terça-feira, 16 de setembro de 2025

 



Canal Brasil comemora 27 anos com programação especial

No dia 18 de setembro, serão exibidos dez longas-metragens lançados em 1998 que capturam a riqueza e a pluralidade do audiovisual brasileiro da época

Cenas de “Central do Brasil”, “Traição”, “Amor & Cia” e “Policarpo Quaresma, Herói do Brasil”.

Fotos: Divulgação

Canal Brasil completa 27 anos no dia 18 de setembro e, para celebrar essa história de compromisso com o cinema nacional e com a diversidade cultural brasileira, serão exibidos dez longas-metragens lançados em 1998, ano de fundação do canal. O período foi marcante para o cinema brasileiro devido à retomada da produção após a crise dos anos 1990. A programação especial conta com os filmes: “Central do Brasil”, de Walter Salles; “Coração Iluminado”, de Hector Babenco; “O Primeiro Dia”, de Walter Salles e Daniela Thomas; “Bela Donna”, de Fábio Barreto; “Policarpo Quaresma, Herói do Brasil”, de Paulo Thiago; “Amores”, de Domingos de Oliveira; “Amor & Cia”, de Helvécio Ratton; “Ação entre Amigos”, de Beto Brant; “Boleiros – Era Uma Vez o Futebol”, de Ugo Giorgetti; e “Traição”, de Arthur Fontes, Cláudio Torres e José Henrique Fonseca.


Um dos maiores marcos do cinema brasileiro, “Central do Brasil” acompanha Dora (Fernanda Montenegro), que trabalha escrevendo cartas para analfabetos na Central do Brasil. Lá, encontra Josué (Vinícius de Oliveira), que perdeu sua mãe recentemente e está em busca de seu pai. Ela se envolve com sua história e os dois partem em busca dele.


Um filme autobiográfico do cineasta Hector Babenco, “Coração Iluminado”, conta a história de Juan (Miguel Ángel Solá) que, após 20 anos ausente, retorna à sua cidade natal, Buenos Aires, para visitar o pai doente. Lá, descobre que seu grande amor, Ana, está vivo, mas durante sua busca para encontrá-la, conhece Lilith (Xuxa Lopes), com quem vive uma paixão intensa.


Em “O Primeiro Dia”, o caminho de Maria (Fernanda Torres) cruza com o destino de João (Luiz Carlos Vasconcelos), fugitivo de um presídio do Rio de Janeiro nos últimos instantes do dia 31 de dezembro.


“Bela Donna” é baseado no romance “Riacho Doce”, de José Lins do Rego, e conta com nomes como Eduardo Moscovis, Letícia Sabatella, Ângelo Antônio e Odilon Wagner no elenco. Filmado em Morro Branco e na praia de Canoa Quebrada, no Ceará, o longa apresenta Frank Hookley (Andrew McCarthy) e sua esposa Donna (Natasha Henstridge), que chegam ao Brasil para explorar petróleo, mas Donna logo se apaixona por um pescador.


Adaptação do clássico de Lima Barreto, “Policarpo Quaresma, Herói do Brasil” segue o idealista Policarpo Quaresma em sua luta por um Brasil utópico.


“Amores” acompanha a vida de um grupo de amigos e suas experiências amorosas, em meio à aproximação da virada do século 20, questionam suas vidas, traçando um rico painel sobre as inquietações humanas.


“Amor & Cia” é inspirado na obra literária “Alves & Cia”, de Eça de Queiroz, e mistura comédia e drama ao retratar um triângulo amoroso no interior de Minas Gerais no início do século XX. Com Marco Nanini, Patrícia Pillar e Alexandre Borges, o filme destaca a sensibilidade do cinema mineiro.


No longa “Ação entre Amigos”, quatro amigos e ex-guerrilheiros se reúnem para sequestrar e matar o homem que os torturou durante o regime militar no Brasil, após 25 anos. Mas, ao ser capturado, ele faz uma revelação surpreendente que muda toda a história. O filme reflete o cinema independente que começava a ganhar força na retomada.


Em “Boleiros – Era Uma Vez o Futebol”, veteranos do esporte se reúnem em um bar de São Paulo para relembrar os velhos tempos como jogadores de futebol, cultura brasileira e o amor pelo esporte.


A programação de celebração aos 27 anos do Canal Brasil encerra com o filme “Traição”. Composto por três episódios baseados em contos de Nelson Rodrigues, o longa explora adultério, ciúmes e desejo com um elenco estelar formado por Fernanda Torres, Pedro Cardoso, Daniel Dantas, Fernanda Montenegro, Drica Moraes e outros.


Canal Brasil 27 anos

Horário: Quinta, dia 18/09, a partir das 21h45


Central do Brasil (1998) (108')

Horário: Quinta, dia 18/09, às 21h45

Direção: Walter Salles

Sinopse: Dora (Fernanda Montenegro) trabalha escrevendo cartas para analfabetos na Central do Brasil, estação de onde saem trens rumo à periferia do Rio de Janeiro. Uma de suas clientes é Ana (Soia Lira), que deseja escrever uma carta para o marido distante, acompanhada do filho, Josué (Vinícius de Oliveira). O menino sonha em encontrar o pai que nunca conheceu. Ao sair da estação, Ana morre em um acidente e deixa Josué abandonado.


Coração Iluminado (1998) (130’)

Horário: Quinta, dia 18/09, às 23h35

Classificação: 14 anos

Direção: Hector Babenco

Sinopse: Juán retorna a Buenos Aires depois de 20 anos para visitar seu pai moribundo. Ele tenta encontrar Ana, seu antigo amor do passado.


O Primeiro Dia (1998) (75’)

Horário: Sexta, dia 19/09, à 1h50

Classificação: 14 anos

Direção: Walter Salles e Daniela Thomas

Sinopse: Em 31 de dezembro de 1999, o destino une um prisioneiro fugitivo e uma professora de classe média deprimida, à medida que o novo milênio se aproxima trazendo esperança para todos.


Bela Donna (1998) (107’)

Horário: Sexta, dia 19/09, às 3h10

Direção: Fábio Barreto

Classificação: 14 anos

Sinopse: Um casal de americanos chega ao Ceará. As diferenças culturais provocam efeitos contrários: Frank não se adapta ao novo país; já Donna integra-se aos hábitos da região e conhece um pescador local.


Policarpo Quaresma - Herói do Brasil (1998) (123’)

Horário: Sexta, dia 19/09, às 5h 

Classificação: 12 anos

Direção: Paulo Thiago

Sinopse: Nos primeiros anos da República, o major Policarpo Quaresma luta pela valorização da cultura. Ele tem como propostas a cassação de políticos gananciosos e a adoção do tupi-guarani como idioma oficial.


Amores (1998) (95’)

Horário: Sexta, dia 19/09, às 7h20

Classificação: 14 anos

Direção: Domingos de Oliveira

Sinopse: Com a aproximação da virada do século 20, um grupo de amigos discute as suas relações e questiona suas vidas, traçando um rico painel sobre as inquietações humanas, tendo a caótica rotina do Rio de Janeiro como cenário.


Amor & Cia (1998) (100’)

Horário: Sexta, dia 19/09, às 9h

Classificação: 14 anos

Direção: Helvécio Ratton

Sinopse: Em São João Del Rey, no final do século XIX, vive Alves (Marco Nanini), um próspero negociante. Um dia ele vai para casa mais cedo para comemorar com Ludovina (Patrícia Pillar) os quatro anos de casados, mas a encontra com Machado (Alexandre Borges), seu sócio, em atitude suspeita. Apesar de, aparentemente, nada de muito grave ter acontecido, Alves expulsa a mulher de casa no mesmo dia e pensa em desafiar seu sócio e ex-amigo para um duelo, no qual apenas uma arma estaria carregada e a distância seria de dois passos. Entretanto, os acontecimentos tomam um rumo inesperado.


Ação entre Amigos (1998) (76’)

Horário: Sexta, dia 19/09, às 10h40

Classificação: 14 anos

Direção: Beto Brant

Sinopse: Vinte e cinco anos depois de terem participado da luta contra a ditadura, Miguel, Paulo, Osvaldo e Elói descobrem que seu torturador está vivo e se reúnem para sequestrá-lo. Mas a revelação que ele vai fazer pode abalar a antiga amizade.


Boleiros - Era Uma Vez O Futebol... (1998) (93’)

Horário: Sexta, dia 19/09, às 11h55

Classificação: Livre

Direção: Ugo Giorgetti

Sinopse: Com direção de Ugo Giorgetti, o filme faz um retrato dos chamados ''Boleiros'', veteranos do esporte. Em um bar de São Paulo, como acontece em quase todas as tardes, estão reunidos um grupo de ex-jogadores de futebol, que se encontram para relembrar antigas glórias e histórias curiosas do tempo em que ainda eram jogadores profissionais.


Traição (1998) (104’)

Horário: Sexta, dia 19/09, às 13h35

Classificação: 16 anos

Direção: Arthur Fontes, Cláudio Torres e José Henrique Fonseca

Sinopse: Três histórias baseadas em crônicas de Nelson Rodrigues. Nos anos 50, um rapaz tímido conhece uma mulher casada e tem seu primeiro caso amoroso; nos anos 70, um casal está prestes a se casar, mas a doce irmã da noiva decide seduzir seu futuro cunhado; e enfim, nos anos 90, a partir de um clássico flagrante: o marido pega a mulher com seu melhor amigo em um motel de quinta categoria.

.

Nenhum comentário: