sexta-feira, 5 de agosto de 2022

 

VEM AÍ O INFFINITO FILM FESTIVAL


De 10 a 25 de setembro, a 26ª edição do evento exibirá em formato híbrido 70 filmes inéditos nos Estados Unidos, com homenagem à produtora Debora Ivanov e show de Adriana Calcanhotto em Miami

“Pixinguinha, Um Homem Carinhoso” será o filme de abertura do festival. Foto: Paprica Fotografia


PRESS KIT/FOTOS

 

O Inffinito Film Festival, maior e mais importante festival de cinema brasileiro realizado no exterior, chega à sua 26ª edição. De 10 a 25 de setembro, serão exibidas nos Estados Unidos, em formato híbrido, cerca de 70 produções brasileiras, todas inéditas nos Estados Unidos (lista completa abaixo). O festival começa com um evento ao ar livre em Miami e marca a volta da mostra competitiva presencial, com exibições no MDC’s Tower Theater Miami, e show de Adriana Calcanhotto no Miami Beach Bandshell. As já tradicionais mostras virtuais, disponíveis para o público americano, reúnem 57 filmes, sendo 10 documentários e 19 curtas em competição, e 28 em mostras paralelas. De Porto Rico ao Alasca, os filmes serão exibidos através da www.inff.online - primeira plataforma internacional de streaming dedicada exclusivamente ao audiovisual brasileiro.


 

O evento contará com a presença dos atores, diretores e produtores convidados do 26º Inffinito Brazilian Film Festival, entre eles os atores Eduardo Moscovis e Bárbara Paz, diretores Denise Saraceni, Lô Politti e Gustavo Rosa, produtores Debora Ivanov, Laís Bodanzky e Carlos Moletta, além de jornalistas, patrocinadores e convidados.

 

O Inffinito Film Festival teve início em 1997 quando Adriana L. Dutra, Cláudia Dutra e Viviane Spinelli idealizaram o Brazilian Film Festival em Miami, no ano em que foi promulgada a Lei do Audiovisual, que tirou as produções nacionais da estagnação e impulsionou no Brasil o movimento da Retomada. De lá para cá, elas realizaram 88 festivais em 13 cidades no mundo: Nova York, Vancouver, Londres, Roma, Madri, Barcelona, Frascati, Milão, Buenos Aires, Montevidéu, Bogotá, Canudos e Miami, e exibiram mais de dois mil filmes nacionais para um público de mais de dois milhões de pessoas. 

 

MÚSICA E CINEMA EM MIAMI - A noite de abertura será no dia 10 de setembro, no New World Center (NWC Soundscape Park - 400 17th St, Miami Beach, FL 33139), em Miami, com entrada gratuita e apresentação musical do Instituto Flauta Mágica, que ensina balé, canto e flauta doce a crianças da periferia de Cuiabá/MT, há 24 anos. Após a apresentação, o público assistirá ao consagrado filme Pixinguinha, um Homem Carinhoso, dirigido por Denise Saraceni e Allan Fiterman e estrelado por Seu Jorge e Taís Araújo. Veja o trailer oficial do filme.

 

CURADORIA - A curadoria de longas do Inffinito Film Festival é composta pela cineasta, documentarista e diretora do Circuito Inffinito Adriana L. Dutra e pelo crítico de cinema Ricardo Cota. A produtora audiovisual Malu de Martino assina a curadoria de documentários e a produtora Laura Fernandes, a de curtas-metragens, junto com Adriana L. Dutra.

 

MOSTRA COMPETITIVA DE LONGAS - De 11 a 16 de setembro, a Mostra Competitiva de Longas-Metragens acontecerá no Tower Theater Miami (Tower Theater Miami - 1508 SW 8th St, Miami, FL 33135). A diversidade de temas e estilos confere à seleção de longas em competição um ar de panorama do Brasil contemporâneo.  O país vive um momento de imersão nos próprios problemas, que vão de crises existenciais (“Por que você não chora?”) e familiares (“Sol”) às lutas particulares de mulheres (“Mar de Dentro”) e negros (“Medida Provisória”).  Os gêneros também se estendem da comédia rasgada (“Bem-vinda a Quixeramobim”) a retratos de personalidade tão distintas quanto as do músico Pixinguinha (“Pixinguinha, Um Homem Carinhoso”) e a do empresário Eike Batista (“Eike - Tudo ou Nada”).  Na mostra paralela, os cinco filmes selecionados mantêm o tom de pluralidade, sobretudo estética, exibindo obras que dialogam com o teatro (“Antígona 442 A.C”), a memória (“Doutor Gama”), a literatura (“O Auto da Boa Mentira”) e a luta constante por reconhecimento ancestral dos povos indígenas (“Rama Pankararu”).  São filmes que oferecem ao espectador uma oportunidade única de conhecer os problemas, mas sobretudo a riqueza cultural do Brasil, país que encontra na arte a sua mais completa tradução.

 

PREMIAÇÃO E SHOW DE ADRIANA CALCANHOTTO - A cerimônia de encerramento e entrega do Troféu Lente de Cristal ao Melhor Filme escolhido pelo público será no dia 17 de setembro, no Miami Beach Bandshell (Miami Beach Bandshell - 7275 Collins Ave, Miami Beach, FL 33141), com apresentação da banda Johnny’s às 6:00 PM, seguida do filme Amazon/Amazônia, de Thierry Ragobert, às 7:00 PM e do show Adriana Calcanhotto In Concert, às 8:30pm.

 

Cerimônia de encerramento e premiação (17/09) terá show de Adriana Calcanhoto. Foto: Leo Aversa

 

MOSTRA VIRTUAL – De 10 a 25 de setembro, a programação para todo o território americano acontecerá na plataforma http://www.inff.online. Em oito salas virtuais, serão exibidos 57 filmes, sendo 10 de competitiva de documentário, 19 de competitiva de curta-metragem, 28 de mostras paralelas. A programação completa está disponível no site.

 

HOMENAGEM A DEBORA IVANOV - O 26º Inffinito Brazilian Film Festival homenageia com uma mostra especial a produtora Debora Ivanov, responsável pela produção de mais de 60 filmes brasileiros. Advogada de formação, ela foi diretora do Sindicato da Indústria do Audiovisual do Estado de São Paulo e integrou o Conselho Consultivo da SPCine. Fundou em Santos o Instituto Querô, ONG voltada para jovens de baixa renda da região portuária de Santos que promove capacitação na indústria audiovisual. Em 2000, tornou-se sócia da produtora Gullane e produziu dezenas de filmes, entre eles “Que Horas Ela Volta?”, “Até Que a Sorte nos Separe”, “Uma História de Amor e Fúria”, entre muitos outros. Foi nomeada diretora da ANCINE em 2015. Em 2017, assumiu a presidência da Agência até 2020. 

 

DOCUMENTÁRIOS - O tamanho do Brasil é proporcional à diversidade de temas que perpassam as histórias que os documentaristas submeteram a esta seleção. A multiplicidade foi tanta, que a curadoria resolveu propor recortes para poder levar, ao público, um panorama mais amplo do que compõe a safra recente de documentários de realizadores brasileiros. À já consolidada mostra competitiva se somaram outras: a “Ritmos do Brasil”, que viaja pela pluralidade da música brasileira, e a “Brasil Urgente”, que ressalta tópicos que não podem sair da pauta nos nossos dias.

 

LISTA COMPLETA DAS PRODUÇÕES BRASILEIRAS SELECIONADAS:


Mostra Universitária

Alice dos Anjos de Daniel Leite Almeida


Abertura do festival

Pixinguinha, Um Homem Carinhoso, de Denise Saraceni e Allan Fiterman


Hors Concours

Sociedade do Medo, de Adriana L. Dutra


Competitiva Longa-metragem

Medida Provisória, de Lázaro Ramos 

Mar de Dentro, de Dainara Toffoli 

Bem-vinda a Quixeramobim, de Halder Gomes

Sol, de Lô Politi

Eike - Tudo ou Nada, de Andradina Azevedo e Dida Andrade

Por que Você Não Chora?, de Cibele Amaral

Ela e Eu de Gustavo Rosa, de Moura

A Viagem de Pedro, de Laís Bodanzky 


Abertura da Mostra Homenagem

Amazônia, de Thierry Ragobert


Competitiva Documentário

O Melhor Lugar do Mundo é Agora, de Caco Ciocler

O Circo Voltou, de Paulo Caldas

Eneida, de Heloisa Passos

Você Não Sabia de Mim, de Alan Minas 

Sinfonia de Um Homem Comum, de  José Joffily

Já Que Ninguém me Tira Pra Dançar, de Ana Maria Magalhães

Nunca Mais Serei a Mesma, de Alice Lanari

Direito de Sonhar, de Theresa Jessouroun

Belchior - Apenas Um Coração Selvagem, de Camilo Cavalcanti e Natália Dias 

ROLÊ – Histórias dos Rolezinhos, de Vladimir Seixas


Competitiva Curta-metragem

Carta para Glauber, de Gregory Baltz

Era uma Vez uma Princesa , de Lisiane Cohen

Benzedeira de San Marcelo e Pedro Olaia

Abscesso, de Bianca Iatallese

Como Respirar Fora D'água, de Júlia Fávero  e Victoria Negreiros

Só Mais Uma Frase, de Giulia Bertolli

Romance, de  Karine Teles

Da Janela Vejo o Mundo, de  Ana Catarina Lugarini

Chão de Fábrica, de  Nina Kopko

O Fundo dos Nossos Corações, de  Letícia Leão

Trovão sem Chuva, de Bruno Bini

Itinerário de Cicatrizes, de Gloria Albues

Ibeji ibeji, de  Victor Rodrigues

Enquanto Seu Lobo Não Vem, de Jorge Farjalla

Ato, de Bárbara Paz

Liberdade, de João Manteufel

Fim do Dia, de Rafael Raposo

O Formoso, de Roberto Leite

Uma Paciência Selvagem me Trouxe até Aqui, de  Érica Sarmet


Paralela Ficção

O Auto da Boa Mentira, de José Eduardo Belmonte

Antígona 442 A.C., de Maurício Farias

Meu Nome É Bagdá de Caru Alves, de Souza

Doutor Gama, de Jeferson De

Rama Pankararu, de Pedro Sodré


Ritmos Brasil

Gilberto Gil Antologia Vol.1, de Lula Buarque de Hollanda

Manguebit, de Jura Capela

Aquilo Que Eu Nunca Perdi, de Marina Thomé

Dois Tempos, de Pablo Francischelli

Uma Garota Chamada Marina, de Candé Salles 

Cantos Espirituais, de Andre Schultz, Eduardo Xocante, Denise Schultz, Lucas Margutti,  Mauro Heitor

A Música Natureza de Léa Freire, de Lucas Weglinski


Panorama Doc

Babenco: Alguém Tem que Ouvir o Coração e Dizer Parou, de Bárbara Paz

A Quem Interessa a Ignorância?, de Alexandre Carvalho

A Arte de Se Reinventar, de Pedro Garrido

Lobby do Batom, de Gabriela Gastal

8 Presidentes 1 Juramento - A História de um Tempo Presente, de Carla Camurati

Voluntário****1864, de Sandra Kogut

O Presidente Improvável, de Belisário Franca


Homenagem Débora Ivanov

Uma História de Amor e Furia, de Luiz Bolognesi, Jean Cullen De Moura e Marcelo Fernandes De Moura;

Que horas Ela Volta?, de  Anna Muylaert

As Melhores Coisas do Mundo,  de Laís Bodanzky

4x100 - Correndo Por Um Sonho, de Tomas Portella

O Lobo Atrás da Porta, de Fernando Coimbra

Querô, de Carlos Cortez

Crianças Invisíveis, de Mehdi Charef, Emir Kusturica, Spike Lee, Kátia Lund, Jordan Scott, Ridley Scott, Stefano Veneruso e John Woo

Seu Nenê da Vila Matilde, de Carlos Cortez

Geraldo Filme, de Carlos Cortez

 

INGRESSOS

- Noite de abertura no New World Center Soundscape Park - Evento gratuito 

- Ingresso Mostra Presencial no Tower Theater Miami - $15,00 - https://www.towertheatermiami.com/

- Ingresso Noite de Premiação e show de Adriana Calcanhotto

 https://www.northbeachbandshell.com/events#/events?event_id=44964

 

- Ingresso para Mostra Virtual na Inff.online - $8,88 - www.inff.online


O 26º Inffinito Brazilian Film Festival contou com o apoio das seguintes empresas e governos:


PATROCÍNIOS 2022

Esse programa é patrocinado pelo Miami-Dade County Department of Cultural Affairs and the Cultural Affairs Council, Miami-Dade County Mayor and Board of County Commissioners, Miami-Dade County Tourist Development Council, City of Miami Beach Cultural Affairs Program and Cultural Arts Council, Garcia Family Foundation and Titanio Films

 

Embaixadoras Inffinito: Laura Fernandes, Liliana Kawase and Renata Garcia

 

Hotel Oficial: Palihouse - Miami Beach

 

Apoio: MDC’s Tower Theater Miami, Miami Beach Bandshell, Little Brazil Restaurant and ATC Cargo

  

Apoio de Midia: AcheiUSA Newspaper, Acontece Magazine, Radio Florida Brazil

 

Promoção: GloboPlay

 

Amigos do Festival: BACC - Brazilian American Chamber of Commerce of Florida, Centro Cultural Brazil USA, Downtown Doral Charter Upper School, Ronald W. Regan Doral Senior High, Gulliver Prep, Morningside K8 Academy, Miami Be Happy, NExperience, Talita Pinheiro PA, Sfihas Brazil, Rejuvchip, One Concept Clinic, Florida International University, and New World Center.


Realização e produção: Inffinito

Nenhum comentário: