sexta-feira, 23 de julho de 2021

Documento Cine

 

Sufragistas norte-americanas em campanha (Foto: Divulgação/Curta!)

‘Suffragettes’: documentário conta a história da luta pelo voto feminino nos Estados Unidos  

A conquista do voto feminino nos Estados Unidos não veio fácil. Durante décadas, diversas mulheres se engajaram na luta pelo direito de participar das eleições. A trajetória das sufragistas norte-americanas é contada pela série inédita “O Voto: A História das Sufragistas”, que estreia com exclusividade no canal Curta!. A produção, dividida em quatro episódios, contém um rico acervo historiográfico, além de depoimentos de historiadores e demais pesquisadores. Juntos, esses elementos narram os acontecimentos da época. 

Entre a segunda metade do século XIX e o início do XX, milhares de mulheres da Inglaterra e dos Estados Unidos estavam alinhadas na campanha pelo direito a um papel social mais igualitário em relação aos homens. Eram chamadas, em ambos os países, de sufragistas – ou de “suffragettes”, termo inicialmente pejorativo que se popularizou.


No primeiro episódio, a série mostra os desafios e as conquistas das primeiras “suffragettes”, que abriram os caminhos para que mulheres começassem a se emancipar do ambiente doméstico. A produção também apresenta algumas das principais lideranças do movimento, sobretudo Alice Paul, natural de Nova Jersey que, ao passar um tempo na Inglaterra, pôde acompanhar de perto o forte movimento sufragista inglês. Depois de uma temporada na prisão, em Londres, ela volta aos Estados Unidos disposta a se aprofundar na luta sufragista, mudando a história de seu país. A estreia do primeiro episódio é na Sexta da Sociedade, 30 de julho, às 23h. Os quatro episódios já estão no Curta!On.


Hitchcock em doc, a partir do olhar de sua esposa

 

Alfred Hitchcock é tema do documentário “Hitchcock — O Homem Por Trás do Ídolo”, um conteúdo da produtora francesa Arte dirigido por Laurent Herbiet. Um dos diretores de cinema mais reverenciados de todos os tempos, o “mestre do suspense” tem a vida desvendada pelo olhar de sua esposa, a roteirista e editora cinematográfica Alma Reville. 

Por mais de 50 anos, Alma esteve ao lado de Hitchcock na vida conjugal e profissional. Ela foi fundamental para a consolidação da obra do diretor. Entre luzes e sombras, ambos se misturam em diversos momentos, gerando uma produção cinematográfica que marcaria para sempre a história da sétima arte. A exibição é na Quarta do Cinema, 28 de julho, às 21h05.

Nenhum comentário: