segunda-feira, 13 de março de 2023

 


CASACOR: Pedro Ariel Santana apresenta Estudo de Tendências do Morar para 2023

Aula exclusiva do Diretor de Relacionamento e Conteúdo da CASACOR, disponível no YouTube, fala dos temas que estarão presentes nas mostras 2023 pelo Brasil e América.

Com 36 anos de existência, a CASACOR, mais completa mostra de arquitetura, paisagismo e design de interiores das Américas, é um dos grandes hubs de experimentação e tendências do segmento, mostrando de forma contínua, os caminhos e a evolução do morar no Brasil e no mundo.


Para apresentar o processo criativo do time curador e os caminhos que levaram ao tema da CASACOR 2023 - 'Corpo&Morada' – o Diretor de Relacionamento e Conteúdo, Pedro Ariel Santana, autor da série de livros 'A Grande Beleza', pesquisador de tendências e palestrante sobre o tema, criou uma aula exclusiva disponível no YouTube oficial da mostra, que conta passo a passo, o mapeamento das tendências neste e nos próximos anos.

"Estamos na Era do Cuidado. Cuidar da casa como se cuida do corpo e do corpo como se cuida da casa. Essa tendência foi identificada em meses de estudos e pesquisas de comportamento nas mais variadas fontes nacionais e internacionais, e todas elas apontam um cenário de incerteza para o futuro imediato. Estamos no final de uma pandemia que afetou nosso modo de viver imensamente. Entramos num período de guerra na Europa, que agrava a crise econômica e impacta os preços de combustíveis e alimentos. O mundo todo prevê um crescimento econômico mínimo e temos ainda as mudanças climáticas que já são uma realidade palpável. Diante disso, identificamos sentimentos de insegurança e frustração que nos mostram um mundo adoecido – justamente pela falta de cuidados. A resposta da humanidade diante de tudo isso é a entrada num processo de atenção com o outro, com o planeta e com a casa", explica.

Para Pedro Ariel, o grande símbolo do momento é a figura de um jardineiro. "O Jardineiro representa o pequeno trabalho que ajuda a mudar o mundo. Tecer nosso amanhã exige a persistência de um jardineiro, cujo jardim extrapola o canteiro da casa", complementa.

Na aula, o especialista em tendências fala ainda sobre qual será a resposta da arquitetura a tudo isso, principalmente quando o assunto são as temperaturas extremas. Pedro Ariel cita a Casa Biomimética - junção dos termos gregos: bio, que significa vida e mimesis, que é imitação. Numa tradução de imitação da vida. Na prática, a técnica representa a busca por respostas na natureza e afirma que esse é um dos principais caminhos que devem guiar o segmento e as novas construções, além de estar presente nos projetos que serão apresentados na CASACOR 2023.

Para a área de Interiores, Pedro Ariel fala em 3 eixos em desenvolvimento: Afeto e memória, que faz referência ao conforto, ao acolhimento, ao pertencimento e aos objetos com história, que criam e reconstroem conexões. O movimento Plantoproceno, em que o interior e o exterior das casas se confundem e se fundem com o verde e as plantas como fator de integração desses ambientes. E por fim, a tendência Vintage Consciente, liderada pela Geração Z, com nascidos a partir de 1997. Essa geração, segundo Pedro Ariel, teve seu futuro 'roubado' pela pandemia e pelas mudanças climáticas e a resposta será sentida em breve nas formas de consumo (com o crescimento de brechós, peças reformadas e reutilizadas) e no jeito de viver. "Vamos entrar num grande período de colaboração entre seres humanos e natureza para tentar restabelecer a estabilidade que perdemos", finaliza.

 

Para assistir à aula completa, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=rpvypCo7G-4

 

Sobre a CASACOR

Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a mais completa mostra de arquitetura, paisagismo e design de interiores das Américas. O evento reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas e em 2023 chega à sua 36ª edição em São Paulo, com 17 praças nacionais (Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, Ribeirão Preto e Tocantins), e mais quatro internacionais (Miami, Bolívia, Paraguai e Peru).

 

Mais Informações:

https://casacor.abril.com.br/

www.janelascasacor.com.br/

Facebook: www.facebook.com/casacoroficial

Instagram: @casacor_oficial/@casacor_sustentavel



Frame da Aula de Pedro Ariel Santana, Diretor de Relacionamento da CASACOR
Visualizar todas as imagens em alta resolução











Nenhum comentário: