quinta-feira, 16 de outubro de 2025

Literatura Atual

 Curitibana é finalista do Prêmio Jabuti 2025 com a tradução de 'As Aventuras de Pinóquio'

Em uma edição marcada pela predominância masculina, Vanessa C. Rodrigues se destaca com sua indicação

 

Com predominância masculina entre os indicados ao Prêmio Jabuti 2025, a curitibana Vanessa C. Rodrigues se destaca ao conquistar uma indicação na categoria Tradução com o livro As Aventuras de Pinóquio, publicado pela Maralto Edições.

O clássico de Carlo Collodi, publicado originalmente em 1883, ganhou nova vida com a tradução integral realizada por Vanessa C. Rodrigues. Muito além da versão popularizada pela animação da Disney, a narrativa rica e multifacetada acompanha a jornada de um boneco de madeira criado por Gepeto que sonha em se tornar um menino de verdade.

Ao longo da história, Pinóquio encontra personagens icônicos como o Grilo Falante, a Fada, a dupla Gato e Raposa e o Tubarão.

Repleto de aventuras, o livro combina fantasia e humor com momentos de reflexão e dureza, evidenciando o crescimento moral e emocional do protagonista. Pinóquio aprende sobre compaixão, amizade e honestidade enquanto enfrenta as consequências de seus atos impulsivos e imaturos. Um personagem fascinante, contraditório, inocente e astuto — traços que consolidam a obra como um clássico universal e atemporal.

Os vencedores das 23 categorias do Prêmio Jabuti — distribuídas nos eixos Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação — serão anunciados em 27 de outubro, em cerimônia no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O evento, restrito a convidados, terá transmissão ao vivo pelo canal da CBL no YouTube.

Os premiados receberão a tradicional estatueta do Jabuti e um prêmio de R$ 5 mil.



Vanessa C. Rodrigues  Vanessa C. Rodrigues  

Nenhum comentário: