domingo, 5 de setembro de 2021

Acontece

 

Inffinito Film Festival leva o cinema brasileiro para os Estados Unidos .

25ª edição do maior e mais importante festival de cinema brasileiro realizado no exterior exibirá, em formato híbrido, 62 filmes, de 4 a 18 de setembro

Central Park

Press kit completo: https://bit.ly/2VceinN

Inffinito Film Festival, maior e mais importante festival de cinema brasileiro realizado no exterior, chega à sua 25ª edição. De 4 a 18 de setembro, serão exibidos nos Estados Unidos, em formato híbrido, 62 produções brasileiras, incluindo, pela primeira vez, três coproduções Brasil-Estados Unidos: um longa e três curtas-metragens (lista completa abaixo). De Porto Rico ao Alasca, os filmes serão exibidos através da www.inff.online - primeira plataforma internacional de streaming dedicada exclusivamente ao audiovisual brasileiro, lançada pela Inffinito no ano passado. Além das mostras online, quem estiver em Nova York e Miami poderá assistir presencialmente a exibições ao ar livre e shows.

O evento teve início em 1997 quando Adriana L. Dutra, Cláudia Dutra e Viviane Spinelli idealizaram o Brazilian Film Festival em Miami, no ano em que foi promulgada a Lei do Audiovisual, que tirou as produções nacionais da estagnação e impulsionou no Brasil o movimento da Retomada. De lá para cá, elas realizaram 87 festivais em 13 cidades no mundo: Nova York, Vancouver, Londres, Roma, Madri, Barcelona, Frascati, Milão, Buenos Aires, Montevidéu, Bogotá, Canudos e Miami, e exibiram mais de 1200 filmes nacionais para um público maior de 2 milhões de pessoas.


JAZZ E CINEMA EM NY - Este ano, a programação começa em Nova York, no dia 4 de setembro, sábado, com show do Dom Salvador, a partir das 20h30, no SummerStage do Central Park, em colaboração com a City Parks Foundation. Dom Salvador, nome artístico de Salvador da Silva Filho, é um instrumentista, arranjador e compositor brasileiro que mora em NY desde 1973, onde toca piano no restaurante River Cafe e alterna seu trabalho com shows e gravações ocasionais. Há quem o considere responsável por mudar os rumos da música brasileira, por ter sido o músico escolhido para dar cara soul à música de Roberto Carlos, nos anos 1970. Isso porque Dom Salvador conseguia fazer o que nenhum pianistas brasileiro tinha conseguido até então: unir beleza, ritmo e sonoridades análogas às dos músicos negros americanos. Sua história, pouco conhecida do grande público brasileiro, é contada no documentário “Dom Salvador & Abolição”, de Artur Ratton e Lilka Hara, que será exibido, na mostra presencial, pouco antes na mesma noite, às 19h, também no Central Park. A entrada é franca.

Dom Salvador

SAMBA E CINEMA EM MIAMI - No dia 10 de setembro, em Miami Beach, está confirmado um super evento ao ar livre, com samba e cinema. Às 8:30 PM, o North Beach Bandshell, vai receber o cantor Xanddy, que apresentará um repertório que inclui os grandes hits da carreira do Harmonia como e um mix de sucessos de artistas brasileiros como Djavan, Alceu Valença, Cidade Negra, Ivete Sangalo, Só Pra Contrariar, Raça Negra e muito mais. Algumas das músicas do repertório são Vem Neném, Clareou, Sina, Morena, Margarida + Araketu e Essa Tal Liberdade. A programação inclui abertura do DJ Lupa, a partir das 6:00 PM e, às 7:00 PM, a exibição do documentário “Me Chama Que Eu Vou”, de Joana Mariani. Os ingressos já estão à venda: CLIQUE AQUI

MOSTRA COMPETITIVA - No dia 5 de setembro, domingo, começam, na plataforma de streaming http://www.inff.online as mostras competitivas (para os Estados Unidos) e a mostra Marieta Severo (para Estados Unidos e Brasil).

PRÊMIOS E JÚRI - Os filmes das mostras competitivas concorrem ao troféu Lente de Cristal nas categorias Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Ator e Melhor Atriz. O Melhor Documentário tem uma premiação à parte. Presidido pela atriz Betty Faria, o júri de filmes de ficção é composto pela atriz Camila Morgado; o roteirista de cinema e artista plástico Luiz DolinoLorenna Montenegro, crítica de cinema, roteirista, curadora, jornalista cultural e produtora de conteúdo; John Maass, cineasta e advogado. Para a mostra competitiva de documentários, os jurados são a fotógrafa Maritza Caneca; o cineasta e ator Luciano VidigalFlavia Azeredo, professora de linguística, cultura e cinema; e Bianca De Felipes, produtora e distribuidora de filmes e séries. Os prêmios do voto popular são escolhidos pelo público nas categorias Melhor Filme de Ficção, Melhor Documentário e Melhor Curta-Metragem.

HOMENAGEM NO CANAL BRASIL - No Brasil, o público poderá assistir também a uma seleção especial na TV. Como parte da celebração dos 25 anos do Inffinito Film Festival, o Canal Brasil exibirá no horário nobre (aos sábados e domingos, entre os dias 04 e 26/09, às 22h) a produções emblemáticas premiadas no festival ao longo de sua trajetória. A seleção inclui os títulos: O Quatrilho (dia 04/09), Estômago (dia 05/09), O Beijo no Asfalto (2018) (dia 11/09), João, O Maestro (dia 12/09), Raul - O Início, O Fim e O Meio (dia 18/09), O Paciente - O Caso Tancredo Neves (dia 19/09), Loki - Arnaldo Batista (dia 25/09) e Polaróides Urbanas (dia 26/09).

MOSTRA MARIETA SEVERO - Marieta Severo será homenageada pelo festival, com uma mostra especial online, gratuita, dedicada à sua obra. Marieta Severo foi a primeira convidada da primeira edição do Inffinito Film Festival, em 1997, e apresentou em Miami o então recém-lançado “Carlota Joaquina”, de Carla Camurati, filme-símbolo da Retomada do Cinema pós governo Collor. Agora, 25 anos depois, as diretoras da Inffinito, Adriana L. Dutra, Cláudia Dutra e Viviane Spinelli homenageiam a atriz, que tem em sua filmografia 34 longas-metragens. Marieta Severo vai participar também de uma live, no dia 14 de setembro, às 20h, no Instagram oficial da Inffinito (@inffiito_braff), e conversa com Adriana L. Dutra sobre a cultura no Brasil, sua vida, carreira e trajetória no cinema brasileiro nesses últimos 25 anos. Seis filmes emblemáticos estrelados pela atriz serão exibidos no Brasil e em todo o território americano, de Porto Rico ao Alasca: “A Dona da História”, de Daniel Filho; “Carlota Joaquina, Princesa do Brasil”, de Carla Camurati; “Cazuza: O Tempo Não Para”, de Walter Carvalho e Sandra Werneck; “Com Licença, Eu Vou à Luta”, de Lui Farias; “Vendo ou Alugo”, de Betse de Paula; e seu mais recente longa, recém-lançado nos cinemas brasileiros, em junho deste ano, “Noites de Alface", de Zeca Ferreira. Para assistir gratuitamente aos longas-metragens, será necessário apenas fazer um cadastro simples na plataforma de streaming www.inff.online.

Marieta Severo: público brasileiro e americano poderá assistir à mostra online gratuita com filmes estrelados pela atriz 

Nenhum comentário: