sexta-feira, 17 de julho de 2015

Noticias

            
Noticias 







 A leitura como ponto de partida -
            José Castello e Paulo Venturelli no Litercultura
           
 Um livro resulta de experiências, desde as reais contadas com a maior fidelidade possível ou aquelas transformadas em ficção pelo recorte de seus autores; também pode ser fruto de pesquisas, memórias, entrevistas e demais recursos, entre eles a própria experiência da leitura. Esse é o tema da conversa de José Castello e Paulo Venturelli no terceiro capítulo do festival literário Litercultura, em mesa no sábado 29 de agosto.
            José Castello nasceu na capital do Rio de Janeiro em 1951, e radicou-se curitibano em 1994. Foi editor do suplemento Ideias & Livros no Jornal do Brasil. É considerado crítico literário, título que recusa pois afirma partir de leituras pessoais para escrever suas colunas n’O Globo, na seção Literatura na Poltrona. Entre sua produção, estão O Inventário das Sombras (Record ,1999), seleta de perfis e entrevistas com escritores, e o
romance Ribamar (Bertrand, 2010), premiado no Jabuti em 2011.
            Natural de Brusque, Paulo Venturelli mora em Curitiba desde 1974. Doutor em Letras, leciona Literatura Brasileira na UFPR desde 1990, e estreou na literatura com a coletânea de poesias Asilo de Surdos em 1976. Recebeu em 1996 o prêmio da Fundação Cultural de Santa Catarina pela obra A Arte de ser Menino, e em 2012 seu Visita à Baleia foi considerado o melhor livro do ano pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Além da carreira escrita, Venturelli teve atividades no teatro, na direção e na adaptação de obras para o palco.
         O terceiro capítulo do festival literário Litercultura será de 28 a 30 de agosto na Sociedade Garibaldi, e sua ampla programação contém mesas com autores ligados a Literatura, a história e ao cinema, além de apresentação musical. Os ingressos gratuitos podem ser retirados entre 15 e 27 de agosto no Memorial de Curitiba, de terça a sexta das 13h às 18h e sábados e domingos das 11h às 15h, limitados a um par por sessão.

___________________________________________________________


BAZAR MODA DO BEM RECEBEU MAIS DE 3 MIL PESSOAS
A terceira edição do Bazar reuniu mais de 50 lojas conceituadas e arrecadou cerca de três toneladas de alimento em dois dias de evento.


O Bazar Moda do Bem aconteceu neste último fim de semana no Buffet Du Batel em Curitiba. O evento que combinou moda, música e solidariedade foi um sucesso. A terceira edição do bazar reuniu cerca de três mil pessoas nos dois dias de evento e chegou a arrecadar mais de três toneladas de alimento para doação ao Instituto SEJA.
Com mais de 50 lojas participantes, os consumidores encontraram roupas, calçados e acessórios de marcas conceituadas com descontos de até 70%, além de atrações como talk show com blogueiras e produtores de moda e pocket show com artistas locais, como a cantora e youtuber Sofia Oliveira.


Serviço:
3ª edição do Bazar Moda do Bem Curitiba
facebook.com/bazarmodadobem


Espaço abre portas à festa julina organizada pelo Cena Hum Acadêmia de Artes Cênicas, no próximo sábado
 
Clima de Festa Junina continua na Vila Zanardini
Ainda dá tempo de vestir-se a caráter e comer delícias típicas ao redor da fogueira, como arroz doce, caldinho de feijão e pinhão. A tradicional festa junina do Cena Hum Academia de Artes Cênicas acontece sábado (18), das 15 às 21 horas na Vila Zanardini, um grande espaço verde em pleno bairro Mercês. Os ingressos, à venda na secretaria do Cena Hum, custam R$ 45 e incluem mais de 20 opções de comes e bebes. Para além da comilança, a festa contará com torneio de touro mecânico, concurso de Sinhozinho e Sinhazinha, bingo, entre outras brincadeiras, tudo regado a muito quentão e música. Crianças com até 12 anos pagam meia entrada, e menores de 5 anos não pagam. A festa é uma oportunidade para aproveitar o sábado, o frio, a família, o espaço, e saciar de vez a vontade de dançar quadrilha e vestir o chapéu de palha. Segura peão! Endereço: Rua Mamoré, 188, Mercês, Curitiba
Telefone: (41) 3029-4134 / (41) 9758-9460
Facebook.com/vilazanardini

Ingressos: Cena Hum Academia de Artes Cênicas
Endereço: Rua Senador Xavier da Silva, 166, São Francisco, Curitiba
Telefone: (41) 3333-0975 / (41) 3016-0975

_____________________________________________________________________
 
Ação Caça aos Bichos da LEGO® traz ao Pátio Batel esculturas de animais feitos com bloquinhos

LEGO® promove, em Curitiba (PR), campanha divertida nos corredores do shopping para crianças, que serão recompensadas com um brinde pela participação.

Julho, 2015 – As crianças de 5 a 12 anos que visitarem o Pátio Batel, em Curitiba (PR), de 20 de julho a 8 de agosto, poderão participar da ação “Caça aos Bichos”, promovida pela LEGO®.

Em uma brincadeira divertida, elas vão procurar os bichos feitos com blocos de montar, que estarão expostos em diversos pontos do shopping. Ao achar o bicho, a criança deve tirar uma foto com o celular ou tablet e, depois de fotografar todos os animais, devem mostrar as imagens na LEGO Store, localizada no 2º piso, para ganhar uma recompensa.

Para as meninas, o brinde será um item da linha Friends e, para os meninos, da linha Chima. Para que a criança receba a recompensa, os pais ou responsáveis devem preencher o cadastro com CPF. A distribuição é limitada à quantidade de brindes e está sujeita ao término do estoque.


ANOTE: Ação Caça aos Bichos LEGO®
Local: Pátio Batel, em Curitiba (PR)          
Endereço: Avenida do Batel, 1.868 - Batel
Data: 20/7 a 8/8
Horário: de 2ª a sábado, das 10h às 22h; aos domingos e feriados, das 14h às 20h
Entrega dos brindes: na LEGO Store (2º piso)


Sobre o Grupo LEGO
O Grupo LEGO é uma empresa privada com sede em Billund, na Dinamarca. A empresa é de propriedade da família Kirk Kristiansen, que fundou o Grupo em 1932, e atua no desenvolvimento das crianças por meio das brincadeiras e aprendizado. Com base nos mundialmente famosos bloquinhos de LEGO®, a empresa fornece brinquedos, experiências e materiais de ensino para crianças em mais de 130 países.

Conheça o site da LEGO Brasil: www.legobrasil.com.br.

___________________________________________________________________
Centro Marista de Defesa da Infância participará do III Congresso Nacional de Educação Católica
Campanha Defenda-se e o projeto Brincadiquê? serão apresentados durante o congresso na Feira de Produtos e Serviços voltados à Educação

De 15 a 18 de julho, o Centro Marista de Defesa da Infância, da Rede Marista de Solidariedade, estará presente no III Congresso Nacional de Educação Católica, realizado pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC).

O evento será realizado na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em Curitiba, e tem como tema “Mística, Conhecimento e Competências – Desafios e Oportunidades para a Educação Católica nas Culturas Contemporâneas”. O objetivo é discutir os grandes desafios da educação católica no momento atual da sociedade brasileira, de maneira a reforçar a identidade confessional, a qualidade técnica e o estímulo à criatividade na formação das futuras gerações.

Durante o congresso, serão realizados fóruns de discussão temáticos, apresentação de cases, oficinas, sessões de comunicações científicas e apresentações de pôsteres, que poderão ser oferecidos por qualquer profissional de ensino ou estudante. Haverá também espaço para expositores na Feira de Produtos e Serviços voltados à Educação, e o Centro Marista de Defesa da Infância terá um estande para expor a Campanha Defenda-se e o projeto Brincadiquê? Pelo Direito ao Brincar, com distribuição de informativos e exibição dos vídeos da campanha.

“O Centro de Defesa estará presente nos quatro dias do Congresso apresentando projetos relevantes que dialogam com os desafios atuais da educação. A Campanha Defenda-se está alinhada às políticas nacionais de enfrentamento à violência sexual e, por meio de vídeos educativos e de linguagem amigável, reúne elementos importantes que podem contribuir na mediação do diálogo sobre o tema entre educadores e educandos. Já o projeto Brincadiquê? Pelo Direito ao Brincar apresenta uma metodologia de fortalecimento do direito ao brincar, por meio da formação continuada de educadores, gestores e agentes do Sistema de Garantia de Direitos”, explica o coordenador da Campanha Defenda-se, Vinícius Gallon.

O congresso é destinado aos gestores acadêmicos das Instituições de Ensino, gestores administrativos, professores, pesquisadores e alunos de pós-graduação, graduação e educação básica.  Outras informações acesse http://anec.org.br/congresso.

Brincadiquê? Pelo Direito ao Brincar 
O projeto Brincadiquê? Pelo Direito ao Brincar visa formar educadores e diferentes agentes do Sistema de Garantia de Direitos de todo o território nacional sobre o fortalecimento do direito ao brincar na infância, em escolas, ONGs, ruas, parques e demais espaços onde as crianças convivem.  O site do projeto é www.brincadique.com.br

Campanha Defenda-se
A campanha “Defenda-se” contribui com as políticas de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, especialmente no campo da prevenção, ao promover a autoproteção de meninos e meninas contra o abuso e a exploração sexual por meio de vídeos educativos de versão amigável. Os vídeos ilustram situações cotidianas em que a criança pode se defender, seja relatando a violência para alguém de confiança ou fazendo a denúncia diretamente para o Disque 100, que recebe e encaminha denúncias de violações de direitos humanos. A Campanha Defenda-se foi reconhecida pela 5ª edição do Prêmio Neide Castanha 2015 na categoria Protagonismo de Crianças e Adolescentes. Todos os vídeos da campanha podem ser acessados em: www.defenda-se.com.
______________________________________________________________________
Editora Positivo realiza formação continuada exclusiva para docentes de Curitiba

Colégio Positivo Jardim Ambiental, de Curitiba, recebe na segunda-feira, 20 de julho, o Sala de Aula em Foco, um programa de oficinas que abrange as áreas de conhecimento destinados a docentes de escolas conveniadas ao Sistema Positivo de Ensino (SPE). Durante a oficina, temáticas atuais associadas aos livros didáticos integrados e ao Portal Positivo, são debatidos entre os presentes. Para os professores do Ensino Fundamental I são oferecidas quatro oficinas específicas para cada ano de ensino (do 1º ao 5º ano), sendo que do 2º ao 5º ano são analisadas as especificidades do trabalho com a turma nos temas sobre letramento digital, lição de casa, livro digital e aprendizagem cooperativa. Do 6º ao ensino médio também são ofertadas quatro oficinas, com temáticas afins a cada área.

O Sala de Aula em Foco compõe o Encontro de Profissionais da Educação 2015 que é um programa de cursos do SPE. Nele também acontece o Diálogos on-line (EAD, webconferências e videocursos) e a Escola em Movimento, um programa formativo destinado especialmente aos mantenedores, diretores e coordenadores das escolas.

SOBRE A EDITORA POSITIVO

Fundada em 1979, a Editora Positivo é especializada no segmento educacional e desenvolve livros didáticos, literatura infantil e juvenil, sistemas de ensino e dicionários, com destaque para o Aurélio, o mais importante dicionário da língua portuguesa. A Editora Positivo está presente em milhares de escolas particulares e públicas do Brasil e do Japão com os seus sistemas de ensino, livros didáticos e soluções educacionais. Na base de produção conta com um centro de pesquisas próprio no qual centenas de especialistas, das mais variadas áreas do conhecimento, prestam suporte e respaldo intelectual ao desenvolvimento das obras e novos produtos.

_______________________________________________________________________


PRODUTOS DA LA TABLE CUISINE GOURMET SÃO DESTAQUE NO EMPÓRIO MEDITERRANEO CRYSTAL
Prontos para levar para casa, linha inclui molhos, caldas, doces e ultracongelados

O Empório Mediterraneo Crystal é um lugar especialmente dedicado aos amantes da gastronomia. O espaço faz parte do Restaurante Mediterraneo Crystal, no Piso L2 do Shopping Crystal, e conta com produtos e delicatessens selecionados. Também tem uma linha completa assinada e desenvolvida pela chef Daniela Prosdócimo Caldeira. São molhos, caldas, doces e ultracongelados da La Table Cuisine Gourmet que fazem o maior sucesso nas mesas dos apreciadores da boa culinária.

Os produtos trazem praticidade e estão prontos para o uso imediato. Entre os molhos resfriados estão os pestos de azeitona e manjericão e os chutney de tomate e manga com damasco. As caldas doces de chocolate, fava de baunilha, frutas vermelhas, fudge de chocolate e doces de ovos garantem a finalização perfeita de várias sobremesas.

Os ultracongelados gourmet da linha La Table Cuisine Gourmet tem opções a base de carnes vermelhas, aves e frutos do mar. As porções são generosas e servem de duas a quatro pessoas. Entre os destaques estão: Vitela Confitada ao Molho de Ervas, Barreado Especial, Frango Thay, Camarão ao Molho de Champagne, Gnocchi de Batata Salsa, Empadinha Crocante de Frango com Curry e Passas e os molhos de Champignon e Tomates Rústico.

O espaço oferece ainda doces e tortas da La Table Douce prontas para serem levadas para casa e servidas.

Serviço:
Shopping Crystal
Empório Mediterraneo Crystal – Shopping Crystal – Piso L2 - 41 3076-3639
Rua Comendador Araújo, 731 – Batel
Telefone: 41 3883-3000
WhatsApp: (41) 9218-3883
facebook.com/shoppingcrystal
@shoppingcrystal
shoppingcrystal.com.br

Nenhum comentário: