quinta-feira, 3 de agosto de 2023

Criatividade com inovação .

 Segunda colocada em prêmio nacional de arquitetura visitará Cachoeiro Stone Fair.

 

Prêmio Nacional de Arquitetura 

O desenvolvimento de um projeto valorizando o uso das rochas ornamentais brasileiras deu à estudante catarinense Talita Perazza o segundo lugar no Desafio Natural Stone – 1º Prêmio Acadêmico Brasileiro de Arquitetura. A competição, realizada pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas), World Natural Stone Association (Wonasa) e Vitoria Stone Fair, aconteceu com o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento da formação dos novos profissionais para aplicação de rochas naturais.

 

"O desafio trouxe à tona o talento excepcional dos estudantes brasileiros em utilizar nossas rochas ornamentais de forma criativa e inovadora. Os trabalhos recebidos foram de altíssimo nível, refletindo a dedicação e o empenho dos participantes”, destacou o presidente do Centrorochas, Tales Machado.

 

Participaram do 1º Prêmio Acadêmico Brasileiro de Arquitetura, estudantes e recém-formados dos cursos de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, devidamente matriculados em uma instituição de ensino superior ou profissionais registrados no Conselho de Arquitetura e Urbanismo. A competição aconteceu em duas etapas: análise regional (com premiação para os cinco primeiros lugares das cinco regiões brasileiras), e a etapa nacional.

 

Natural de Brusque-SC, Talita Perazza projetou um hotel implantado em um terreno a 1.425 metros acima do nível do mar, na cidade catarinense de Bom Jardim da Serra. O Hotel Vinícola Rosso foi arquitetado para resgatar a história do município. A fachada é revestida com arenito vermelho natural, que remete aos tijolos das casas enxaimel, e o embasamento é de pedra natural recolhida no local. “Ainda existe uma rocha natural no terreno, que foi utilizada como base para a passarela elevada, preservando o terreno na sua forma original. As principais características do projeto são a estrutura metálica aparente, as rochas e os telhados inclinados”, explica a estudante do nono período de Arquitetura e Urbanismo da Univali - Universidade do Vale do Itajaí, em Balneário Camboriú.

 

Além de ganhar a viagem para conhecer a Cachoeiro Stone Fair, a maior vitrine de negócios do mercado de rochas brasileiro, que ocorrerá de 22 a 25 de agosto, em Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, Talita também ganhou um curso “Coordenação e Fluxo em BIM” (totalizando 32 horas), por ter se classificado em primeiro lugar na etapa regional.

 

Campeã irá para a Itália

A campeã do Desafio Natural Stone, Camilla Eleodoro, irá conhecer a Marmomac, principal feira internacional do setor de rochas ornamentais, em Verona, na Itália, de 26 a 29 de setembro. Natural de Marília, São Paulo, a recém-formada no curso de Arquitetura e Urbanismo, Unimar - Universidade de Marilia, conquistou a viagem por meio de um projeto inovador de um Centro de Apoio à Saúde Mental, que faz uso de rochas naturais para ressaltar a combinação de solidez e flexibilidade desses materiais.

 

 


Nenhum comentário: