quinta-feira, 28 de abril de 2022

 João Negrão:

“Paradoxos de Vidas Marginais”




“João Negrão lança, com sessão de autógrafos, o seu primeiro livro denominado “Paradoxos de vidas marginais”,                                          nesta sexta-feira 29 de abril, no Spot Bear Bar”.na Capital do Paraná.


O primeiro livro de um escritor sempre é cercado de grande expectativa: do próprio autor, dos parentes, dos amigos, dos amigos dos amigos, e da editora. O livro de João Negrão passa por estes momentos, mas com um diferencial: “A cada página lida aguça a curiosidade do leitor em continuar a leitura desses escritos numa linguagem própria do autor nos revelando seu mundo gay. Os personagens têm uma incrível desenvoltura, bem elaborados, marcantes e que muitas vezes nos fazem participar ativamente dos escritos.”, afirma o escritor Luiz Arthur Montes Ribeiro que faz a apresentação do livro.


Paradoxos de Vidas Marginais é prefaciado pelo jornalista e escritor José Castelo. Segundo ele: Calcado nessas experiências diretas e ardentes que o corpo experimenta, João avança em suas histórias. Que são, e não são, lembranças. Que são, e não são, verdadeiras. Mas que certamente, sem nenhuma dúvida, são sonhos. Provêm dos sonhos. São matéria de sonho. A realidade, com seus dentes e sua brutalidade, os atravessa. No sexo intenso, um corpo velho. Na paixão, uma ponta do ridículo. No erotismo, a sombra da morte.  Mas o sonho persiste. Também o corpo é um sonho ao qual nos agarramos para permanecer vivos.


Sobre Paradoxos de Vidas Marginais:

Num mundo que nas últimas décadas presenciou lutas e conquistas quanto a diversidade, mas também com retrocessos conservadores, surge um livro de contos voltado para personagens LGBTI. Oito contos que refletem vidas marginais no contexto da sexualidade. Oito histórias focadas em vidas de homens gays em diversas situações, desde a descoberta da orientação sexual até a velhice e morte.


Ainda é grande a dificuldade de acesso e reconhecimento da literatura voltada para a população lgbt, seja por parte das grandes editoras seja por parte dos leitores. Mas é hora de refletir e resistir a onda conservadora e da direita. Essas histórias podem provocar esse debate. Não é um livro para ser lido exclusivamente pelas pessoas com essas orientações. É um livro para ser lido por todos e todas que não conhecem essa realidade de preconceito e discriminação e também pelos que acreditam na liberdade e igualdade. Todos são na essência seres humanos antes de qualquer diferença.


Sobre João Negrão

João Francisco Ricardo Kastner Negrão nasceu em Curitiba, em 1962. É professor, cineasta e cinéfilo amador. Escritor de gaveta, deixando de sê-lo a partir deste livro.

Formou-se em Letras. Lecionou na rede pública e particular. Em 1993, ingressou na Universidade Federal do Paraná. 

Nenhum comentário: