segunda-feira, 27 de novembro de 2023

Resgate de um Acervo.

 

Teatro Porto recebe Bob Wolfenson em palestra

sobre recuperação de seu acervo fotográfico




Após ser impactado por uma inundação decorrente das intensas chuvas que atingiram a cidade de São Paulo em março de 2020, o estúdio do fotógrafo Bob Wolfenson viu 80% de seu acervo comprometido. A comoção gerada pela imagem divulgada no Instagram do fotógrafo desencadeou uma onda de apoio de fotógrafos, amigos e profissionais do mercado, incluindo uma oferta da equipe especializada em restauro do Instituto Moreira Salles (IMS), liderada por Sergio Burgi.


No dia 2 de dezembro, sábado, às 15h30, no Teatro Porto, o Ministério da Cultura, o Estúdio Bob Wolfenson e a Porto Seguro promovem um encontro com a equipe responsável pelo projeto e o próprio Bob Wolfenson na palestra Sobrememória um acervo em resgate. Durante o evento, serão distribuídas cartilhas detalhadas sobre o processo de restauro, além de informações técnicas e registros que abrangem desde o dia da inundação até os dias atuais.


O evento marca uma fase importante na preservação do legado de Bob Wolfenson e destaca a colaboração entre instituições e profissionais que tornaram possível essa significativa recuperação do acervo fotográfico.


Processo de recuperação

No mesmo dia da inundação, o consultor de conservação de fotografias Leandro Lopes Pereira de Melo iniciou o processo de recuperação das imagens. Entretanto, para a completa restauração, um apoio financeiro tornou-se necessário. O escritório especializado em leis de incentivo, IC Cultura, uniu forças ao projeto, obtendo aprovação para um projeto de lei que permitiu a Bob Wolfenson viabilizar todos os custos relacionados a profissionais e equipamentos necessários, em parceria com a Porto Seguro.


Desde maio de 2023, uma equipe liderada por Juliana Bittencourt Bovolenta, conservadora-restauradora de fotografias, tem trabalhado dedicadamente no meticuloso processo de restauração. O resultado desse esforço será apresentado em uma palestra única.

 

Serviço:

Palestra com Bob Wolfenson - Sobrememória um acervo em resgate

Dia 2 de dezembro, sábado, às 15h30

Ingressos:  Grátis – Retirada a partir das 14h30 na bilheteria do Teatro Porto.

Duração: 60 minutos.

Classificação: Livre.

Sessão com Intérprete de libras.

 

TEATRO PORTO 

Al. Barão de Piracicaba, 740 – Campos Elíseos – São Paulo.

Telefone (11) 3366.8700 

Capacidade: 508 lugares.

Acessibilidade: 10 lugares para cadeirantes e 5 cadeiras para obesos.

Estacionamento no local: Gratuito para clientes do Teatro Porto.

 

Siga o Teatro Porto nas redes sociais:

Facebookfacebook.com/teatroporto

Instagram: @teatroporto

 

Ficha técnica:

Apoio: Lei de Incentivo à Cultura Lei Roaunet. Patrocínio: Porto Seguro. Realização: Estúdio Bob Wolfenson, Ministério da Cultura, Governo Federal Brasil União e Reconstrução. Acervo fotográfico: Bob Wolfenson. Coordenadora do projeto, conservadora-restauradora de fotografias: Juliana Bittencourt Bovolenta. Consultor de conservação de fotografias: Leandro Lopes Pereira de Melo. Documentalista, especialista em acervos fotográficos e artísticos, e desenvolvedora da base de dados Tainacan:  Fernanda Cícero de Sá. Conservadora de fotografias: Talita Rennó Bruno. Desenvolvedora da base de dados Tainacan: Giselle Carvalho. Reprodução digital de fotografias: Ana Tonezzer Ansbach. Produção executiva do projeto de conservação: Morena Carvalho.

 

Equipe registro fotográfico e videográfico.

Direção: Helena Wolfenson. Montagem: Eduardo Resing. Direção de Fotografia: Helena Wolfenson. Assistente de Câmera: Rafael Frydman. Operação de som: Rafael Frydman. Finalização de som: Tomás Franco. Colorização: Lucas Almeida. Designer Gráfico: Thema pro Thea Severino e Márcio Freitas. Tratamento, Impressão e produção das fotomontagens: Chris Kehl. Textos: Naief Haddad. Programador do site: Fernando Alencar. Assessoria de Imprensa: Renata Megale. Gestão de Incentivo: IC Cultura. Contabilidade: Ec2 Contadores. Jurídico: Aline Akemi Freitas.  

 

Participaram da ação de salvamento:

Instituto Moreira Salles: Edna Katia Gaiardoni, Gabriella Moyle, Luiz Henrique Soares e Sergio Burgi. Arquivo Histórico Wanda Svevo. Fundação Bienal de São Paulo: Jéssica Chimatti Martins, Olivia Tamie Okasima e Raquel Moliterno.

 

Estúdio Bob Wolfenson: Aline Os, Eliane Rezende, Ana Pazian, Gabriel Cicone, Cris Kehl, Cristiane Favacho e Mariza Guimarães. Voluntários: Akemi Miyashita, Ana Francisca Salles Barros, Caetana Britto, Carolina Vergotti, Fernanda Auada, Joyce Melguiso, Leandro Melo, Stella Mariane Barboza do Couto e Talita Rennó.

 


 


 



Nenhum comentário: