quinta-feira, 27 de maio de 2021

 

Filmes com temáticas feministas são os destaques do final de semana na 2ª Mostra de Cinema Árabe Feminino.


 

 

Neste final de semana, a programação da 2ª Mostra de Cinema Árabe Feminino traz uma nova seleção de filmes dirigidos por mulheres árabes e, entre as seis produções que entram em cartaz, duas contam histórias relacionadas ao feminismo: "O Protesto Silencioso" "Você Já Matou Um Urso - ou Tornando-se Jamila". Outro destaque é “Quando Coisas Ocorrem”, baseado em conversas com fotógrafos domiciliados em Gaza. O festival é totalmente online, gratuito e os filmes estão disponíveis no site www.cinemaarabefeminino.com até dia 2 de junho.


 

"O Protesto Silencioso" retrata o movimento lançado por mulheres palestinas em outubro de 1929 em Jerusalém contra a parcialidade do Alto Comissário britânico na revolta de Buraq. Já em "Você Já Matou Um Urso - ou Tornando-se Jamila", a diretora Marwa Arsanios mostra, a partir de diferentes representações de Jamila Bouhired, uma lutadora argelina pela liberdade, um olhar para a história dos projetos socialistas do Egito, guerras anticoloniais na Argélia e a forma que estes marginalizaram os projetos feministas através das coleções dos anos 50 e 60 da revista Al-Hilal, de Cairo. 

 

“Quando Coisas Ocorrem” é baseado em conversas por Skype com fotógrafos domiciliados em Gaza e outras pessoas que estiveram por trás de imagens específicas que foram transmitidas em várias telas no verão de 2014. O filme explora a face da tristeza e do luto e ainda responde às perguntas: o que é exatamente ver o sofrimento “à distância”? Qual é o comportamento econômico e político da imagem de guerra? Qual é a rotina diária destes que representam a guerra? "Dias Sagrados" é um confronto com o cinema mudo. Uma imersão num cinema que clama ser das origens, de um tempo onde faces e movimentos evocavam todos os entendimentos e emoções possíveis. 

 

“Carta Para Um Amigo” reconta em detalhes a história de uma casa e de uma rua em Belém, entrelaçando imagens, texturas, movimentos, traços e sons de mais de um século. A casa, que funciona como centro cultural, foi invadida por forças Israelenses dia 15 de maio. Equipamentos como telefones, computadores e câmeras foram quebrados e roubados. O local ficou destruído e está com uma campanha de doações online.

 

E para finalizar a programação da semana, em seu primeiro filme, "Um Sentimento Maior Que O Amor", Mary Jirmanus Saba lida com uma revolução esquecida e lembra greves fortemente reprimidas nas fábricas libanesas de tabaco e chocolate. Esses acontecimentos nos anos 1970, que prometeram uma revolução popular, e, com ela, a emancipação das mulheres, foram apagados da memória coletiva pelas guerras civis do país. 

 

A 2ª Mostra de Cinema Árabe Feminino é patrocinada pelo Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A programação completa está disponível no site www.cinemaarabefeminino.com.       

 

Nenhum comentário: