Uma exibição de design ou uma exposição de arte.
O tema da Mostra Artefacto 2025, "Viver com Arte”, propõe uma nova janela para um mundo idílico: a arte, em todas as suas formas - desde que seja a que mais converse com você.
Espaços que integram o melhor do design ao melhor da produção artística contemporânea, com ideias escapistas que estão na cartilha de todo arquiteto. Uma leitura mais intelectual, que se apropria panoramicamente dessas expressões para agregar valor ao mobiliário da marca, de um jeito estético e ergonômico.
Inspirada fortemente pelo histórico Manifesto das Belas Artes, do italiano Ricciotto Canudo (1877-1923), a Mostra Artefacto 2025 conecta essa visão ao tema. Canudo defendia a ideia de que as artes deveriam se unir em uma sinfonia que capturasse a essência da experiência humana: a mostra reflete essa integração, promovendo ambientes em que design e arte contemporânea dialogam de forma harmônica, transcendendo o utilitarismo e transformando cada peça em uma expressão artística e emocional.
A Artefacto, com seu compromisso de inovar, dá um passo adiante ao unir a alta decoração ao manifesto das belas artes, transformando cada peça em uma expressão única de criatividade.
Um novo olhar - e um olhar para o novo.
Esperamos vcs!
MOSTRA ARTEFACTO MANAUS 2025
Brayan Cameli, Claudia Nerling , Joria Guerreiro, Joria Guerreiro, Lêdiane Barbosa, Maria Helena Gesta, Malu Lisboa e Natasha David, Mylena Bonfim, Sihame Cruz, Theka Mendes e Renata Scherer, participam desta edição da Mostra Artefacto.
Brayan Cameli (@arq.brayancameli)
Com formação em Arquitetura e Urbanismo, Brayan Cameli traz para a Mostra Manaus elementos arquitetônicos que são tratados como esculturas vivas, criando uma harmonia fluida entre a estética e a funcionalidade. Inspirado pela obra do arquiteto Rudy Ricciotti, reconhecido pela capacidade única de equilibrar brutalidade e leveza, Brayan desenha um espaço onde a matéria bruta ganha sensibilidade poética. A marcenaria, rica em formas orgânicas, dialoga com os volumes expressivos dos estofados Artefacto, resultando em uma composição visual que celebra o cotidiano como experiência artística. Materiais naturais como madeira e linho conferem autenticidade e acolhimento, enquanto a paleta cromática, marcada por tons neutros e terrosos, oferece uma base calma que realça as texturas e relevos cuidadosamente trabalhados. Para Brayan, “projetar vai além de criar beleza: trata-se de gerar conexões profundas, espaços com alma, capazes de acolher, emocionar e dar sentido à vivência cotidiana.”
Claudia Nerling (@claudianerling)
Arquiteta com formação pela ULBRA Manaus e MBA em Gestão de Projetos pela FGV, Claudia Nerling também se especializou em Arquitetura Hospitalar, Construções Sustentáveis, Neuroarquitetura e Inclusão e Acessibilidade. Sua trajetória é marcada por uma forte conexão com Manaus, cidade que adotou e que inspira sua atuação profissional. Para a Mostra Manaus, Claudia traduz o conceito "Viver com Arte" em um ambiente inspirado pela sofisticação e criatividade da Bossa Nova – a escolha estratégica do sofá, peça-chave do ambiente, cria uma atmosfera essencial de integração e conexão entre usuários, estimulando momentos de introspecção criativa e convivência artística. A paleta cromática vibrante, aliada às texturas sofisticadas e à iluminação, reforça uma atmosfera casual, acolhedora e estimulante. Claudia define seu estilo profissional pela “harmonia entre estética e funcionalidade, pela humanização dos espaços e por uma narrativa espacial autêntica e inovadora”.
Joria Guerreiro (@joriaguerreiro_arquitetura)
Com quase duas décadas de experiência profissional, a arquiteta Joria Guerreiro destaca-se pelo detalhismo que imprime em seus trabalhos – especialista em gerenciamento de projetos e gestão de negócios, ela aplica essa visão estratégica ao Café IJP, espaço projetado especialmente para a Mostra Manaus. Inspirado na beleza cotidiana do ato de cozinhar e receber, Joria utiliza contrastes marcantes entre o clássico e o contemporâneo, manifestados pelo uso do concreto e da delicada marcenaria clara. O mobiliário Artefacto, em especial a caixa-bar Pietra, contribui diretamente para materializar essa visão, adicionando sofisticação e funcionalidade ao ambiente. A iluminação inteligente e a composição cuidadosa dos elementos criam um espaço acolhedor, refletindo a filosofia arquitetural-emocional de Joria.
Lêdiane Barbosa (@ledianebarbosaarq)
Com uma trajetória consolidada ao longo de 18 anos e mais de 400 projetos realizados, Lêdiane Medeiros Barbosa é reconhecida pela habilidade em aliar funcionalidade técnica e sensibilidade estética. Sua formação acadêmica inclui pós-graduação em Iluminação, além de um MBA em Gestão de Obras e Projetos – na Mostra Manaus, a arquiteta apresenta um espaço inspirado pela cor Mocha Mousse, tonalidade quente e acolhedora eleita pela Pantone como cor do ano. O ambiente explora diversas texturas e detalhes cuidadosamente selecionados no mobiliário Artefacto, criando uma experiência visual e sensorial que convida à permanência e ao relaxamento, refletindo o papel fundamental que a arte desempenha em sua vida profissional e pessoal.
Maria Helena Gesta (@mh.arq)
Maria Helena Gesta constrói um projeto inspirado em referências cinematográficas, históricas e culturais profundas. Formada em Arquitetura em Manaus e com especializações no Istituto Europeo di Design do Rio de Janeiro, a arquiteta acumula uma ampla bagagem criativa e técnica – para a mostra, o ponto de partida foi a personagem Villanelle da série "Killing Eve", combinada às influências visuais do filme "Call Me By Your Name" e do hotel histórico Palazzo Talìa, em Roma. O espaço projetado por Maria Helena explora intensamente cores vibrantes, texturas variadas e uma curadoria rigorosa de materiais e mobiliário Artefacto da coleção Vér, reconhecidos por seu caráter Art Nouveau. Cada detalhe do ambiente, desde a iluminação até a escolha dos revestimentos, foi pensado para estimular uma experiência sensorial imersiva, provocando a curiosidade e convidando os visitantes a uma narrativa visual – e emocional – marcante.
Malu Lisboa e Natasha David (@arqnathashadavid @malulisboaarquitetura)
A dupla de arquitetas Nathasha David e Malu Lisboa traz à Mostra Manaus um espaço que expressa com originalidade e elegância a essência da Amazônia urbana. Nathasha e Malu, com especializações em Design de Luxo, Retail Design e Visual Merchandising, conseguem combinar com harmonia elementos ancestrais amazônicos e a sofisticação contemporânea dos ambientes urbanos. Painéis de madeira, texturas variadas e assentos em veludo azul dialogam diretamente com a força e a beleza dos rios amazônicos – a mesa de jantar, peça central do mobiliário Artefacto no ambiente, reforça o conceito de acolhimento e sofisticação. A iluminação quente cuidadosamente trabalhada e os materiais sob curadoria atenta criam um ambiente intimista, idealizado para proporcionar encontros especiais e experiências memoráveis.
Mylena Bonfim (@mylenabonfim)
Com sólida formação acadêmica em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Pará, especialização em iluminação e design de interiores, e mestrado pela Universidade de Marselha, Mylena Bonfim traz à Mostra Manaus um projeto guiado pelo conceito profundo de que "viver com arte é viver com significado". Sua abordagem é marcada por uma coreografia sensorial, onde cada escolha estética e funcional compõe um cotidiano elevado, permeado por autenticidade e propósito. Inspirada profundamente pela riqueza cultural da região amazônica, Mylena valoriza o fazer artesanal, incorporando elementos como cerâmica, palha e madeira, que ressaltam as tramas ancestrais e as fibras naturais do território. A paleta cromática utilizada, que transita delicadamente entre tons terrosos de ocre a vinho, proporciona uma atmosfera acolhedora e refinada. Para Mylena, “cada projeto é fruto de uma escuta ativa, técnica refinada e respeito profundo pela singularidade de cada cliente, resultando em espaços que não apenas satisfazem, mas transformam realidades.”
Sihame Cruz (@sihamecruzsimoessilva)
Sihame Cruz, que originalmente iniciou sua carreira profissional no Direito, descobriu sua verdadeira paixão pelo Design após uma experiência pessoal de reforma: essa transição trouxe uma nova perspectiva criativa, autenticidade e sensibilidade estética para seu trabalho. Na Mostra Manaus, seu projeto é fortemente inspirado pela filosofia japonesa Wabi Sabi, celebrando a beleza das imperfeições e autenticidade. Com uma profunda conexão com a Chapada dos Veadeiros, o espaço criado por Sihame busca equilíbrio entre o rústico e sofisticado por meio de móveis Artefacto criteriosamente selecionados, iluminação indireta e uma paleta cromática que remete à natureza, concluindo um projeto que oferece a sensação de serenidade e acolhimento.
Theka Mendes e Renata Scherer (@espacoprojeto, @renatascherer14, @thekamendes)
Com mais de duas décadas de parceria profissional, as arquitetas Renata Scherer e Theka Mendes trazem a arte popular brasileira ao centro das atenções, destacando especialmente a xilogravura como referência principal. Essa escolha inspira a paleta cromática, texturas e elementos decorativos cuidadosamente integrados no ambiente – a poltrona Calixto, da Beach & Country, emerge como peça-chave e ponto focal do espaço, promovendo acolhimento e equilíbrio visual. Cada elemento selecionado pelas arquitetas é projetado para transmitir sensações positivas e uma conexão emocional profunda com a cultura brasileira, desde a iluminação estrategicamente planejada que complementa a atmosfera acolhedora e cria uma experiência sensorial única até a seleção das obras de arte e acessórios.
Serviço
Artefacto
Rua Fortaleza, 570 – Adrianópolis / Manaus
@artefactooficialbrasil

Nenhum comentário:
Postar um comentário