quinta-feira, 15 de setembro de 2022

LITERATURA ATUAL

 





Marginalidade e a boemia se misturam à cultura de Israel

No lançamento "O Pseudo", o escritor Isaac M. Katz propõe uma reflexão sobre os tabus sexuais e sociais do ponto de vista judaico

O choque cultural entre israelenses e brasileiros norteiam o lançamento O Pseudo, do escritor Isaac M. Katz. Este é o terceiro livro do autor carioca que busca trazer para o público a cultura judaica com toques sutis de humor.

Por meio um romance entre o protagonista - identificado como “I” - e uma israelense misteriosa auto refugiada no Brasil, o escritor introduz a presença da cultura judaica e as diferenças sociais-econômicas no país.

O personagem principal é um homem de classe média-alta, demitido do emprego por suas convicções religiosas, que acaba forçado pelo pai a fazer diversos concursos públicos (inclusive de primeiro grau!). Já Yael, mergulhada na apatia prefere esquecer o passado


Aqui todos a veem apenas como uma prostituta, mas, em sua terra natal, a israelense era oficial-tenente condecorada do exército. Depois de se rebelar contra os superiores, foi retirada de campo e transferida para o setor burocrático. Nosso anti-herói I aproveita a oportunidade e a usa em seu esquema de fraude contra seu novo amigo milionário.

Para expressar uma fluidez narrativa, Isaac M. Katz revela a própria mistura de cultura judaica e brasileira ao inserir termos em hebraico no decorrer do enredo. A obra conta também com um glossário de palavras comuns no cotidiano da religião para auxiliar o leitor não judeu na compreensão da narrativa.

A temporada que o autor passou em Tel Aviv, na costa israelense do mar Mediterrâneo, contribuiu com a fidedignidade na descrição das cenas e dos personagens. Com formações em Direito e Cinema, Katz possui outros dois livros que abordam a temática judaica, “A leaká e eu” e “O Rei da Dor”.

FICHA TÉCNICA
Título: O Pseudo
Autor: Isaac M. Katz
ISBN/ASIN: 9786589975328
Páginas: 234
Preço: R$ 49,59 
Onde comprar: Clube de Autores

Sobre o autor: Isaac M. Katz é formado em Direito pela UERJ e Tecnólogo em Cinema pela Estácio de Sá. Fez o curso Hasifa de Cinema e Televisão em Tel Aviv, Israel. É fundador do Curso Virtual de Roteiro no YouTube e do site Katz Soul. Além de “O Pseudo”, é autor de “A leaká e eu” e “O Rei da Dor”.

Redes sociais:

Nenhum comentário: