domingo, 5 de setembro de 2021

 Literatura e Cinema em destaque na Bienal On-Line durante setembro.



Programação do mês no evento tem especialistas das áreas dando dicas de filmes e livros que dialogam com as artes

 

 – Literatura e Cinema são celebrados na programação de setembro da Bienal On-Line. A extensão da 14ª edição da Bienal internacional de Arte Contemporânea de Curitiba terá dicas de leitura e de filmes que dialogam com as artes, bem como conteúdo de artes visuais que tratem desses temas. A primeira quinzena de setembro é dedicada à literatura, e a segunda, ao cinema, com publicações sempre às quartas-feiras. A programação é gratuita e pode ser acompanhada nas plataformas do evento, como o Instagram @bienaldecuritiba e no site www.bienaldecuritiba.com.br.

 

A curadoria dos conteúdos específicos foi feita por especialistas convidados. As dicas de filmes serão dadas pelo crítico de cinema Luiz Gustavo Vilela, jornalista mestre e doutorando em Comunicação e Linguagens pela UTP. Atuou como cineclubista do SESI-PR, escreveu para portais como Portal POP e Gazeta do Povo e teve colunas semanais nas rádios CBN Curitiba e Transamérica Light. Hoje, é professor dos cursos de Jornalismo e Publicidade da FATEC-PR e assessor de comunicação da Superintendência-Geral da Cultura do Estado do Paraná.

 

Recomendações de leituras, entre ficção e não-ficção, fazem parte da programação de literatura. O diálogo entre arte e estética é o foco das publicações, com dicas comentadas por críticos de literatura e especialistas convidados. São histórias com personagens ou cenários vinculados aos diferentes campos da arte, e também teorias e relatos reais de variados períodos históricos.

 

Sobre a Bienal On-line

 

A Bienal On-line, uma ação de extensão da 14ª Bienal de Arte Contemporânea de Curitiba, Paraná, tem como objetivo levar ao maior número possível de pessoas conteúdos de qualidade sobre artes visuais, arquitetura, design, literatura e cinema, expandindo o formato presencial do evento diretamente para os celulares, computadores e casas da população. A proposta principal é seguir fomentando a cultura, formando públicos plurais e proporcionando experiências estéticas adaptadas ao nosso atual contexto. A cada mês, até dezembro de 2021, um tema diferente guiará as ações.

 

A Bienal On-line tem patrocínio da Farmacêutica EMS, Eletrobras Furnas, Copel, Kinea e Neodent, com apoio do Grupo SC, Copel, Bergerson, BRDE e Fomento Paraná. Incentivo do Governo Estadual do Paraná - Secretaria da Comunicação Social e da Cultura e do PROFICE - Programa de Incentivo à Cultura. A realização é da Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal de Curitiba, Governo do Estado do Paraná - Secretaria da Comunicação Social e da Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal - Brasil.

 

A programação de setembro da Bienal On-Line está disponível nas redes sociais do evento, no Instagram @bienaldecuritiba e no Facebook www.facebook.com/bienaldecuritiba. Mais informações: www.bienaldecuritiba.com.br.

Nenhum comentário: