domingo, 5 de setembro de 2021

Paraná Acontece.

 Projeto oferece gratuitamente oficinas de música instrumental brasileira.



Ação faz parte do projeto “Música Itinerante” e traz aulas online e gratuitas de instrumentos característicos das fanfarras. Inscrições vão até o dia 7 de setembro


Curitiba, 
setembro de 2021 – O projeto Música Itinerante, que tem o objetivo de levar música instrumental brasileira a diversas cidades do Paraná, promove sua edição de 2021 de forma inusitada, sendo integralmente online.

Com iniciativa da Bananeira Brass Band, grupo de sopros e percussão que aposta na combinação de ritmos da cultura popular brasileira para criar harmonias plurais, a ação cultural oferecerá aulas online e a vivo, abordando de forma prática os conceitos de emissão sonora de instrumentos de bandas marciais e fanfarras, como trompete, trombone, saxofone, percussão e tuba/eufônio, trabalhando também os seus aspectos técnicos e interpretativos.

As aulas são voltadas a qualquer pessoa com idade a partir de 12 anos, com leitura básica de partitura e acesso ao instrumento para estudo. As inscrições são limitadas e podem ser feitas até o dia 7 de setembro pelo formulário: https://bit.ly/oficinasmusicaitinerante.


As oficinas têm início no dia 14 de setembro e ocorrerão semanalmente pelo período de cinco meses, com duração de 1h cada.

“O objetivo do projeto é o de democratizar o acesso ao entretenimento da comunidade e desmilitarizar o repertório de bandas e fanfarras, além de formação de plateia para a música instrumental”, comenta a coordenadora do projeto, Priscila de Morais.

OFICINAS

No total, serão 150 vagas disponibilizadas - 30 vagas por turma/instrumento - que ocorrerão semanalmente ao vivo pelo Zoom por cinco meses, resultando em 100 horas de atividades. A oficina de Percussão será ministrada por Luís Fernando Diogo e Luís Rolim; a de Saxofone por Hudson Müller; a de Trombone por Lauro Ribeiro; a de Trompete por Audryn Souza e Lucas Ramos; e a Tuba/Eufônio por Bruno Brandalise. 
Aulas de prática em grupo também farão parte da programação, ocorrendo uma vez por mês com duas horas de duração, abordando técnicas de arranjo, interpretativas e aspectos da execução no coletivo.
Os professores manterão grupos para a comunicação com os participantes no aplicativo de mensagens instantâneas, Whatsapp.
Ao final das oficinas, haverá emissão de certificados para os participantes que possuírem no mínimo 75% de participação.
Projeto Música Itinerante é apresentado pelo Bananeira Brass Band em parceria com a Diversa Produções, com apoio da Copel e incentivo do PROFICE - Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura e Governo do Estado do Paraná. Mais informações nas redes sociais oficiais @bananeirabrassband.

Sugestões de Tag’s: Música Itinerante, música instrumental brasileira, Bananeira Brass Band, fanfarra, cultura popular, , instrumentos musicais, instrumentos de sopro, gratuito, arte, cultura, online

Sobre a Bananeira Brass Band – O grupo curitibano é uma fanfarra popular dançante brasileira, formada por sopros e percussão. Desde 2017, aposta na pesquisa de gêneros e ritmos da cultura popular brasileira. Em sua carreira, o Bananeira Brass Band já abriu shows para grandes nomes musicais, como Francisco El Hombre, Jards Macalé e Di Melo; gravações com Machete Bomb, Lemoskine e Jota Pê, além de apresentações de destaque em festivais independentes como Psicodália (SC), Curitiba Jazz Festival (PR), Tum Sound Festival (SC), Oficina de Mùsica de Curitiba (PR), Resistência Pirata (PR), Revirada (SC), Libélula (PR), Bradamundo (SC), Saravá (SC), entre outros. Em 2021, a banda estreou sua websérie “Bananeira, um Movimento Musical”, que conta com depoimentos dos músicos, manager e produtores musicais em seu canal no Youtube. Além de desenvolver o projeto de oficinas musicais como forma de contribuição para o neofanfarrismo, o grupo ainda se prepara para lançar seu álbum, “Feira Livre”, neste ano.

 

Serviço:
“Projeto Música Itinerante”
Oficinas gratuitas de instrumento
Inscrições
 gratuitas: Até o dia 7 de setembro pelo formulário: 
https://bit.ly/oficinasmusicaitinerante
Início das aulas: 14 de setembro
Frequência: Semanalmente (1h de duração) por 5 meses;
Apresentação: Banana Brass Band e Diversa
Apoio: Copel, PROFICE - Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura e Governo do Estado do Paraná

 

Nenhum comentário: