quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Delicia de Tudo

 

ProWine 2021: vinho em lata e rótulos de Itália, Portugal e Estados Unidos, estão entre os destaques do primeiro dia da feira, que acontece em São Paulo

Um suspiro de alívio no mercado enogastronômico brasileiro! Começou, nesta terça-feira (05/10), em São Paulo, a ProWine 2021, que sai na frente e volta a acontecer em modo 100% presencial - obviamente, seguindo todos protocolos de segurança certificados internacionalmente para este tipo de evento. No ano passado, no auge da pandemia, as atividades aconteceram online.


A iniciativa é da Messe Düsseldorf, responsável pela maior feira de vinhos e destilados do mundo, na Alemanha; e, que aqui tem como ‘braços’ organizadores a Emme Brasil e Inner Group. Acontece até quinta-feira (07/10), no Transamérica Expo Center, Zona Sul da capital, reunindo os principais players do mercado, com 350 marcas de 15 países.



Apostas certeiras para o futuro:

Um dos destaques da programação é o Fórum, criado para debater desafios deste universo nessa retomada do mercado, apresentar novidades e discutir tendências. E, começou bem com Itália, com o painel “Vinhos da Campânia”, com Daniel Rivetta (Real Wines), enólogo e sommelier, que mostrou que o potencial gigantesco da região, já que mais de 100 uvas autóctones, 15 certificações DOC - Denominações de Origem Controlada e quatro de DOCG - Denominação de Origem Controlada e Garantida, características que ostenta graças à particularidade do terroir, que se distingue em faces diversas: solo vulcânico, proximidade do mar e montanhas.


Já no “Ascensão do Vinho em Lata”, uma ‘mesa de peso’ foi montada para discorrer sobre um dos temas mais aguardados do dia, com Jones Valduga (Casa Valduga), Daniel Gambardelli e Diego Arebola (Arya Wines) e Hugo Magalhães (Bel Embalagens), mediados por Joana Bronze, psicóloga, especializada em comportamento humano e WSET 3. E, as expectativas para esse setor em franca expansão, é mega, tendo como paralelo os Estados Unidos, que é um grande espelho dos hábitos de consumo no Brasil: de 2019 à 2021, o aumento foi de 63% e, a indústria já está investindo em novas embalagens, inclusive a de 500 ml. Já, no Brasil, o cenário cresceu muito por aqui: dois anos atrás, o país tinha 1⁄ 3 da oferta que dispõe hoje. Nos próximos cinco anos, tendo em vista todos os seus pontos positivos, que passam por clima, sustentabilidade, ‘ocasião’ - eventos, jogos, programas como praia e piquenique, o montante pode ser de 400 a 500 milhões de unidades.


Temática similar percorreu o “Estratégias de sucesso para impulsionar a venda em hotéis e restaurantes”, com Neri Bonacina (Hotel Tivoli) e Tiago Menezes (Palácio Tangará), também intermediado por Joana, ressaltando a importância de ir além da garrafa convencional servir vinhos em taça e em meia garrafa, para atender todas as demandas do cliente.

Rótulos promissores:


A terrinha ganhou destaque no lançamento da coleção de Osvaldo Amado, prestigiado enólogo português, batizada de Raríssimo, e que chega ao Brasil, pela importadora Mostoflor. O nome da linha já adianta um pouco a ideia de seu criador: “resolvi fazer os vinhos que eu acredito. É meu projeto pessoal e garanto que o portfólio, que começa com Dão e Bairrada, não vai parar por aqui!”, conta o expert, que soma 35 anos de carreira no setor. 


Da Europa para a América, a Califórnia fechou o primeiro (e animado) dia da Prowine 2021, com Jeff Hansen, da CD Wines, empresa que nasceu, literalmente, 1 semana antes da pandemia, com o objetivo de ampliar a oferta dos exemplares da celebrada região no Brasil, que tem um público sedento (mas, ainda carente) por esse nicho.


Como participar:

Ainda dá tempo de visitar a ProWine São Paulo: o evento vai até o dia 07/10, quinta-feira, das 13h às 20h. É gratuita para profissionais do setor, mediante comprovação, e o cadastro é feito direto na entrada do Transamérica Expo Center. É necessário apresentar o comprovante de vacinação para ter o acesso liberado ao evento. Acompanhe todos os protocolos sanitários aqui  e a cobertura em nosso Instagram: @prowinesaopaulo


https://prowinesaopaulo.com/wp-content/uploads/2021/08/Protocolo-de-Seguranc%CC%A7a_PW_v05.pdf

https://www.instagram.com/prowinesaopaulo/


Serviços:

05 a 07 de outubro de 2021

13h as 20h

Endereço do Evento: TRANSAMERICA EXPO CENTER

Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 - Santo Amaro,

São Paulo – SP – Brasil 04757-020

https://prowinesaopaulo.com/

@prowinesaopaulo

Nenhum comentário: