sábado, 23 de outubro de 2021

Gastronomia da Hora

 25 de outubro: Dia do Macarrão

Wine conta um pouco da história da data e dá dicas de harmonização 

 

O Dia Nacional do Macarrão é uma data comemorativa oficial do Brasil, celebrada no dia 25 de outubro. A origem do macarrão é incerta. Muitos pesquisadores atribuem sua criação aos povos da Assíria e da Babilônia, em 2.500 A.C., outros aos chineses um pouco depois.

Embora seu surgimento tenha muitas teorias, é certo que o macarrão como conhecemos hoje foi popularizado pelos italianos. A ideia mais aceita é de que a massa tenha sido levada pelos árabes à Sicília no século IX, quando conquistaram a ilha e os italianos adaptaram e inventaram mais de 500 variedades de tipos e formatos, incorporando ao macarrão a farinha de grano duro. 


No Brasil, ele chegou com a imigração italiana no início do século XIX. A novidade estimulou a cultura do trigo, a construção de moinhos e a criação das primeiras fábricas de massas, contribuindo na economia e também na distribuição dos alimentos. Por ser um alimento muito democrático, ele rapidamente caiu no gosto dos brasileiros, que o incorporaram ao seu dia-a-dia e em momentos especiais. 

Para celebrar esse dia tão simbólico, Marina Bufarah e Thamirys Schneider, especialistas da Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo, trazem algumas dicas de harmonizações. “De receitas do cotidiano às mais elaboradas, não é surpresa que o vinho proporciona uma experiência ainda mais enriquecedora ao macarrão, com uma explosão de sabores e sensações”, diz Marina. 

Para o tradicional macarrão à bolonhesa, Marina indica o Monteguelfo D.O.C.G. Chianti 2020 (https://www.wine.com.br/vinhos/monteguelfo-d-o-c-g--chianti-2020/prod26458.html), que tem a estrutura perfeita para equilibrar a acidez do molho de tomate e a proteína da carne moída.

Mas se a receita for o clássico carbonara que leva ovos, bacon e queijo parmesão, um branco com boa acidez como o Que Guapo Branco 2021 (https://www.wine.com.br/vinhos/que-guapo-branco-2021/prod26866.html), vai limpar o paladar, trazer frescor e deixar um gosto de quero mais.

Chegou até aqui com água na boca, não é mesmo? Ainda não acabou e a próxima dica da Sommelière da Wine é um talharim com camarões ao molho branco que pede um rosé frutado e refrescante como o Le Rosé de S. I.G.P. Méditerranée Rosé 2019 (https://www.wine.com.br/vinhos/le-rose-de-s--i-g-p--mediterranee-rose-2019/prod25114.html).

Para fechar com chave de ouro, uma receita leve e muito saborosa, o spaghetti ao pesto com tomate cereja e mussarela de búfala. “O frescor desse prato vai harmonizar bem com os toques cítricos do Espumante Lobo Negro Brut (https://www.wine.com.br/vinhos/espumante-lobo-negro-brut/prod26147.html)”, diz Thamirys.

Agora é só aproveitar a magia da harmonização com seu vinho e o prato escolhido! 


Nenhum comentário: