quinta-feira, 27 de maio de 2021

Turismo digital:

 Como apresentar sua cidade para o mundo após a pandemia.


 https://www.jornalistas.online/frontend/assets/files/customer/qc970tdq01316/60ac5d893bda5.jpg

Marketing digital é um forte aliado para que cidades voltem a atrair turistas

Curitiba, maio de 2021 - O turismo foi afetado diretamente pela pandemia, com perdas que chegam à casa dos bilhões de reais, mas com mais de 90 milhões de vacinas distribuídas pelo país e 53 milhões de pessoas vacinadas, dados do Vacinômetro do Ministério da Saúde, a expectativa para um retorno triunfal, já em 2021, é esperado por empresários do setor.

Mas, será que sua cidade aproveitou esse tempo para atiçar a curiosidade do brasileiro, ou de turistas estrangeiros durante esse período e plantar no seu potencial visitante o desejo de conhecer o seu município ou estabelecimento? Tornar aquele local especial em um desejo latente de destino e assim garantir que a renda retorne até o município é um investimento.


Segundo o empresário e CEO da CLIKSS Brasil, empresa especializada em Marketing de Cidades, CR.Andrade, quem deixou de investir na divulgação voltada ao turismo, pode ter problemas quando a pandemia passar: “Poucos empresários investiram em Marketing durante a pandemia, menos ainda a iniciativa pública, o cenário de incerteza fez com que muitos adotassem uma postura conservadora, que é compreensível, mas que pode ser a derrocada de seu negócio, mesmo com o retorno do turismo”.

O que é Marketing de Cidades?

“O Marketing para Cidades é um conjunto de estratégias de marketing, aliadas a  ferramentas digitais, que irão não somente comunicar os aspectos turísticos de determinado município, mas, colocados corretamente, estimularão o turismo doméstico, apresentando serviços, locais e atrações de forma a fortalecer a imagem de um lugar como ponto turístico indispensável em qualquer roteiro”, afirma CR.Andrade.

Mas, sem o domínio dessas ferramentas e o know-how necessários, você somente será mais um dos mais de 5500 municípios na lista do IBGE.

É necessário entender que o turismo é um produto, mas que tem características peculiares no momento de comunicá-lo, portanto o suporte técnico é muito importante no momento de investir. “Muitas pessoas acreditam que é dinheiro jogado fora após terem uma experiência ruim, mas quando você busca entender, o cliente jamais utilizou uma empresa especializada e confiável para comunicar o seu negócio”, esclarece CR.Andrade.

Formas de atingir o público

Para CR.Andrade, hoje as possibilidades do Marketing de Cidades são inúmeras, com câmeras de alta tecnologia é possível fazer tours digitais por qualquer local, é possível vê-lo de qualquer posição, uma vez que drones estão à disposição das agências. “O apelo visual é um dos quesitos obrigatórios quando falamos de Marketing. O que acontece é que muitas agências não dispõem desses equipamentos e precisam de terceiros, o que acaba encarecendo todo o trabalho. Mas sem qualquer sombra de dúvidas são indispensáveis e somente uma empresa especializada poderá oferecer”, diz o empresário.

Além do equipamento, é preciso levar essas imagens até o público, aí é que as estratégias de comunicação e marketing entram em ação. “A disponibilidade de veículos de comunicação que temos hoje, nunca foi vista na história, mas é preciso entender como cada um deles é percebido pelo público. O Marketing de Cidades aproveita as vantagens desse conhecimento e estabelece um plano que, com certeza, levará mais turistas para seu município”, afirma o CEO.

Por que é importante investir no Marketing de Cidades?

O turismo, muitas vezes, é o motor da arrecadação de milhares de cidades Brasil afora. É justamente esse setor que mantém escolas, saneamento e outras estruturas funcionando para que os moradores tenham acesso a serviços públicos de qualidade.

“A geração de renda não é só para o dono do hotel ou restaurante, mas temos maior arrecadação para o município que reverte isso em melhor estrutura para os seus moradores, além de movimentar a economia local de supermercados, artesanato, vestuário, entre outras. É uma das forças motrizes da economia brasileira”, esclarece CR. Andrade.

A sustentabilidade e o turismo digital

O Marketing de Cidades também tem o seu valor quanto à sustentabilidade, pois é possível manter o acesso a locais sem que eles sejam deteriorados.

“Conhecemos lugares que hoje não existem mais devido à exploração predatória do turismo, através do digital podemos manter as visitações de forma virtual, evitando a degradação daquele local”, pontua o especialista.

Exposições virtuais no local, com experiências sensoriais associadas à visual, elevam o valor agregado ao turismo.

O interior de uma caverna, lagos com peixes exóticos entre outras coisas podem ser objeto de digitalização e serem expostas somente num museu no município, por exemplo.

“Criatividade há de sobra, podemos fazer o mundo todo ser atraente, mas é necessário investir, e de forma a trazer esse retorno, além de pensar em formas de manter todo esse patrimônio para as gerações futuras” diz CR.Andrade.

Hoje, o Marketing de Cidades, mais do que investir em atrações, é pensar numa forma de atrair mais turistas, mas de forma consciente, preservando a cultura local e o patrimônio histórico e natural para o futuro. De toda a forma, pensando assim, é um investimento para o futuro. “Antigamente, dizíamos que a fotografia eterniza momentos, porém, com o passar do tempo, o papel perde a cor, a imagem ali impressa deixa de ter vida. Já o registro digital, esse sim é eterno, e pode sim, transportar para diferentes lugares que inclusive não existem mais, pessoas que também ainda não visitaram esses lugares”, conclui CR.Andrade.

Sobre Cr.Andrade e CLIKSS Brasil

*Cr.Andrade é CEO da CLIKSS Brasil, especialista em marketing digital com ênfase no planejamento estratégico e oferece serviços que possibilitam que as empresas prosperem e se diferenciem no mercado. Apaixonados por estratégias, a  CLIKSS Brasil preza pela excelência no atendimento e na prestação de seus serviços, oferecendo soluções completas para gerar resultados para os negócios. Entre os serviços oferecidos estão a criação de sites, criação de marcas, SEO, Google Ads, Lojas Virtuais, Gestão de Mídias sociais e  Hospedagem.

 

Para mais informações, acesse: www.instagram.com/cr.andrade/ e visite o site da Clikss Brasil https://www.clikssbrasil.com.br 

Nenhum comentário: