domingo, 11 de julho de 2021

 

Coala.Lab e AKQA lançam joint venture focada em conteúdo e entretenimento.



Parceria por trás do lançamento de "Bluesman", vencedora do Grand Prix, do Cannes Lions, AKQA\Coala.LAB cria conexões autênticas e de impacto entre artistas, marcas e público em múltiplos formatos


AKQA\Coala.LAB é lançada oficialmente com o objetivo de conceber e materializar os mais diferentes formatos de conteúdo relevante e de impacto que possam surgir do encontro entre entretenimento e marcas. Para isso, a joint venture terá uma atuação global, focada em construir histórias criativas e envolventes que podem ser traduzidas em um clipe, uma revista, uma campanha, filmes e séries, eventos, experiências e até produtos. A joint venture é a materialização de uma parceria de longa data entre a AKQA, premiado estúdio de inovação criativa, com o Coala.Lab, núcleo de projetos especiais do Coala Festival, um dos principais eventos de música do país. 


"Os artistas almejam o impacto que uma marca tem, com solidez e estratégia. Ao mesmo tempo que uma marca deseja o que o artista tem: alta relevância cultural. A gente faz o match entre ambos, transformando esse encontro em conteúdo relevante, sempre mirando um output criativo, que está no nosso DNA", diz Christiano Vellutini, diretor criativo da AKQA\Coala.LAB.

Para lançar AmarElo, por exemplo, álbum mais recente de Emicida, o rapper se juntou à AKQA e à Deezer para criar um convite ao silêncio. O videoclipe levou o Leão de de Bronze no Festival Internacional de Criatividade de Cannes 2020/2021, na categoria Mídia. Já a campanha O Despertar na Dança, co-criada com a Nike, a consultoria Think Eva, as Turmalinas Negras e a cantora Ludmilla, resultou numa plataforma de empoderamento coletivo e manifestação da cultura negra, estimulando transformações sociais positivas através do esporte e do movimento. O projeto ficou com a prata na categoria Entretenimento. Enquanto Frequência Beck's, vencedor de ouro e prata na categoria Áudio, conectou-se aos principais DJs brasileiros, como Vintage Culture, usando música e inovação para compartilhar mensagens da marca de cerveja, mostrando que a música pode alterar nossos sentidos  

A joint venture parte do pressuposto que a música é a ferramenta mais poderosa de conexão humana. E também ocupa um gap no mercado. "Esta é uma real oportunidade de negócio. Estamos em meio ao renascimento da indústria musical, que, segundo o relatório 'Music in the air', da Goldman Sachs, deve atingir seu ápice em 2030.  A previsão é que a receita da música chegue a US$ 131 bilhões até a próxima década", complementa Paula Santana, Impact Lead da AKQA\Coala.LAB.  

Fundado em 2014 como um festival de música sediado em São Paulo, o Coala se destacou no mercado musical ao apoiar e dar palco a um efervescente cenário musical. Com oito anos de história, o festival sediou shows de artistas icônicos, como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Milton Nascimento, ao mesmo tempo que funcionou como catalisador de talentos da nova geração, caso de Xenia França, Duda Beat e ÀTTØØXXÁ, se tornando um dos eventos culturais mais importantes do país.

“Insights verdadeiros sobre música e entretenimento partem de pessoas que de fato vivem e pertencem a esse universo. Para se relacionar com a comunidade criativa e com esses fenômenos culturais, as marcas precisam, de fato, pertencer e não apenas comunicar que pertencem”, diz Gabriel Andrade, curador e sócio-fundador do Coala. LAB, que agora também é Music Lead da AKQA\Coala.LAB, lista as plataformas de streaming, turnês, videoclipes e discos como alguns dos pontos de contato que podem ser explorados na construção de projetos. “Além de ser necessário estar presente e apoiar o meio com consistência, é preciso enxergar artistas como agentes criativos em todo o processo e não apenas embaixadores das marcas”, complementa.

Com a missão ambiciosa de remodelar o futuro da indústria do entretenimento, a AKQA\ Coala.LAB pretende evidenciar novas perspectivas da música a partir de trabalhos conceituais, inovadores e culturalmente relevantes. E também propor ao mercado uma solução de como trabalhar o ecossistema da música como um todo. A primeira parceria entre as empresas data de 2018, que marca o lançamento da campanha do disco Bluesman, do rapper Baco Exu do Blues. O disco atingiu mais de 280 milhões de streams, além de ter gerado um aumento de 495% nos ouvintes mensais do artista no Spotify. O filme do disco ganhou o Grand Prix, do Cannes Lions, o primeiro brasileiro da história na categoria entretenimento para música, superando “Apeshit”, megaprodução de Beyoncé e Jay-Z, filmada no Museu do Louvre. E, com toda essa projeção, o modelo virou referência no Brasil e no exterior. Desde então, as empresas colaboram em projetos para marcas e artistas, como Emicida, Deezer, Usher, Kevin o Chris, DKVPZ, BaianaSystem, As Baías, Bivolt, Som Livre, Criolo, Milton Nascimento, Nego Bala e Yo Yo Ma. Para além da joint venture, tanto a AKQA Casa quanto o núcleo de projetos especiais do Coala Festival seguem com suas agendas paralelas ativas.

 

Assista ao vídeo de apresentação aqui

 

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