sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Contemporaneidade \ Catedral de Curitiba

Catedral de Curitiba recebe exposição artística pela primeira vez durante a Bienal Internacional de Curitiba

Obra do artista americano Bill Viola ficará exposta durante outubro e novembro\
Bienal Internacional de Curitiba


Curitiba– A relação da arte com o sagrado atravessa os séculos e as mais variadas culturas. Seja nas esculturas de mármore, pinturas ou nas artes cênicas, a religiosidade tem uma relação intrínseca com a arte. Com o tema Luz do Mundo, a Bienal Internacional de Curitiba 2015 levará pela primeira vez uma exposição de arte para dentro da Catedral de Curitiba. A obra consiste em uma vídeoarte do artista americano Bill Viola que ficará exposta de 3 de outubro a 6 de dezembro.
A participação de Bill Viola na Bienal Internacional de Curitiba em 2015 é uma escolha pontual, pois suas obras são repletas de luz como elemento visual e remetem também à luz como metáfora da ressurreição”, explica a curadora Tereza de Arruda. A obra Três Mulheresproduzida em 2008 mostra três protagonistas femininas surgindo da escuridão e tornando presente paulatinamente ao espectador. Elas cruzam uma camada de luz acompanhada de uma parede de água a escorrer e delimitar o espaço compartilhado pelas mesmas. Água e Luz são aqui dois elementos de forte simbologia do ciclo de vida como a água da placenta e a luz a caminho da ressurreição.
Sobre Bill Viola
Nascido em 1951 em Nova York nos Estados Unidos, Viola é reconhecido internacionalmente como um dos grandes expoentes na produção de vídeos de arte, seguimento no qual atua há 40 anos. Sua obra abrangente foca nas experiências do universo humano – nascimento, morte e ressurreição – baseado tanto em preceitos da cultura ocidental quanto oriental. O artista já expôs em diversos países, tendo passado pela National Gallery de Londres, Guggenhein de Berlin e MoMA de New York, além de grandes eventos como a Bienal de Veneza.
 
Sobre a Bienal
A Bienal Internacional de Curitiba completa 22 anos em 2015 e se consolida como um dos eventos mais importantes do circuito mundial. Nesta edição, a Bienal prioriza a arte que vai para as ruas, com ações que não se restringem aos museus, centros culturais e galerias, mas que ganham o espaço urbano. Tem curadoria geral do crítico de arte Teixeira Coelho e acontece na capital paranaense entre os dias 3 de outubro e 6 de dezembro com obras de artistas dos cinco continentes em mais de 100 espaços da cidade. Toda a programação é gratuita, exceto pelas exposições no Museu Oscar Niemeyer que segue as tarifas do museu (R$ 9 e R$4,50).

Publicações
Com o início do evento, o guia com a programação da Bienal será distribuído nos espaços expositivos e em diversos pontos da cidade. O site oficial também incluirá toda a programação e as informações gerais. Os catálogos da Bienal Internacional de Curitiba e do Festival de Cinema contêm informações detalhadas de todos os artistas e obras e poderão ser adquiridos a partir de outubro. O guia e o catálogo da Bienal são editados pela Arte e Letra.

Patrocínio
O Ministério da Cultura apresenta a Bienal Internacional de Curitiba 2015, realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (Lei Rouanet). Esta edição também conta com o patrocínio master da UEG Araucária e patrocínio do BNDES, Petrobras, Sanepar, Scania e BRDE. Tem copatrocínio da Barigui Financeira, Sesi FIEP, Monreal Construtora e Pátio Batel. Tem o apoio da APAP-PR e o apoio internacional da Fundação Japão, Consulado Geral do Japão, Embaixada da Argentina, Consulado da Argentina, Instituto Goethe, Prefeitura de Columbus, Prefeitura de Cracóvia, Embaixada da Itália, Consulado Geral da Itália, Instituto Italiano de Cultura, Centro Cultural Coreano no Brasil e Consulado Geral da República da Coréia, Embaixada do México e Embaixada da Suécia.

Promoção
A Bienal é uma promoção da RPC TV e do jornal Gazeta do Povo.
 
Serviço
Exposição de Bill Viola na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais
Bienal Internacional de Curitiba 2015
Data: 3 de outubro a 6 de dezembroLocal: Praça Tiradentes/Curitiba − PRRedes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e YoutubeInformações:www.bienaldecuritiba.org

Atendimento à imprensa
Dani Brito Bureau de Comunicação
Gabriel Castro I gabriel@danibrito.com.br I (41) 8777-7007
Dani Brito I danibrito@danibrito.com.br I (41) 9951-9083
 

Nenhum comentário: