sábado, 18 de setembro de 2021

Acontece

 Karolinna Venturi assina Loja da Casa em sua estreia na Casa Cor Paraná 2021



Em sua primeira participação na mostra paranaense, arquiteta e designer de interiores apresenta uma loja de antigos objetos familiares em um projeto moderno e repleto de curvas

 

CURITIBA, /2021 – Com seu olhar criativo e inspirado, a arquiteta e designer curitibana Karolinna Venturi acaba de fazer sua estreia na CasaCor Paraná com um ambiente que vem chamando a atenção dos visitantes: a Loja da Casa. Inaugurada no último dia 5 de setembro, sob o tema A Casa Original, a edição paranaense da maior mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo da América Latina em 2021 propõe aos profissionais e visitantes uma reflexão sobre a função atual da casa, considerando o avanço das tecnologias e a necessidade de conexão com as próprias raízes imposto pela pandemia.

 

A sintonia entre aconchego e contemporaneidade sugerida pelo tema deste ano da CasaCor vem totalmente ao encontro do que propõe o trabalho de Karolinna Venturi. Há 15 anos atuando em um mercado que preza cada vez mais pela excelência, seu escritório prioriza projetos com afetividade, empatia e que façam sentido no cotidiano de seus habitantes.

 

Para criar o ambiente Loja da Casa, Karol Venturi apostou em um projeto bastante moderno, repleto de linhas e texturas orgânicas, em contraste a uma ambientação totalmente vintage, composta por peças do acervo da loja curitibana Coisas de Família – Histórias Que Decoram, que trabalha com peças de todas as épocas, oriundas de coleções familiares.

 

O espaço de 45 m², localizado próximo a uma das praças de convivência da mostra, foi projetado de maneira a evidenciar as diferenças das formas e texturas a partir da fluidez de elementos  orgânicos. "A leveza é algo que busco colocar em todos os meus trabalhos. Criar aquela sensação agradável de estar em um espaço equilibrado e harmônico, de ser um ambiente que faz bem. Quero que as pessoas se conectem com essa sensação ao estarem em nos espaços que projeto", explica a arquiteta.

 

Todas as paredes são curvas e modeladas em dry wall flexível, resultando em um ambiente leve e fluido. Para o teto, Karol Venturi apostou em uma versão moderna de um clássico da arquitetura árabe, um painel muxarabi quadriculado de bordas arredondadas. Cortada a laser em MDF Berneck, no acabamento Mostrato, da coleção Nômade, a cobertura do ambiente segue precisamente a mesma sinuosidade das paredes, assim como as delicadas prateleiras de madeira projetadas para a disposição dos objetos antigos, que estão à venda para os visitantes da mostra.

 

Com o intuito de proporcionar um ambiente equilibrado, onde as texturas se complementam, Karol Venturi escolheu para o piso do ambiente o porcelanato Athos, da Roca Cerâmica, de acabamento levemente acetinado e fosco. Mantendo o toque leve e contemporâneo do projeto, as paredes receberam textura de cimento queimado em tom areia, além de rodapés modelados em gesso curvado.

 

Com afeto e personalidade

 

As linhas orgânicas do projeto e as relíquias de família que o ambientam são ressaltadas ainda pela iluminação indireta, que oculta os pontos tradicionalmente inseridos no teto, ao mesmo tempo em que traz aconchego e conceito ao espaço. "Nada mais original que uma lembrança de família traduzida por meio de um objeto que a gente tenha realmente guardado. Esse espaço foi pensado para valorizar a memória afetiva e as histórias familiares contidas em cada uma dessas peças", explica a arquiteta.

 

Entre os mais de 500 itens disponíveis na loja Coisas de Família, – que funciona há quatro anos, na garagem da casa de sua proprietária, Thereza Cristina Grein Gurgel Valente –, foram selecionadas para a Loja da Casa Cor raridades de diversos estilos, épocas e países, entre elas, porcelanas, cristais, objetos de prataria, vidro e cerâmica, além de peças de design assinadas. Completam a ambientação do projeto de Karol Venturi uma instalação em malha metálica da artista plástica Marilene Ropelato e um tapete Kilim paquistanês da loja Botteh Handmade Rugs, que acaba de inaugurar sua primeira unidade em Curitiba.

 

Sobre Karolinna Venturi

 

Criativa, inquieta, prática e constantemente inspirada por suas viagens pelo mundo, Karolinna Venturi é uma profissional que está sempre em movimento, em busca de ideias e soluções únicas para cada um de seus clientes. São 15 anos de atuação em um mercado que preza cada vez mais pela excelência.

 

A arquiteta e designer de interiores prioriza projetos com afetividade, empatia e que façam sentido no cotidiano dos habitantes dos espaços criados pelo seu escritório, que está em crescimento constante. A profissional possui bases muito sólidas construídas pelas graduações de Design na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Positivo (UP), ambas em Curitiba (PR). Além disso, a profissional tem especializações em Gestão de Projetos pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e Design Estratégico pelo Istituto Europeo di Design (IED).

 

Esse repertório faz dela uma especialista extremamente competente para executar projetos de grande abrangência envolvendo criação, desenvolvimento e gestão, tendo realizado obras em várias cidades do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e, até mesmo, no Panamá, provando que a arquitetura é uma forma de unir culturas e facilitar a vida das pessoas.

 

Fornecedores: Balaroti, Berneck, Botteh Handmade Rugs, Coberflux, F2 Iluminaçao, Gesso Coliseu, Inove Design, Kinta Acabamentos, Nobre Cor Pinturas, RM Móveis Exclusivos, Roca Cerâmica e Usecor Revestimentos.

 

A 27ª edição da Casa Cor Paraná acontece até o dia 17 de outubro na antiga escola de natação Aquacenter Batel, na Rua Álvaro Alvim (nº 91), no bairro Batel, em Curitiba (PR). Com o tema “A Casa Original”, a Casa Cor volta depois de ter a edição de 2020 cancelada devido à pandemia. O evento conta com um formato híbrido, com suporte digital que amplia as possibilidades de visitação. Os ingressos para a CASACOR Paraná 2021 podem ser adquiridos no site (https://casacor.abril.com.br/mostras/parana/).

Nenhum comentário: