terça-feira, 18 de abril de 2023

Design Week de Milão.

 

 

 Tendências e novidades em rochas naturais brasileiras

 


Seis empresas do setor de rochas ornamentas brasileiro participam, na Itália, da Milano Design Week – FuoriSalone, uma das maiores vitrines de design do mundo, que seguirá até o dia 26 de abril, na Università degli Studi di Milano, como parte da exposição Interni Design Re-Evolution.

 

No Stone Pavilion, uma intervenção de design criada pela arquiteta e designer Vivian Coser e composta exclusivamente com rochas brasileiras, quartzito, rocha semi-preciosa e mármore dolomítico formam o ambiente realizado pelo It’s Natural – Brazilian Natural Stone, projeto de incentivo às exportações de rochas ornamentais nacionais, e promovido pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

 

Expostos em formas de chapas e peças de design, os materiais naturais da CajugramDapazDecoloresGramaziniGranistone e Pedra do Frade completam o ambiente delineado sob a essência da biofilia, conceito que leva o meio ambiente aos espaços urbanos, promove bem-estar, conforto emocional e sensação de relaxamento.

 

O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, e a gerente de indústria e serviços da Agência, Maria Paula Velloso, visitaram a intervenção de design no primeiro dia de exibição, acompanhados pelo presidente da Abimóvel, Irineu Munhoz, e pela diretora, Cândida Cervieri. Eles foram recebidos pelo gerente geral do Centrorochas, Giovanni Francischetto, e pela arquiteta Vivian Coser.

 

Sustentabilidade

Detentor da maior diversidade geológica do mundo, o Brasil possui um grande parque fabril para fornecimento de blocos, produtos acabados, semiacabados, obras de arte, de design, arquitetura, dentre outras. Graças à capacidade tecnológica de produção, o país vê suas rochas passarem por processos modernos e ambientalmente sustentáveis.

 

Mais de 95% de toda a água utilizada no processo produtivo é totalmente reaproveitada, além disso, os resíduos da produção são utilizados ou destinados para depósitos licenciados. As rochas contam ainda com menor taxa de emissão de CO2 na produção, em relação a outras opções de revestimentos usados em projetos de arquitetura.

 

Participando ativamente do Green Building Council Brasil, Vivian Coser reforça a sustentabilidade da rocha natural. “Ela não contém quaisquer produtos químicos ou toxinas nocivas. Além disso, o material pode ser facilmente reciclado e reaproveitado, o que pode prolongar sua vida útil, ao mesmo tempo em que preserva energia, água e outros recursos essenciais”, completou a arquiteta que também é embaixadora do Instituto Terra (um instituto fundado pelo fotógrafo Sebastião Salgado e sua esposa Lélia Wanick Salgado, focado em práticas sustentáveis e recuperação ambiental).

 

Relação comercial Brasil X Itália

A Itália, é hoje, o 3º maior destino das exportações de rochas naturais brasileiras. Desse total, 82,1% são blocos. A preferência do país por rochas brutas acontece devido a sua grande capacidade de produção instalada e ao grande know-how para beneficiamento e distribuição de rochas singulares para Europa e Oriente Médio.

 

Em 2022, as exportações brasileiras para a Itália registraram faturamento de U$ 103,4 milhões, 19,4% superior a 2021. “O fator determinante para esse crescimento foi o aumento da demanda pelos quartzitos de alto valor agregado, materiais que são aplicados em ambientes nobres e exclusivos, e que vêm registrando excelente aceitação comercial em toda a Europa”, detalhou o gerente geral do Centrorochas, Giovanni Francischetto. “O desempenho das exportações para o país sede da Semana de Design de Milão, que até o ano de 2020 se apresentava estável (com vendas na casa de U$ 65 milhões anuais, em média), em 2021, registrou forte crescimento de 52,4% ou U$ 19,7 milhões no período e em 2022, superou a casa de U$ 100 milhões de rochas brasileiras exportadas”, explicou.

 

Conheça os oito tipos de rochas brasileiras em exposição

Amazonite (Fornecido por Granistone)

Uma rocha exótica semi-preciosa, feita de cristal de quartzo, ripa e uma rara pegmatita de cor ciano. Tem um alto grau de dureza e alta resistência aos ácidos e produtos de limpeza. Por ter quartzo em sua composição, pode ser retro-iluminada por ser translúcida.

Também pode ser utilizado em áreas externas, espaços gourmet, mesas, banheiros, piscinas e móveis.

 

Apollo Light (Fornecido por Cajugram)

O nome Apolo foi inspirado nas esculturas do deus grego da beleza, que pareciam perfeitas para este quartzito. O material tem tons leves e veios suaves que contrastam com os cristais de quartzo, harmonizando-se facilmente em ambientes clássicos ou modernos com facilidade. É uma pedra versátil que pode ser integrada a designs mais tradicionais e mais ousados em projetos mais exóticos. Sua composição é de 95% de cristais de quartzo, o que a torna um material muito denso, com aspecto muito homogêneo, além de ser dura, resistente à abrasão e com alta resistência à compressão e à flexão. A beleza da Apollo é realçada principalmente nos acabamentos polidos e acetinados, e pode ser aplicada em interiores ou em projetos exteriores, para pisos, paredes e bancadas.

 

Da Vinci (Fornecido por Decolores)

O quartzito Da Vinci é uma pedra exuberante composta de relíquias minerais como o quartzo e o fuchsite, que lhe conferem um aspecto translúcido e cor verde. Apresenta estruturas intrigantes como estratificações, linhas suaves que retratam como as areias de quartzo se movimentavam no ambiente onde Da Vinci foi formado, há 3 milhões de anos. Pode ser utilizado em diversas áreas, incluindo piscinas.

 

Natura (Fornecido por Pedra do Frade)

O quartzito Natura vem de uma região chamada Serra da Carnaíba, onde existe a maior concentração de esmeraldas do Brasil, daí a sua cor verde esmeralda. É composto de quartzitos verdes, cristais de quartzo branco, entrelaçados com fuchsite e escória esmeralda.

 

Lunar (Fornecido por Pedra do Frade)

Lunar é um mármore dolomítico do sul da Bahia, Brasil. Este material tem um fundo branco com veias acinzentadas, trazendo elegância e versatilidade. Por ser um mármore dolomítico, tem resistência acima da média e pode ser usado em muitos projetos diferentes, inclusive em cozinhas.

 

Polaris (Fornecido por Gramazini)

Um peculiar quartzito de cor verde intenso e branco. Este se diferencia no mercado, intrigando com sua beleza e durabilidade. Polaris é a estrela mais brilhante da constelação Ursa Menor e está localizada aproximadamente no pólo celestial norte. Daí o nome. Com suas variações de cor do verde para o branco e dourado, foi descoberta uma nova "estrela", Polaris.

 

Speranza (Fornecido por Granistone)

Um quartzito único, com um fundo verde escuro e veias em movimento verde néon, tem um alto grau de dureza e resistência aos ácidos e produtos de limpeza. Pode ser utilizado em áreas internas e externas.

 

Vanilla Sky (Fornecido por Dapaz)

O Vanilla Sky é um quartzito dourado, bronzeado e branco do Brasil. Seu desenho atemporal pode ser adaptado a praticamente qualquer tipo de projeto, do tradicional ao moderno. Esta pedra metamórfica é extraída nas montanhas do Ceará, e suas origens podem ser datadas de centenas de milhões de anos. A Mãe Natureza imprime nesta obra-prima movimentos suaves que se assemelham a pinceladas com movimentos sutis que surpreendem sem impressionar o olhar.

 

Sobre o It’s Natural – Brazilian Natural Stone

O It’s Natural – Brazilian Natural Stone é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O programa tem por objetivos estimular e aumentar as exportações de rochas ornamentais brasileiras, através de um conjunto de ações estratégicas de internacionalização com ações de promoção, fortalecimento da imagem e desenvolvimento do setor no mercado mundial.

 

Sobre o Centrorochas

O Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais está presente em todas as demandas nacionais para aumentar a competitividade do setor de rochas ornamentais. A entidade atua diretamente dando suporte nos trâmites relacionados à presença do empresário brasileiro no exterior combinando com atividades comerciais e operacionais relativas ao desenvolvimento e evolução das empresas brasileiras.

 

Sobre a ApexBrasil

A ApexBrasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

 

O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, e a gerente de indústria e serviços da Agência, Maria Paula Velloso, visitaram a intervenção de design no primeiro dia de exibição, acompanhados pelo presidente da Abimóvel, Irineu Munhoz, e pela diretora, Cândida Cervieri. Eles foram recebidos pelo gerente geral do Centrorochas, Giovanni Francischetto, e pela arquiteta Vivian Coser.

 

Sustentabilidade

Detentor da maior diversidade geológica do mundo, o Brasil possui um grande parque fabril para fornecimento de blocos, produtos acabados, semiacabados, obras de arte, de design, arquitetura, dentre outras. Graças à capacidade tecnológica de produção, o país vê suas rochas passarem por processos modernos e ambientalmente sustentáveis.

 

Mais de 95% de toda a água utilizada no processo produtivo é totalmente reaproveitada, além disso, os resíduos da produção são utilizados ou destinados para depósitos licenciados. As rochas contam ainda com menor taxa de emissão de CO2 na produção, em relação a outras opções de revestimentos usados em projetos de arquitetura.

 

Participando ativamente do Green Building Council Brasil, Vivian Coser reforça a sustentabilidade da rocha natural. “Ela não contém quaisquer produtos químicos ou toxinas nocivas. Além disso, o material pode ser facilmente reciclado e reaproveitado, o que pode prolongar sua vida útil, ao mesmo tempo em que preserva energia, água e outros recursos essenciais”, completou a arquiteta que também é embaixadora do Instituto Terra (um instituto fundado pelo fotógrafo Sebastião Salgado e sua esposa Lélia Wanick Salgado, focado em práticas sustentáveis e recuperação ambiental).

 

Relação comercial Brasil X Itália

A Itália, é hoje, o 3º maior destino das exportações de rochas naturais brasileiras. Desse total, 82,1% são blocos. A preferência do país por rochas brutas acontece devido a sua grande capacidade de produção instalada e ao grande know-how para beneficiamento e distribuição de rochas singulares para Europa e Oriente Médio.

 

Em 2022, as exportações brasileiras para a Itália registraram faturamento de U$ 103,4 milhões, 19,4% superior a 2021. “O fator determinante para esse crescimento foi o aumento da demanda pelos quartzitos de alto valor agregado, materiais que são aplicados em ambientes nobres e exclusivos, e que vêm registrando excelente aceitação comercial em toda a Europa”, detalhou o gerente geral do Centrorochas, Giovanni Francischetto. “O desempenho das exportações para o país sede da Semana de Design de Milão, que até o ano de 2020 se apresentava estável (com vendas na casa de U$ 65 milhões anuais, em média), em 2021, registrou forte crescimento de 52,4% ou U$ 19,7 milhões no período e em 2022, superou a casa de U$ 100 milhões de rochas brasileiras exportadas”, explicou.

 

Conheça os oito tipos de rochas brasileiras em exposição

Amazonite (Fornecido por Granistone)

Uma rocha exótica semi-preciosa, feita de cristal de quartzo, ripa e uma rara pegmatita de cor ciano. Tem um alto grau de dureza e alta resistência aos ácidos e produtos de limpeza. Por ter quartzo em sua composição, pode ser retro-iluminada por ser translúcida.

Também pode ser utilizado em áreas externas, espaços gourmet, mesas, banheiros, piscinas e móveis.

 

Apollo Light (Fornecido por Cajugram)

O nome Apolo foi inspirado nas esculturas do deus grego da beleza, que pareciam perfeitas para este quartzito. O material tem tons leves e veios suaves que contrastam com os cristais de quartzo, harmonizando-se facilmente em ambientes clássicos ou modernos com facilidade. É uma pedra versátil que pode ser integrada a designs mais tradicionais e mais ousados em projetos mais exóticos. Sua composição é de 95% de cristais de quartzo, o que a torna um material muito denso, com aspecto muito homogêneo, além de ser dura, resistente à abrasão e com alta resistência à compressão e à flexão. A beleza da Apollo é realçada principalmente nos acabamentos polidos e acetinados, e pode ser aplicada em interiores ou em projetos exteriores, para pisos, paredes e bancadas.

 

Da Vinci (Fornecido por Decolores)

O quartzito Da Vinci é uma pedra exuberante composta de relíquias minerais como o quartzo e o fuchsite, que lhe conferem um aspecto translúcido e cor verde. Apresenta estruturas intrigantes como estratificações, linhas suaves que retratam como as areias de quartzo se movimentavam no ambiente onde Da Vinci foi formado, há 3 milhões de anos. Pode ser utilizado em diversas áreas, incluindo piscinas.

 

Natura (Fornecido por Pedra do Frade)

O quartzito Natura vem de uma região chamada Serra da Carnaíba, onde existe a maior concentração de esmeraldas do Brasil, daí a sua cor verde esmeralda. É composto de quartzitos verdes, cristais de quartzo branco, entrelaçados com fuchsite e escória esmeralda.

 

Lunar (Fornecido por Pedra do Frade)

Lunar é um mármore dolomítico do sul da Bahia, Brasil. Este material tem um fundo branco com veias acinzentadas, trazendo elegância e versatilidade. Por ser um mármore dolomítico, tem resistência acima da média e pode ser usado em muitos projetos diferentes, inclusive em cozinhas.

 

Polaris (Fornecido por Gramazini)

Um peculiar quartzito de cor verde intenso e branco. Este se diferencia no mercado, intrigando com sua beleza e durabilidade. Polaris é a estrela mais brilhante da constelação Ursa Menor e está localizada aproximadamente no pólo celestial norte. Daí o nome. Com suas variações de cor do verde para o branco e dourado, foi descoberta uma nova "estrela", Polaris.

 

Speranza (Fornecido por Granistone)

Um quartzito único, com um fundo verde escuro e veias em movimento verde néon, tem um alto grau de dureza e resistência aos ácidos e produtos de limpeza. Pode ser utilizado em áreas internas e externas.

 

Vanilla Sky (Fornecido por Dapaz)

O Vanilla Sky é um quartzito dourado, bronzeado e branco do Brasil. Seu desenho atemporal pode ser adaptado a praticamente qualquer tipo de projeto, do tradicional ao moderno. Esta pedra metamórfica é extraída nas montanhas do Ceará, e suas origens podem ser datadas de centenas de milhões de anos. A Mãe Natureza imprime nesta obra-prima movimentos suaves que se assemelham a pinceladas com movimentos sutis que surpreendem sem impressionar o olhar.

 

Sobre o It’s Natural – Brazilian Natural Stone

O It’s Natural – Brazilian Natural Stone é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O programa tem por objetivos estimular e aumentar as exportações de rochas ornamentais brasileiras, através de um conjunto de ações estratégicas de internacionalização com ações de promoção, fortalecimento da imagem e desenvolvimento do setor no mercado mundial.

 

Sobre o Centrorochas

O Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais está presente em todas as demandas nacionais para aumentar a competitividade do setor de rochas ornamentais. A entidade atua diretamente dando suporte nos trâmites relacionados à presença do empresário brasileiro no exterior combinando com atividades comerciais e operacionais relativas ao desenvolvimento e evolução das empresas brasileiras.

 

Sobre a ApexBrasil

A ApexBrasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil

Nenhum comentário: