segunda-feira, 17 de outubro de 2022

 

Vila Sésamo lança nova temporada da série Pequenas Aventureiras no Youtube Kids e TV Cultura

O lançamento da segunda temporada da série faz parte das celebrações de 50 anos da estreia de Vila Sésamo no Brasil

São Paulo, Outubro de 2022Em outubro, o famoso programa de televisão Vila Sésamo faz 50 anos de sua estreia no Brasil e celebra lançando novos conteúdos, entre eles a mais nova temporada da série Pequenas Aventureiras. 


Dividida em quatro episódios de seis minutos, a série - que está disponível na TV Cultura a partir de hoje, 17 de Outubro, e no Youtube Kids a partir de 19 de Outubro - aborda de forma lúdica e divertida os desafios reais enfrentados por crianças entre 3 e 6 anos. Ao debater a equidade de gênero no desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes nas cinco áreas da abordagem STEAM – artes, ciências, engenharia, matemática e tecnologia, o objetivo da série é refletir sobre o lugar das mulheres nessas áreas de conhecimento e contribuir para que as meninas se sintam empoderadas desde pequenas para atuar em campos que são tradicionalmente ocupados por homens. 



Nessa nova temporada, a novidade é a inclusão da personagem brasileira Bel como protagonista da série, ao lado de Abby e Lola. A nova leva de episódios também introduz a Arte como tema, valorizando os desenhos como formas de registro e expressão das descobertas das aventureiras. O projeto também contempla a produção de dois vídeos DIYs (Faça Você Mesmo), que convidam os telespectadores a se transformarem em pequenos aventureiros ao recriar a maleta mágica e o diário que as protagonistas utilizam na série. 


Pequenas Aventureiras é uma produção da Sabiá Educacional, consultoria em educação e socioambientalismo, e conta com o patrocínio da FTD Educação e da Sotreq. O projeto também prevê a parceria com Secretarias de Educação e o engajamento de mais de 300 educadores de escolas municipais de todo o Brasil, com oficinas culturais que irão impactar diretamente mais de 9 mil crianças. 


“Nosso objetivo é que meninas se sintam pertencendo a essas áreas de conhecimento desde pequenas. Queremos evidenciar que elas são totalmente capazes e empoderá-las para desbravar o mundo e seus desafios. Por isso, a série aborda a equidade de gênero no desenvolvimento das competências e será protagonizada por meninas que resolvem problemas e situações cotidianas por meio do pensamento lógico-matemático e científico. Além dos conteúdos visuais na TV e online, o projeto contempla ações em parceria com Secretarias de Educação para engajar educadores e impactar crianças de todo o Brasil, contribuindo para melhorar a qualidade das experiências nas áreas de conhecimento STEAM”, explica Julia Tomchinsky, Diretora de Educação e Impacto Social para o Brasil da Sesame Workshop.  


A primeira temporada da série Pequenas Aventureiras foi lançada no Brasil, México e Colômbia. Além dos episódios disponíveis no canal do Youtube da Vila Sésamo e na TV Cultura, o conteúdo educacional da série foi posteriormente adaptado para cadernos de formação para educadores e caderno de atividades para as crianças de redes públicas de todo o Brasil.  


“Desde a estreia da série, em 2017, pudemos ver o interesse que o projeto gerou entre as crianças de todo o Brasil. Por isso estamos animados com o lançamento da nova temporada e dar continuidade a série, que aborda um tema tão relevante como a equidade de gênero nas áreas de Ciências, Matemática, Engenharia”, afirma Daniel Montezano, diretor da Sabiá Educacional. 


“Com uma base sólida de quem há 120 anos atua no mercado, a FTD Educação tem como missão transformar a sociedade por meio da Educação. Neste contexto, é importante apoiar projetos como o Pequenas Aventureiras, Monstros em Rede e outros, que trabalham com propostas socialmente responsáveis, de equidade de gênero e que oferecem às crianças uma visão equilibrada da sociedade, mais inclusiva, múltipla e acolhedora, despertando a curiosidade e o interesse”, diz Elizabeth Loureiro, Gerente de Negócios de RH/BP (Business Partner) da FTD Educação.


“É fundamental passar de geração em geração o valor do respeito ao próximo, e nada mais eficiente do que ensinar sobre isso de forma lúdica como a Vila Sésamo apresenta. Além disso, ter uma mulher brasileira como protagonista é muito gratificante e enriquecedor”, afirma Raquel Marques, Gerente de Responsabilidade Social da Sotreq. 


PROGRAMAÇÃO:

TV Cultura

Segunda a sexta, às 08h15


Youtube Kids 

19/10 às 9h  | FESTIVAL PEQUENAS AVENTUREIRAS 

22/10 às 9h  | Oficina Criativa – Maleta Mágica 

23/10 às 9h  | Episódio 1 – Em busca da Casa da Joaninha 

26/10 às 9h  | Oficina Criativa – Diário De Aventuras 

03/11 às 9h  | Clipe Musical – Pequenas Aventureiras 

10/12 às 9h  | Episódio 2 – O sumiço do aviãozinho de papel 

12/02 às 9h  | Episódio 3 – O resgate da bola 

19/02 às 9h  | Episódio 4 – Dinossauros no Jardim

###

 
 
 
 

Contatos de imprensa

Sesame Workshop | Kelly Silvério | kelly.silverio@sesame.org 

dosD3 | Lucila Theodoro | lucila.theodoro@dosd3.com 

FTD Educação |Andrea Martins | assessoria@ftd.com.br  | 55 11 98383 6191 

Sotreq | Harley Pinto | sotreq@lvba.com.br | 55 31 97310-1518 

Elenco

Lola: Voz e manipulação de boneco - Kelly Guidotti

Abby Cadabby: Voz e manipulação de boneco -  Thaís Carvalho

Bel: Voz - Thaís Carvalho / Manipulação de boneco - Paulo Henrique


Sobre Sesame Workshop

A Sésamo (Sesame Workshop) é uma organização educacional sem fins lucrativos por trás de Sesame Street, o programa de televisão pioneiro que diverte e ensina crianças desde 1969 e chegou ao Brasil em 1972 com o nome de Vila Sésamo. Hoje, Sesame Workshop é uma força educacional para transformação social em todo o mundo, com a missão de contribuir para que as crianças cresçam mais inteligentes, fortes e gentis. Hoje, alcançamos crianças em mais de 150 países, com uma ampla variedade de programas de mídia, educação e impacto social, todos baseados em pesquisas rigorosas e adaptados às necessidades e culturas das comunidades que atendemos. Para maiores informações, visite https://www.sesameworkshop.org/pt-pt


Sobre a Sabiá Educacional

A Sabiá Educacional atua no planejamento, implementação e avaliação de projetos de impacto social nas áreas de educação, cultura e meio ambiente. Criada em 2014, presta serviços de assessoria para empresas, governo e terceiro setor.


Sobre a FTD Educação  

Há 120 anos, a FTD Educação tem como missão transformar o futuro por meio da Educação, pensando além e inspirando a descoberta, a escolha, a liberdade e a cidadania. Reconhecida como uma empresa inovadora, parceira, flexível e humana, é movida pelo slogan “Conectamos Histórias. Construímos Futuros”. Sua proposta é integrada para escolas, alunos, professores e sociedade e conta com: materiais didáticos e de literatura; soluções educacionais (com suporte para escolas, consultoria educacional, formação de professores, entre outros); novas tecnologias (ferramentas que ampliam possibilidades de ensino dentro e fora da sala de aula); obras e serviços que envolvem a família na busca por uma educação completa.  www.ftd.com.br     


Sobre a Sotreq

Com mais de 80 anos de inovação, a Sotreq é uma empresa nacional que fornece soluções para equipamentos novos e seminovos, tecnologia, suporte ao produto especializado, além de solução para locação. É revendedora Oficial Cat ® com mais de 50 filiais distribuídas em mais de 90% do território nacional. Atende aos segmentos de mercado de Óleo e Gás, Marítimo, Industrial, Energia, Construção, Mineração, Agronegócio e Florestal com uma equipe técnica altamente qualificada.


© Sesame Workshop 2022. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário: