À sombra do império: "O Testemunho" desvela as raízes do nazismo no Segundo Reich
No coração do Império Alemão do século XIX, uma paixão visceral irrompe em meio ao combate à eugenia e perseguições brutais
Berlim, 1898. Em meio a castelos imponentes, escolas militares e mansões afastadas da capital, uma geração aristocrática flerta com o poder, a ciência e o colapso ético. É esse cenário que te espera na Leitura Coletiva de O Testemunho. O autor, Santiago Delgado, é historiador formado pela PUC-SP e transforma o vasto conhecimento em ficção – assim, mostra como a sociedade alemã do final dos anos 1890 se tornou um terreno extremamente fértil para abrigar aquilo que se tornaria o nazismo na década de 1930.
Narrado em tom confessional pelo jovem Wilhelm von Richthofen, o livro revela os bastidores do poder na Alemanha, quando as primeiras práticas da eugenia começaram a ser aplicadas. O personagem conta como, após procurar um diário para prejudicar o rival, Alois Schneider – com a ajuda da irmã gêmea dele, Helga – acabou envolto a arquivos médicos sigilosos. É assim que descobre o envolvimento de Joseph, seu irmão dado como morto, em um projeto eugênico conduzido pela poderosa família Schneider.
Em instalações clandestinas, Wilhelm e Helga descobrem práticas desumanas em nome da “ciência". Dessa forma, filhos de aristocratas, médicos com ambições políticas e instituições respeitáveis orquestravam experimentos clandestinos contra judeus, pobres e pessoas marginalizadas pela sociedade.
Ao mesmo tempo, eventos sombrios começam a acontecer: Wilhelm recebe como presente um crânio humano com a inscrição “você é o próximo”, o padre do colégio é encontrado crucificado de ponta-cabeça na capela, a biblioteca da escola pega fogo, e Alfred Schmitz, professor de química, é brutalmente assassinado.
O que começa como uma aliança por vingança entre Wilhelm e Helga se transforma em um elo romântico profundo. Durante as férias, eles se aproximam intensamente e, juntos, passam a reunir provas para denunciar o sistema. Enfrentam perseguições brutais e descobrem que a luta por justiça pode exigir sacrifícios irreversíveis.
Com atmosfera tensa e um ritmo que prende, O Testemunho mergulha em temas delicados como poder, manipulação genética e exclusão social. Se você se emocionou com A Menina que Roubava Livros, de Markus Zusak, prepare-se para mais uma história intensa na Alemanha Imperial, onde o horror se disfarça de ciência e respeito. Tudo isso em um romance com muito drama e suspense histórico.
Descubra o que o passado tentou esconder!
Quer receber um exemplar do livro em casa, ler com outros criadores de conteúdo e ainda participar de um bate-papo com o autor? As vagas para esta Leitura Coletiva são exclusivas! Inscreva-se agora pelo link: https://forms.gle/
Quem é Santiago Delgado: Historiador formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), o autor iniciou o primeiro romance, O Testemunho, durante a graduação. Inspirado pela paixão por pesquisa e contextos históricos, Santiago usa a escrita como meio de expressar sentimentos profundos e dar voz a narrativas que exploram a complexidade humana e social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário