quarta-feira, 26 de novembro de 2025

Literatura Atual.

 

 O Projeto CUCA - Clube de Pequenos Leitores da Colorida intensifica suas ações na capital Paranaense. 


Editora Arpillera lança Coleção Agulhinha, seus primeiros títulos infantis, unindo literatura, arte e afeto em Savador.


Escritora Cléo Busatto apresenta em "Intervalos" uma coletânea de micro e minicontos na Amazon




👇




Salvador .




Editora Arpillera lança Coleção Agulhinha, seus primeiros títulos infantis, unindo literatura, arte e afeto.


Com obras das escritoras baianas Márcia Mendes, Ana Paula Mira e Jacqueline Meire, a coleção celebra a memória, o brincar e o fazer manual através de livros artesanais.



 

A Editora Arpillera anuncia um marco especial em sua trajetória: o lançamento dos seus três primeiros livros infantis, que compõem a Coleção Agulhinha. Os títulos O vestido de poá lavanda”, de Márcia Mendes, “Cinco pedrinhas”, de Ana Paula Mira, e “Pão, chão, coração”, de Jacqueline Meire, representam a costura delicada entre narrativas poéticas e o cuidado artesanal que caracteriza o catálogo da editora. Cada obra é um convite para que crianças e adultos explorem universos sensíveis, permeados por memória, sonho e a celebração do cotidiano. Este projeto foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura - Governo Federal.

O lançamento da Coleção Agulhinha será realizado no evento “Sábado Costurando Histórias”, que acontece no dia 6 de dezembro, a partir das 14h, no Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC-BA). A programação reúne atividades gratuitas voltadas para toda a família, começando com uma oficina de encadernação artesanal, conduzida por Yara Fers e Thiago Gatti, da Editora Arpillera, com vagas limitadas a 15 participantes. Em seguida, acontecem as contações de histórias dos três livros da coleção, seguidas de sessões de autógrafos com as autoras. Durante toda a tarde, o público infantil também poderá participar de pintura artística no rosto, em um ambiente de convivência, arte e afeto.

Programação do lançamento oficial da Coleção Agulhinha – Sábado Costurando Histórias
Local:
 Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC-BA)
Data: 6 de dezembro de 2025 (sábado)
Horário: a partir das 14h

14h – Oficina de encadernação artesanal
Com Yara Fers e Thiago Gatti, da Editora Arpillera
(15 vagas – por ordem de chegada)

15h – Contação de história Cinco pedrinhas, com Ana Paula Mira
15h20
 – Sessão de autógrafos com a autora (Sala Vermelha)

15h40 – Contação de história O vestido de poá lavanda, com Márcia Mendes
16h
 – Sessão de autógrafos com a autora (Sala Vermelha)

16h20 – Contação de história Pão, chão, coração, com Jacqueline Meire
16h40
 – Sessão de autógrafos com a autora (Sala Vermelha)

Durante toda a tarde: pintura artística no rosto das crianças.

 

Adquira os livros no site da editora Arpillera

https://editoraarpillera.lojavirtuolpro.com/cinco-pedrinhas---ana-paula-mira/p

 

https://editoraarpillera.lojavirtuolpro.com/pao-chao-coracao---jacqueline-meire/p

 

https://editoraarpillera.lojavirtuolpro.com/o-vestido-de-poa-lavanda---marcia-mendes/p

 

Além do lançamento oficial, as autoras da coleção participam de uma série de eventos literários voltados à valorização da leitura e da literatura infantil nas próximas semanas. No dia 26/11, Márcia Mendes realiza uma roda de conversa com contação de histórias e exposição de seus livros na Escola Cresça e Apareça, em Salvador, com o tema “Literatura para as infâncias: todo tempo é tempo de ler em casa”; em dezembro, ela também estará com as famílias da Escola Villa Criar, em Lauro de Freitas, e participa do Encontro de Compartilhamento de Boas Práticas, em Euclides da Cunha, no dia 12/12, com lançamento e exposição de obras. Já Jacqueline Meire marca presença na FLITEN – Festa Literária de Terra Nova (BA), no dia 29/11, em uma contação de história e bate-papo sobre produção literária, às 13h30. Por fim, Ana Paula Mira participa da Festa Literária de Camaçari, nos dias 03 e 04/12, integrando a programação dedicada à promoção da literatura no estado.


Literatura Atual 


Curitiba. 


Literatura Atual PR 



O Projeto CUCA - Clube de Pequenos Leitores da Colorida intensifica suas ações em novembro e dezembro, levando literatura, arte e imaginação para crianças em Curitiba, com programação gratuita em diversos espaços da cidade.


Entre os destaques:

29 de novembro: manhã especial na Biblioteca Pública do Paraná com a contação “Bartira, a Borboleta Distraída”, criação de Ciliane Vendruscolo com Nando Porto.

6 de dezembro: encerramento no Parque Vista Alegre com caça ao tesouro encenado em parceria com a Cia Tagarelices.


Idealizado por Flavia Milbratz, o projeto propõe desaceleração e encantamento, oferecendo também conteúdos digitais e oficinas para educadores, ampliando o alcance da formação leitora.

 



Literatura Atual

Quando a pausa vira poesia: o cotidiano em fragmentos

Escritora Cléo Busatto apresenta em "Intervalos" uma coletânea de micro e minicontos que celebram os instantes silenciosos e transformadores da vida

A obra Intervalos, de Cléo Busatto, é um convite para enxergar com novos olhos os pequenos hiatos do cotidiano. Longe de grandes acontecimentos, seus textos se ancoram nas sutilezas: um gesto, uma lembrança, um devaneio. São fragmentos que se destacam por captar o que normalmente passa despercebido e, assim, revelam a poesia que existe nos espaços entre o fazer e o ser. 

Logo nas primeiras páginas, a publicação mostra a que veio: romper a pressa rotineira e abrir espaço para o sentir. Cada texto é um lampejo de vida — ora suave, ora visceral — que conduz o leitor a um território íntimo, onde memórias, desejos, dúvidas e afetos se misturam. São retratos breves, mas intensos, de experiências humanas universais, que emergem do ordinário para revelar sua potência. 

Eu já descobri (reafirmava ela, reafirmava eu), que alma saudável é como chama que crepita, solta fagulhas dentro da gente, faz os olhos brilharem e o corpo sorrir. Já entendi: ela precisa de alimento, e alimento para a alma é paixão, criatividade e natureza (Intervalos, p.25)

Com delicadeza e coragem, os textos percorrem temas como amor, solidão, envelhecimento, espiritualidade, desejo, memória e pertencimento. Em cada fragmento, há o traço de uma mulher que dança, o cheiro do pão da avó, um banho com pétalas de jasmim, a carta nunca enviada, a dúvida sobre o amor ou a melancolia de um Ano-Novo silencioso. São instantes que ressoam na memória do leitor, convidando-o a revisitar as próprias histórias. 

Ilustrado por Karina Busquets, o livro aposta na linguagem visual para amplificar a sensação de pausa e contemplação. Os desenhos, sutis e orgânicos, dialogam com os textos e os transformam em pequenas obras de arte que estimulam a leitura desacelerada. 

Mais do que um conjunto de contos, Intervalos é uma experiência literária que propõe silenciar o ruído do mundo para ouvir o sussurro da alma. Ao criar um tempo próprio entre uma página e outra, Cléo Busatto reafirma seu talento como artista da palavra e oferece um convite raro: parar, sentir e, quem sabe, se reencontrar. 

FICHA TÉCNICA 

Título: Intervalos 
Autor: Cléo Busatto
Editora: CLB Produções 
ISBN: 978-65-87181-43-1 
Páginas: 160 
Preço: 81,00 
Onde comprar: Amazon 


Nenhum comentário: