quarta-feira, 17 de novembro de 2021

 

Canadá na Expo Internacional da Consciência Negra

Público poderá conhecer história da comunidade negra no Canadá além de conferir oportunidades de estudos no país


16 de novembro de 2021

Entre os dias 20 e 22 de novembro o Governo do Canadá no Brasil, por meio de seu Consulado Geral em São Paulo, estará presente na 1º Expo Internacional da Consciência Negra de São Paulo. O evento, organizado pela Secretaria de Relações Internacionais da Cidade de São Paulo e SPTuris, será realizado no Pavilhão do Anhembi e contará com material visual sobre a história da comunidade negra no Canadá, depoimentos de ex-alunos brasileiros que hoje vivem no país, além de promover as oportunidades de bolsas de estudos para quem quiser estudar por lá.



Durante a Expo, o público poderá conferir um material explicativo com a linha do tempo da presença negra no Canadá, a partir do período de escravidão no país que ocorreu entre 1628 e 1833, o movimento para a abolição da escravatura e a história da famosa Underground Railroad, a estrada de ferro subterrânea, que ligava os Estados Unidos ao Canadá, e que ajudou a levar milhares de escravos em busca de liberdade.


Destaque para a programação do dia 22 de novembro onde os interessados em estudar no Canadá poderão assistir, às 15h, uma palestra sobre os programas de educação no país. Com formato híbrido, a palestra trará depoimentos de ex-alunos de instituições canadenses que hoje vivem no Canadá, além de oferecer mais informações sobre as opções de bolsas de estudos disponíveis para alunos estrangeiros. A palestra poderá ser conferida tanto presencialmente no auditório da Expo quanto no canal oficial da Secretaria de Relações Internacionais da Cidade de São Paulo https://youtube.com/channel/UCW2qO288uKIN4k3kewtvcpw


“A diversidade faz parte do tecido que compõe o Canadá. Nós prezamos e cultuamos a diversidade em todas as suas formas. Para nós é um grande orgulho poder ver um evento dessa magnitude e relevância, além de ser uma grande satisfação em poder apoiar iniciativas como esta no Brasil que falem de diversidade, respeito, integração social e valorização da cultura negra. A comunidade negra tem muito a ser celebrada e esperamos que essa seja a primeira de muitas iniciativas para dar mais visibilidade e oportunidade para pessoas negras no Brasil e também no Canadá, em especial aos jovens que moldarão o futuro da nossa sociedade e poderão levar o legado do respeito e da inclusão adiante.” afirma a Cônsul-Geral do Canadá em São Paulo, Dra Heather Cameron.

 

Comunidade negra no Canadá

Segundo o Primeiro-Ministro do Canadá, Justin Trudeau “os negros ajudaram a moldar nossa história e identidade coletiva e se mostraram orgulhosos líderes em comunidades por todo o país. Apesar de tudo isso, o racismo anti-negro sistêmico ainda existe no Canadá e minou os meios de vida dos canadenses negros e causou profunda dor. Muitos em nossas comunidades continuam a enfrentar discriminação, ódio e falta de oportunidades e recursos todos os dias. Isso precisa parar.”, reflete.


Além disso, ele ainda enfatiza que “em nome do Governo do Canadá, convido todos a conhecer o site do Mês da História Negra para refletir sobre os desafios e realizações dos canadenses negros e aprender mais sobre o papel vital que eles continuam a desempenhar na construção de um país mais justo e inclusivo. Continuaremos a ouvir as comunidades e a combater o racismo anti-negro e todas as formas de racismo, discriminação e xenofobia.”, finaliza o Primeiro-Ministro.


Desde 2008 o país celebra oficialmente, sempre no mês de fevereiro, o Mês da História Negra com centenas de atividades culturais e projetos sociais espalhados por todo o Canadá. https://www.canada.ca/en/canadian-heritage/campaigns/black-history-month.html


Canadá e atuação junto a comunidades negras no Brasil

No Brasil, o Governo do Canadá atua constantemente em parceria com diversas ONGs e entidades civis voltadas para o público negro para realizar atividades de educação, conscientização e empoderamento. Entre os projetos apoiados este ano, por meio do Fundo Canadá de Iniciativas Locais, está a série de palestras organizadas pelo IPAD - Instituto Seja Democracia, entitulada “Seminário Novembro Negro”, que têm como público alvo lideranças da periferia de todo o Brasil para abordar a participação da comunidade negra na construção da democracia. Outra atividade que também recebeu financiamento do Canadá em 2021, foi a série de workshops organizados pela ONG Artigo 19 e Clube de Blogueiras Negras de Belo Horizonte, para promover a participação de mulheres negras nos meios de comunicação e promover ainda a igualdade de gênero. Além desses projetos, o Governo do Canadá financiou ainda no ano passado, uma série de materiais audiovisuais produzidos pelo coletivo negro Nós, Mulheres da Periferia para falar do impacto da Covid19 nas regiões periféricas de São Paulo.


A participação do Governo do Canadá na 1º Expo Internacional da Consciência Negra de São Paulo marca ainda o início da campanha dos 16 dias de Ativismo Contra a Violência Contra a Mulher realizada anualmente pelo Canadá e que promoverá uma série de iniciativas para discutir e combater a violência de gênero no Brasil. Mais detalhes da campanha global aqui: https://women-gender-equality.canada.ca/en/commemorations-celebrations/16-days.html

 

Programação

1ª Expo Internacional da Consciência Negra

Endereço: Pavilhão 10 do Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Santana Zona Norte)

Dia : 22/11 : Apresentação sobre o Canadá com ex-alunos e oportunidades de bolsas de estudos no país

Local: Híbrido. Pavilhão Expo e canal https://youtube.com/channel/UCW2qO288uKIN4k3kewtvcpw

Horário: 15h

Gratuito


Nenhum comentário: