quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Brasília DF

 

Igrejinha (DF) inicia serviços de conservação recomendados pelo Iphan

Substituição das portas de entrada da Igreja Nossa Senhora de Fátima foi a primeira melhoria realizada

 

Novas portas de estrutura metálica serão instaladas até esta sexta-feira (21). Créditos: Assessoria de Comunicação/ Iphan

 

Igreja Nossa Senhora de Fátima, em Brasília (DF), recebeu a primeira de muitas ações de melhorias que serão executadas no templo até dezembro de 2022. As portas, antes de madeira, serão substituídas por uma estrutura metálica, que visa aumentar a segurança da igreja. A cerimônia aconteceu na manhã desta terça-feira (18) e contou com a presença do superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Distrito Federal, Saulo Diniz, do ministro provincial, frei Clézio Menezes, do páraco da Igrejinha, frei Reinaldo dos Santos Pereira, além de representantes do Governo do Distrito Federal.


A iniciativa faz parte de uma série de recomendações técnicas propostas pelo Iphan-DF em setembro de 2021. O Instituto apontou a necessidade de reparos tanto na estrutura arquitetônica do bem, quanto em seu entorno.

“Esta ação está integrada à campanha Preservando Brasília, lançada em março de 2020 com o objetivo de sensibilizar os gestores para a manutenção preventiva de bens culturais acautelados pelo Governo Federal”, explicou o superintendente do Iphan-DF, Saulo Diniz. “O projeto tem como objetivo criar uma aproximação entre o Iphan e os agentes responsáveis pelos bens, com intuito de fortalecer a construção de uma gestão compartilhada”, completou.  

De acordo com o pároco da Igrejinha, frei Reinaldo, o próximo serviço a ser executado será a restauração dos bancos genuflexórios (apropriado para orar de joelhos), que deve ser iniciada nos próximos 15 dias. O plano também prevê pintura e reparos gerais na estrutura do bem, além da reforma e adequação do sistema elétrico e hidráulico e revitalização das janelas. “Por se tratar de uma questão de segurança, focamos primeiro na substituição das portas que já era uma demanda antiga da sociedade”, comentou o pároco.

Há mais de 80 anos o Iphan, autarquia federal vinculada à Secretaria Especial da Cultura (Secult) e ao Ministério do Turismo (MTur), responde pela preservação do Patrimônio Cultural brasileiro. É de responsabilidade do Iphan a conservação, a salvaguarda e o monitoramento dos bens culturais brasileiros inscritos na Lista do Patrimônio Mundial, como é o caso do Conjunto Urbanístico de Brasília.

Localizada entre as quadras 307/308 Sul, no Plano Piloto, a Igreja Nossa Senhora de Fátima está inserida no perímetro tombado do Conjunto Urbanístico de Brasília, inscrito no Livro do Tombo Histórico em 14 de março de 1990.  Foi tombada provisoriamente em 2007, e em definitivo em 2017, como parte do conjunto das obras de Oscar Niemeyer, inscrita no Livro do Tombo das Belas Artes.

 

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br

 

 

 

www.iphan.gov.br

facebook.com/iphangovbr

twitter.com/IphanGovBr

youtube.com/iphangovbr

Nenhum comentário: