sexta-feira, 9 de julho de 2021

Música

 Marília Landi lança o clipe do single “Dreamer”

A canção faz parte do álbum Barco 

 


 



 

Dirigido por Gary Gananian, “ Dreamer “, uma das primeiras músicas que Marília Landi compôs para o álbum “Barco” (2020, independente), tem estreia marcada para o dia 11 de julho no canal do YouTube da cantora  (encurtador.com.br/rDZ03). Composta e interpretada por Marília Landi, a canção, em inglês, tem uma harmonia simples com levada de bossa nova. “Ela fala de um lugar de um amor vivido, prestes a acabar e isso gera lembranças e projeções que se misturam entre o que foi e o que poderia ter sido, por isso o elemento onírico”, diz. 

 

Dentro do álbum, a canção se destaca por ter se aproximar da bossa nova tradicional, mas com pegada contemporânea. “Acredito que a escolha da localização do clipe, um lugar nas montanhas (São Bento do Sapucaí - SP), contribuiu para deixá-la com um jeito de bossa folk “, comenta.  


 

O clipe traz algumas referências do filme “Melancolia” do diretor Lars Von Trier, na cena em que a atriz está na água com um vestido de noiva. Além disso, há as imagens de dança da bailarina Flora Barros.  “Ela dança um pouco meus sentimentos e sensações enquanto eu fico em contato com a natureza e a água vivendo essas emoções”, explica. Marília assina a produção de figurino do clipe, já que é profissional da área. A música tem arranjos do pianista cubano Pepe Cisneros e a produção foi feita pela própria Marília junto com Guga Stroeter. 

 

Marília se define como uma artista naturalmente ligada às questões humanas atuais e de maneira orgânica ela trata de temas como espiritualidade, relação homem-natureza-cidade e amor.

 

Artista: Marília Landi

Música: Dreamer

Lançamento: 12 de julho em  https://www.youtube.com/watch?v=W1iCpIYDdr8 

Interprete: Marília Landi

Autor: Marília Landi

Álbum: Barco

Independente 

 

 

Sobre o álbum Barco

Escute em https://open.spotify.com/artist/0sI6JNsRgg4mEQx0wYsLcJ


“Barco” é o primeiro álbum da cantora e compositora paulistana Marília Landi. São 12 canções inéditas de sua autoria, com exceção de “No Mundo”, faixa onde ela faz a letra em parceria com a música de Guga Stroeter e Pepe Cisneros. A instrumentação do álbum é totalmente acústica e tem como  base o piano, violões, percussão, contrabaixo e ainda em algumas faixas o toque do acordeom, da flauta, do vibrafone, do violoncelo e metais - o que confere à obra um caráter  artesanal. 

 

Ouvir o álbum “Barco” (ouça aqui) é viajar pela nova música brasileira com suas diversas conexões contemporâneas. Os arranjos são do pianista cubano Pepe Cisneros e a produção é dividida entre a própria Marília e o músico Guga Stroeter. Com exceção da faixa “Your Heart”,  arranjada pelo também pianista  Daniel Grajew. A sonoridade do disco é impecavelmente suave e um convite à uma experiência sensível onde o ouvinte pode entregar-se à evolução engenhosa das melodias, dos timbres e da qualidade musical dos instrumentistas convidados.

 

Sempre mantendo a sua unidade interpretativa, o álbum “Barco” passeia por diversas expressões musicais brasileiras como a bossa nova, o samba de roda e o maxixe; e ao mesmo tempo visita o universo norte-americano através do jazz e do rock com inspiração oldie até chegar à faixas mais longas que tem uma evidente proposta meditativa.


 

Comentários sobre o disco “Barco” 

por Marília Landi

 

Água-doce:

É uma bossa nova com elementos de world music que abre o disco com a intenção de reverenciar a natureza, principalmente na forma das águas e de uma certa forma comparar a generosidade da Natureza em oposição à sociedade. 

 

Jeito de Bossa:

Quando escrevi essa letra me inspirei no universo da bossa nova, como se estivesse no Rio de Janeiro dos anos 60 e falei de imagens que me remetiam a esse ritmo lindo e a música acabou virando uma singela homenagem à bossa nova.

 

Sim ou Não :

Quando fizemos o arranjo dessa música optamos por usar o ijexá (sugestão do pianista Pepe Cisneros) e acho que foi uma boa escolha porque combina com o caráter mais dramático da letra. Essa letra fala de uma pessoa que vive uma certa perturbação mental por causa de dúvidas afetivas.

 

Edifícios :

Essa foi uma das primeiras letras que escrevi e que era apenas uma poesia e que fui adaptando até virar uma música. Acredito que a escrevi em um momento que tive mais consciência de que a verticalização predatória, o desenvolvimento urbano sem planejamento das cidades era algo que me incomodava e que isso é um dos sintomas do sistema em que vivemos que pode deixar as cidades mais feias e também afastar as pessoas por causa das diferenças. Essa música é um convite à empatia e também fala de uma memória/sonho onde as coisas pudessem ser diferentes. Participação especial do Chico Salem na guitarra. 

 

Encontros:

Essa faixa é um rock suave, inspirado naquele estilo doo-wop dos anos 50 norte-americano que eu gosto muito. E esse ritmo traz uma descontração para falar de que os encontros reais e não apenas virtuais fazem falta ... daí ela fala de coisas leves, de passatempos despretensiosos que duas pessoas podem fazer pra valorizar o tempo juntas. E também no final tem um recadinho que combina com a da Edifícios porque cito um poema do jornalista Dafne Sampaio, ele fazia stencils em alguns tapumes de obras  com a frase “Você praça eu acho graça você prédio eu acho tédio“. Teve participação do João Suplicy na guitarra.

 

No Mundo:

Essa é a única faixa em que apenas a letra é minha. A música é do Guga Stroeter e do Pepe Cisneros. E é uma das mais jazzísticas do álbum. A letra surgiu quando eu estava caminhando na rua e vendo as pessoas ocupadas nas próprias vidas...e que apesar dessa quantidade de pessoas, de coisas para fazer e ser, ainda podemos nos sentir só. Porém ela traz um conceito mais positivo no refrão de inspiração espiritual… se a gente acordar a essência ou a alma tudo fica melhor e nos sentimos mais conectados

 

Dreamer :

Informações no release - com lançamento do vídeo clipe.

 

Your Heart :

Essa é a única do álbum que foi arranjada pelo pianista e compositor Daniel Grajew e com o caminho que o arranjo tomou, decidimos fazer uma singela homenagem à Nina Simone daí uma certa semelhança à “My baby just cares for me" e no solo do Daniel tem citação a Bach que é uma grande referência para Nina, que também era pianista erudita.

 

À Duvidar:

Essa canção traz o elemento do acordeom e da percussão que remetem à distância da cidade - que pode ser tanto rural ou litorânea mas a letra é também uma reverência à natureza, a sabedoria e simplicidade em contrapartida à complexidade do ser humano e suas dificuldades de se doar.  Por ser uma das faixas longas onde os músicos improvisam, também traz um aspecto meditativo.

 

Barco:

A música que dá nome ao álbum tem um pouco de drama no início apoiado pelo piano singelo do Pepe Cisneros e um refrão com samba de roda com direito a batuque com prato e faca. É uma das que fala de relacionamentos e optamos por fazer um final com um jeito impressionista como se o barquinho saísse navegando.

 

Ser Brincante :

Essa foi a primeira música instrumental que compus no piano e apesar da melodia mais divertida eu a tocava apenas como valsa. Daí o Pepe Cisneros fez uma arranjo que combinou mais com o caráter dela e com a instrumentação que escolhemos virou um maxixe. Era pra ser a única faixa instrumental do álbum, mas com o tempo surgiu uma letra que apesar de não parecer é como se eu tivesse perguntando "quem é Deus?". E que eu acabo sugerindo que meu Deus é um ser brincante como eu já li sobre o Deus Krishna. Mas acredito que as pessoas podem ouvi-la e identificar outras coisas.

 

Caminhos:

Essa música escolhi para fechar o disco porque queria que as pessoas ficassem com a sensação que ela traz depois de ouvi-lo por completo. Por ser uma faixa mais longa, tem esse caráter meditativo e a mensagem da letra é mais explícita ao falar de espiritualidade. Traz o conceito oriental de eternidade, de divindade ao mesmo tempo que fala de uma certa liberdade que cada um pode ter dentro da sua vida, de suas escolhas independente do que a sociedade espera de nós. Tem a participação do Yaniel Matos no violoncelo que traz um brilho e uma profundidade para a música também na improvisação junto com a flauta e a voz.

 

Sobre Marília Landi

Marília Landi é cantora e compositora de São Paulo.  Aos 11 anos iniciou o estudo de piano clássico.. Mais tarde, iniciou faculdade de Comunicação Social  e antes de terminar o curso iniciou o trabalho como produtora de figurinos para fotografia e catálogos de moda. Mais tarde se tornou sócia com 2 amigas em uma loja de roupas na Vila Madalena, a If, onde também faziam alguns eventos chamando músicos para se apresentar nas tardes de sábado. Posteriormente em 2007 criou um pequeno ateliê, Madhu-ateliê e bem-estar com a intenção de trazer mais consciência na produção de moda, utilizando o conceito de não-violência (tecidos sem origem animal) e não exploração (respeito à mão de obra), também já inspirada por influências orientais.

 

Neste meio tempo começou a estudar violão e escrever poesias e em parceria com músico Guga Stroeter fez sua primeira letra de música para o disco HB Tronix, vertente eletrônica da Orquestra Heartbreakers. A partir daí iniciou suas primeiras composições . 

 

Marilia idealizou o projeto Lady Blue Moon resultado de pesquisas de oldies (jazz, rock e R&B) norte-americanos, discotecando por dois anos consecutivos nas matinês de Domingo da Sala Crisantempo (SP), nos intervalos do Movimento Elefantes onde se apresentavam big bands de sopro como a Soundscape e Projeto Coisa Fina.

 

Inspirada para continuar o trabalho de composição foi estudar música no Espaço Musical Ricardo Breim e iniciou o estudo do canto com Mônica Thiele Waghabi. Depois cursou 1 ano na Groove Escola sob orientação de Leyve Miranda e Fernanda Galvão, período que finalizou suas primeiras 12 composições e iniciou o processo de arranjo com o pianista Pepe Cisneros que resultou no disco “Barco”. Em 2018 retomou o estudo de piano com Daniel Grajew  e atualmente estuda piano com Silvia Góes e canto com Natalia Escamez . Em 2020 lançou seu primeiro álbum autoral, que de certa forma reúne os elementos presentes em suas vivências ao longo do tempo como um marco pessoal da transição de carreira.


 

Artista: Marília Landi

Música: Dreamer

Lançamento: 12 de julho em  https://www.youtube.com/watch?v=W1iCpIYDdr8 

Interprete: Marília Landi

Autor: Marília Landi

Álbum: Barco

Independente 

Nenhum comentário: