29, “Polonesa”, de Tchaikovsky,
O concerto tem o apoio da Lei de Incentivo à Cultura e Habitec. Patrocínio Copel. Realização Centro Cultural Teatro Guaíra, Governo do Paraná, Ministério da Cultura, Governo Federal e MMS Produções Artísticas Ltda.

Maestro - O regente Alexandre Brasolim é natural de São Paulo e pertence a uma família de músicos: o bisavô foi tenor do coro da ópera do Teatro Alla Scalla de Milão, o avô violinista, o pai saxofonista, a mãe e a irmã coralistas, além de tios e primos tocarem instrumentos musicais. Cresceu num ambiente musical, formando sua cultura de música de forma bastante eclética. Aos 10 anos iniciou os estudos em composição, regência, arranjo e orquestração com o professor Azor Massambani, com quem estudou durante 12 anos.
Em 1993 mudou-se para Curitiba e ingressou na Orquestra Sinfônica do Paraná. A música sacra também ocupa importante lugar na carreira de Brasolim. Atualmente é concertino da Orquestra Sinfônica do Paraná, professor em seminários e oficinas de música sacra por todo o Brasil e maestro e arranjador da Orquestra Filarmônica da Universidade Positivo de Curitiba.

Compositores e obras
O compositor Alexandre Borodin (1833-1887) nasceu em São Petersburgo em 11 de novembro. Filho de um príncipe caucasiano e de uma russa, desde a infância manifestou aptidão para a música, em especial pelos instrumentos piano, flauta, violoncelo, e para a química. Borodin é o último integrante do importante Grupo dos cinco (Mussorgsky, César Cui, Rimsky-Korsakov, Balakirev e Borodin).
A ópera O Príncipe Igor é inspirada em uma peça de Vladimir Stanov, que, por sua vez, se baseou no poema medieval russo ‘A Epopéia do Exército de Igor’, e narra a história de Igor Sviatoslavitch, príncipe de Seversk, que declara guerra contra as tribos tártaras do ramo polovetzy, acampadas em território russo, sob o comando do Khan Kontchak. A ópera ficou 16 anos nas mãos de Borodin, mas com a morte prematura do compositor,  ela foi terminada por Korsakov e Glazunov e teve estreia em 1890, em São Petersburgo.
Piotr Ilyich Tchaikovsky nasceu em Votkinsk em 7 de maio de 1840 e morreu em São Petersburgo em 18 de novembro 1893. Aos cinco anos aprendeu a tocar piano, mas só aos 20 anos, após ter cursado Direito, passou a estudar no Conservatório de São Petersburgo, onde teve aulas com Rubinstein e Zaremba.
Escrita entre junho e agosto de 1875, a Sinfonia Nº3 em ré maior, Op. 29, “Polonesa”
teve estreia em 7 de novembro do mesmo ano, em Moscou, sob regência de Nikolai Rubinstein. Ela possui a particularidade de ter cinco movimentos, individualizados, que fazem com que a sinfonia tenha um espírito de suíte. É possível afirmar que a Sinfonia n° 3 é uma obra que atesta as pesquisas típicas de uma fase de transição do compositor, já que depois dela Tchaikovsky entra em seu período de maturidade.

Serviço
Alexandre Brasolim rege Orquestra Sinfônica do Paraná
Dia 25 de outubro às 10h30
Ingressos: R$20,00 e R$10,00

Auditório Bento Munhoz da rocha Netto (Guairão)
Praça Santos Andrade, s/n
Curitiba / Paraná

((fotos Fernanda Castro))

Nenhum comentário: