quinta-feira, 24 de junho de 2021

 


 
Teatro: Espetáculo online “O Cão de Kafka” estreia nas plataformas digitais dia 09 de julho em formato inédito
A encenação será transmitida através do YouTube e da plataforma Eko Studio, em uma versão interativa, com ingressos gratuitos disponíveis no Sympla

Sintetizando a natureza da obra kafkiana, O Cão de Kafka, é inspirado no conto “Investigações de Um Cão”, de Franz Kafka. Encenação em formato inédito no Brasil, com concepção e direção de Marcya Harco e protagonismo do ator Paulo Drumond. A peça estreia no próximo dia 09 de julho, no YouTube, e ficará disponível até 23 de julho.


Além do formato linear de vídeo já conhecido pelos usuários da rede, a parceria com a Emergência Cuandrante, coordenada por Tatiana Travisani e DeCo N, também traz uma versão interativa do espetáculo através da plataforma Eko Studio. Com ingressos disponíveis na plataforma Sympla, os espectadores poderão interagir com algumas cenas através de ícones gráficos disponíveis na tela, permitindo escolher ângulos da câmera, induzir uma ação do ator ou mudar o som da cena. 

Roteiro - A encenação é baseada em trechos da obra de Kafka, na qual o personagem principal, um cão, conta para a sua plateia algumas experiências marcantes, em épocas variadas de sua vida, desde a infância até a velhice. Essa plateia, o público, é referida pelo cão como a sua própria comunidade de cães. Como um cientista, um pesquisador, ele realiza uma análise metafísica e existencial de seu estado. Recorre a indagações sobre a origem do alimento no mundo, levantando questões sobre a fome, a arte, a cultura e a natureza das coisas. 

Entremeando e interferindo nessa narrativa, por meio de elementos dramáticos e performativos, a encenação vai suscitando, imagética e sonoramente, momentos que são, sensações, sonhos, perturbações, angústias, dores, alegrias de infância do personagem. 

A presença do animal faz parte de muitas obras de Kafka. A metamorfose e o devir estão presentes nela. Neste espetáculo, é possível entrar em devir entre o ator e o animal cão, convidando os espectadores a “performar” mentalmente e reelaborar a sua poética em um processo de devir-animal, deixando de lado sua forma vital, captando o vislumbre do dinamismo do animal em uma visão intuitivamente estética. O ator Paulo Drumond entra em devir-cão, um limiar fronteiriço entre o distanciamento e a aproximação com o animal.

Em O Cão de Kafka, o público é convidado ao universo dos devires, não como contemplador em passividade, mas como vivenciador de uma experiência significativa, participando do ato criativo em devir, como um norte para o entendimento de si mesmo e do outro, seja animal, vegetal ou mineral.

Para garantir seu ingresso gratuito, tanto para a transmissão no Youtube quanto para a versão interativa, acesse: https://www.sympla.com.br/produtor/cialudica 



Ficha Técnica

O Cão de Kafka
Concepção e Direção – Marcya Harco
Inspirado na obra de Franz Kafka, “Investigações de Um Cão”
Texto – Trechos e adaptações desenvolvidas em improvisações com o ator, a partir do original alemão “Forschungen eines Hundes”, editado por Gustav Kiepenheuer e das traduções de Modesto Carone, Marcya Harco, Paulo Drumond e LeBooks
Ator – Paulo Drumond
Coreografia – Marcya Harco (adaptação da obra coreográfica de Vaslav Nijinsky para a “A Sagração da Primavera”, de Igor Stravinsky)
Produção Executiva – Emergência Cuadrante
Criação audiovisual – Tatiana Travisani
Trilha original – DeCo N.// Alexandre Marino
Direção de arte – Ivan Ferrer
Direção de Fotografia – Andy Barac
Projetista de Som – DeCo N.// Alexandre Marino
Mixagem e finalização de áudio – Alexandre Marino // Estúdio Arranhador
Criação de Interatividade – Tatiana Travisani // Andy Barac
Projeção – Tatiana Travisani // Ivan Ferrer
Edição de Projeção – Mariana Furukawa
Captação de Imagem – Michel Botto
Iluminação – Andy Barac
Imagens Aéreas – William Lima
Assistência de Fotografia – Mariana Furukawa
Captação de Som – DeCo N.// Alexandre Marino
Edição de vídeo e Pós-Produção – Andy Barac                                                 
Mariana Furukawa
Figurinos e adereços – Ivan Ferrer
Assistência de Arte – Raquel Borges
Costureira – Iolanda Ferreira
Assistentes de Produção – Bruno Alves
Mariana Furukawa
Raquel Borges
Making of – Barbara Jadeh
Criação Gráfica – Daniela Benite
Impulsionamento // Divulgação – Nathy GBS Marketing Digital
Assessoria de Imprensa – COMBO Comunicação
Administração – Sonhos de Uma Noite Produções Artísticas
Realização – Cia. Lúdica (https://www.cialudica.com.br)

Projeto contemplado pelo Edital ProAC n° 01/2019, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do Governo do Estado de São Paulo.


Sobre a diretora - Marcya Harco é diretora, atriz e arte-educadora. Co-fundadora da Cia. Lúdica, de São Paulo (https://www.cialudica.com.br ), onde dirige, atua e produz desde 1994. Obras: A utopia na Era da Incerteza, Vegan VJ Theatre; Deolindo e Genoveva; A poesia secreta de Andréia; Pedro e o Lobo; O catador de lixo; Em busca da boneca azul e A Aula (La leçon/Ionesco). É Licenciada em Artes Cênicas e especialista em Direção Teatral. Pesquisa processos e meios expressivos híbridos no campo das artes, investigando relações entre corpo, natureza e tecnologia.  

Sobre o ator - Paulo Drumond é ator, dramaturgo, diretor e escritor. Licenciado em Filosofia. Co-Fundador da Cia. Lúdica, onde desenvolve as suas dramaturgias, atuações e direções. 

Atuou em: A Utopia na Era da Incerteza, Vegan VJ Theatre; Deolindo e Genoveva, A Poesia Secreta de Andréia, A Aula, na Cia. Lúdica; Besame Mucho, de Mario Prata, dir. Roberto Lage; Minha Nossa, texto e direção de Carlos Alberto Sofredini; O Duelo, de Bernardo Santareno, dir. Roberto Vignati; Rua 10, de Néri Gomide, com dir. Fauzi Arap; A Lira Dos Vinte Anos; de Paulo César Coutinho, dir. de Silnei Siqueira; Vida De Artista, autoria e dir. Paulo César Coutinho; Romaria, de Miroel Silveira, dir. Emílio Fontana; Cordélia Brasil, de Antônio Bivar, dir. Wilma de Souza; Rosa de Luxemburgo, autoria e dir. Dulce Muniz; A Super Flor (Grupo Teatro do Sol), de Walter Quaglia, dir. Silnei Siqueira. 

Foi integrante do Grupo de Teatro Mambembe e fundou, juntamente com os outros integrantes do grupo, o Espaço Mambembe. 

Cia. Lúdica - A Cia. Lúdica é uma companhia de teatro paulistana, fundada em 1994 por Marcya Harco e Paulo Drumond. Suas obras propõem experiências que buscam propiciar múltiplas percepções sobre o teatro e outras linguagens artísticas, incitando reflexões acerca da condição humana ante a sociedade e o meio ambiente. 

Entre os principais prêmios e incentivos recebidos, destacam-se: ProAC 01, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa SP com o espetáculo O Cão de Kafka; 32ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo com o projeto A Utopia na era da incerteza; Prêmio Mención Especial Trayectoria/Producción, na 9ª Edición del Festival Teatral de Autor (Caracas - Venezuela) com  o espetáculo La Lección;, Viagem Teatral Arte Educação SESI com o espetáculo Pedro e o Lobo; Prêmio Especial Catina Vera, no XII Encuentro Internacional de Teatro Otoño Azul (Buenos Aires/AR) e Prêmio PAC n 22 (Produção de Espetáculo Inédito de Teatro) SEC/SP com o espetáculo A Poesia Secreta de Andréia; Viagem Teatral SESI e Prêmio PAC n° 01 (Produção de Espetáculo Inédito de Teatro) SEC/SP com Deolindo e Genoveva

Emergência Cuadrante - Emergencia Cuadrante é uma produtora de conteúdo audiovisual e cultura eletrônica que nasceu na cidade de Valencia, Espanha, pelos artistas brasileiros DeCo N. e Tatiana Travisani e o artista e designer colombiano Luis Miguel Jaramillo.

O Primeiro projeto do trio se dedicou à produção de um micro festival de Arte Sonora e Exploração Audiovisual com artistas europeus e latino americanos que residiam naquela cidade e estudavam na Facultad de Bellas Artes San Carlos. Participaram deste projeto artistas e compositores da Alemanha, Espanha,  Argentina, Itália, Venezuela e Brasil.

Retornando ao Brasil, DeCo N. e Tatiana Travisani, decidiram manter a produtora agora com sede em São Paulo, produzindo conteúdo e cursos de Arte Eletrônico em parceria com  Sesc 24 de Maio, com Festival Cidade Eletronika, Escola de Artes da Universidade Federal de Alagoas, através do projeto de Live Electronics Clássicos de Calçada. Passaram por festivais no México, Itália, Espanha e diversas cidades do Brasil.

Atualmente, a Emergencia Cuadrante colabora com a Cia Lúdica de Teatro coordenando o conteúdo audiovisual das obras: O Cão de Kafka, A Utopia na Era da Incerteza, Pedro e o Lobo, o Catador de Lixo e Em busca da Boneca Azul. A produtora também está finalizando a trilha sonora do curta metragem Pretume, Prêmio Lei Aldir Blanc.


 

Caso não consiga visualizar o e-mail, acesse este link.


Caso não deseje mais receber nossos e-mails, por favor clique nesse link.


Nenhum comentário: