quinta-feira, 15 de junho de 2023

Anúncio dos Filmes Selecionados

Olhar de Cinema disponibiliza sessões com acessibilidade a deficientes visual e surdos.

Olhar de Cinema

Sessões com audiodescrição e LIBRAS fazem parte da 12ª edição de um dos mais importantes festivais dedicados à sétima arte do Brasil, que ocorre de 14 a 22 de junho

 Curitiba, 15 de junho de 2023 – A 12ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba ocorre de 14 a 22 de junho. O evento, que já levou mais de 200 mil pessoas aos cinemas, reunirá 87 longas e curtas-metragens de todo o mundo, promovendo estreias mundiais, nacionais e revisitas a grandes clássicos do cinema, com exibições nas salas do Cine Passeio, do Cineplex do Shopping Novo Batel, no Cine Teatro da Vila, no CIC, e na Ópera de Arame.

As produções selecionadas compõem as 10 mostras integrantes do festival, que propõem a apresentação de obras de diferentes cineastas e voltadas aos mais variados tipos de público, permitindo a disseminação de novos olhares e reflexões sobre importantes temas abordados.

Uma das características sempre presente no Olhar de Cinema é a inclusão. Seja nas telas ou fora delas, o festival sempre se preocupou em prezar pela pluralidade e acessibilidade, reunindo diferentes perfis de integrantes na equipe e promovendo um espaço democrático, acessível e inclusivo também na programação.

“Desde o início do Olhar de Cinema sempre nos preocupamos em promover um espaço inclusivo, tanto com os integrantes da nossa equipe e atendimento ao público, como também na exibição de alguns dos filmes, com sessões com audiodescrição e LIBRAS”, comenta Antonio Gonçalves Jr, diretor do Olhar de Cinema.

Sessões com recursos de acessibilidade

No dia 15 de junho, o filme “Casa Izabel” será exibido às 14h15, no Cine Passeio, com a utilização de recursos de acessibilidade - audiodescrição e LIBRAS.

Comandado pelo diretor paranaense Gil Baroni, o longa-metragem se passa na década de 1970, em que, em um aparente refúgio da realidade brasileira, homens da alta sociedade se encontram para encarnar mulheres em fantasias de luxo e exuberância. Mas, Casa Grande Izabel esconde muito mais do que caprichos e devaneios secretos de seus hóspedes.

Assista ao trailer:  https://www.olhardecinema.com.br/film/casa-izabel/

O filme é uma colaboraçao de Baroni e Luiz Bertazzo (“Alice Júnior”) e envolve o espectador em uma trama de suspense e tensão crescentes, no qual o passado ditatorial do Brasil é encarado por uma afiada mirada queer. O ator  Luís Melo e outras importantes referências da cena artística do Paraná integram o elenco.

Os ingressos estão disponíveis por R$7 (meia-entrada) e R$14 pelo site oficial www.olhardecinema.com.br ou diretamente no Cine Passeio.

Dentro da Mostra Competitiva Brasileira, que reúne produções que chegam com exclusividade às telonas, as sessões com audiodescrição e LIBRAs são:

- “Neirud” (Dir. Fernanda Faya | Brasil | 2023 | 71 min) – Tia Neirud estava sempre presente nas reuniões da família. Neirud era grande, forte e trabalhava no circo. Quem foi esta mulher tão próxima da família e sobre quem tão pouco se sabe? É esta pergunta que move a diretora Fernanda Faya na investigação deste documentário de sutis traços performáticos. O caráter intrinsecamente transgressor da personagem determina a escassez de informações que é motor do gesto documental. Com sagaz economia narrativa, a diretora nos revela a história marcante e a grande repercussão, ainda que clandestina, da Acarreira desta mulher que manteve durante anos, junto à avó de Fernanda, uma trupe de luta livre circense da qual ela era a principal estrela.

Assista ao trailer: https://www.olhardecinema.com.br/film/neirud/

A sessão com audiodescrição e LIBRAS será no dia 16 de junho, às 16h15, no Cine Passeio.

“O Estranho” - (Dir. Flora Dias, Juruna Mallon | Brasil | 2023 | 105 min)  O aeroporto de Guarulhos pode ser somente um espaço de passagem para a maioria, mas também é local de trabalho e permanência para outres. E o que existia nesse lugar, onde hoje há um aeroporto?  De uma pergunta aparentemente simples, o filme vai escavar respostas insuspeitas, usando todas as ferramentas à disposição do cinema: a fabulação, a realidade, o jogo, a ilusão. Camada após camada vão sendo reveladas, mas para cada terra que se retira e cada buraco que se abre, um novo mistério parece surgir. Seria o cinema capaz de filmar a História ou apenas as histórias?

Assista ao trailer: https://www.olhardecinema.com.br/film/o-estranho/

A sessão com audiodescrição e LIBRAS será no dia 19 de junho, às 16h30, no Cine Passeio.

- “” – (Dir. Rafael Conde | Brasil | 2023 | 124 min)Zé (Caio Horowicz) e Lena (Eduarda Fernandes) se casam justamente quando sua militância na Ação Popular, organização de esquerda que resistia à ditadura militar brasileira, os obriga à clandestinidade severa. O filme de Rafael Conde representa, através de atuações marcantes e uma decupagem segura e eloqüente, o contexto sombrio com réstias de esperança em que se encontrava José Carlos Mata Machado naquele período. O cerco do aparelho repressivo do Estado se fechando, os companheiros sendo presos ou mortos um a um e o pesadelo da tortura são habilmente entremeados com questionamentos sobre o sentido último da militância, a influência intelectual do pai e os projetos de constituir família e ver crescer os filhos.

Assista ao trailer: https://www.olhardecinema.com.br/film/ze/

A sessão com audiodescrição e LIBRAS será no dia 21 de junho, às 15h45, no Cine Passeio.

Na Mostra Exibições Especiais, um  espaço livre para filmes brasileiros e internacionais que combina temas, grandes nomes e filmes nacionais incontornáveis, as sessões com audiodescrição e LIBRAs são:

- “O Acidente” - (Dir. Bruno Carboni | Brasil | 2022 | 95 min)  - É noite em Porto Alegre, e Joana (Carol Martins) segue de bicicleta para seu trabalho. Um acontecimento inesperado, porém, vai sacudir a rotina da jovem mulher, fazendo-a questionar suas certezas e colocando-a frente a frente com suas escolhas. Um pequeno conto moral, filmado e montado com precisão, mas sem qualquer resquício de frieza. Uma aposta firme na potência da ficção e das complexidades humanas, e especialmente no poder do cinema em capturá-las.

Assista ao trailer: https://www.olhardecinema.com.br/film/o-acidente/

As duas sessões do longa contarão com audiodescrição e LIBRAS e ocorrem nos dias 15 de junho, às 18h30, e no dia 16 de junho, às 16, no Cine Passeio.

Na Mostra Pequenos Olhares, que é dedicada às crianças e promove um espaço aberto para os jovens espectadores viverem a experiência do festival, as sessões com audiodescrição e LIBRAS são:

- “Fabulosos João e Maria” (Dir. Arnaldo Galvão | Brasil |101 min) - A produção é uma adaptação atual do conto dos Irmãos Grimm. E se a Bruxa não esperasse as crianças se perderem na floresta? E se ela provasse os problemas financeiros para que as crianças tivessem que pedir sua ajuda? E se a Bruxa fosse alguém tão agradável que todos permitissem que ela entrasse em suas casas?

Assista ao trailer: https://www.olhardecinema.com.br/film/fabulosos-joao-e-maria/

“Fabulosos João e Maria” será exibido nos dias 17 e 18 de junho (sábado e domingo), às 10h30, no Cine Passeio (R. Riachuelo, 410 – Centro).  As sessões são gratuitas e os ingressos serão distribuídos 30 minutos antes do início da exibição.

Inclusão também nas telas - O curta-metragem “Diafragma”, que faz parte da Mostra Pequenos Olhares, é um dos filmes que abordam o termo inclusão. A animação brasileira gira em torno do pequeno Carlos, que perde sua visão após descobrir que possui diabetes, tendo que passar por mudanças que o levam a colori a vida por meio de outras possibilidades. O filme de Robson Cavalcante será exibido gratuitamente nos dias 16 de junho, às 24h, no Cine Teatro da Vila, na R. Davi Xavier da Silva, 451, no CIC, assim como pela plataforma Itaú Play, de forma online e também gratuita, de 20 de julho a 4 de julho.

Confira a programação completa do festival e acompanhe as novidades por meio do site oficial www.olhardecinema.com.br e pelas redes sociais:  Instagram (@olhardecinema) e Tiktok (@olhardecinema).

 

O 12º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba tem patrocínio do Itaú, Uninter, Peróxidos do Brasil e Sanepar. A produção é da Grafo Audiovisual, com realização do Ministério da Cultura – Governo Federal – Brasil União e Reconstrução, e com o apoio do programa de apoio e incentivo à cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba. Consulte sempre a classificação indicativa.

Serviço:
12º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba
Data
: 14 a 22 de junho de 2023
Ingressos pelo site oficial: www.olhardecinema.com.br
Instagram: www.instagram.com/Olhardecinema
TikTok: https://www.tiktok.com/@olhardecinema
Produção: Grafo Audiovisual
Patrocínio: Itaú, Uninter, Peróxidos do Brasil e Sanepar
Realização: Ministério da Cultura – Governo Federal – Brasil União e Reconstrução; Projeto realizado com o apoio do programa de apoio e incentivo à cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

 

Nenhum comentário: