domingo, 23 de maio de 2021

Delicia de Tudo

 

Gohan com feijão? Japão sem Escalas lança episódio especial sobre a cozinha nipo-brasileira com o chef Tsuyoshi Murakami

Podcast destaca a cultura japonesa e a sua conexão com o Brasil e está disponível nas principais plataformas de streaming

São Paulo /maio de 2021 - Um dos traços mais conhecidos e apreciados da cultura japonesa no Brasil é a gastronomia. Os restaurantes japoneses se popularizaram no país a partir da década de 1980 e hoje é possível encontrar sabores tradicionais que vão muito além do sushi e sashimi e, também, degustar pratos que são uma fusão criativa com a culinária brasileira. “Gohan com feijão? A culinária nipo-brasileira” é o tema do último episódio da terceira temporada do podcast Japão sem Escalas, que vai ao ar na segunda-feira, dia 24 de maio. A produção pode ser conferida nas principais plataformas de streaming (Spotify, Google, Apple e Deezer e Youtube).


Para conversar sobre o assunto, o convidado é o chef Tsuyoshi Murakami, proprietário do restaurante Murakami, em São Paulo. Nascido em Hokkaido, ele chegou ao Brasil ainda criança, com três anos de idade, no fim da década de 1970. Quando adulto, retornou ao Japão para estudar a culinária de suas origens e, antes de retornar ao Brasil, passou por Nova York e Barcelona.

Murakami é apaixonado pelos sabores e pelo minimalismo da gastronomia nipônica. Durante o episódio, destaca sua trajetória e inspirações e fala sobre os produtos brasileiros com que trabalha. O chef comenta sobre os motivos da culinária japonesa ser tão popular no Brasil e sobre a criatividade dos brasileiros em incorporar e criar novos sabores. Além disso, dá dicas de ingredientes japoneses que podem ser aproveitados na mesa do brasileiro e de como preparar o saboroso dashi, o caldo base de muitos preparos da culinária japonesa.

“Gohan com feijão? A culinária nipo-brasileira” é o oitavo episódio da terceira temporada do Japão sem Escalas. O podcast, que é uma iniciativa da Aoki Media com apoio institucional do Consulado Geral do Japão de São Paulo, é apresentado por Tatiana Aoki, jornalista, nikkei, ex- bolsista JICA e Ana Paula Novaes, jornalista apaixonada pela cultura nipônica.

Terceira temporada

A terceira temporada teve início no dia 5 de abril e tem oito episódios. Disponibilizados semanalmente, eles abordam, além de temas relacionados aos costumes japoneses e a conexão entre o Brasil e o Japão, assuntos ligados à cultura pop.

A novidade da temporada é o quadro Nihongo Shiranai, que é apresentado pela professora Sarah Fuidio, do canal no Youtube “Fale em Japonês”. A cada episódio, os ouvintes têm a oportunidade de aprender palavras e expressões no idioma. Sarah ensina a pronúncia e o uso corretos no podcast e a grafia pode ser conferida nas redes sociais: Instagram (@japaosemescalas), Facebook (Japão sem Escalas) e Twitter (@japaosemescalas).

Programação

Confira abaixo os temas de todos os episódios da segunda temporada e a data que cada um deles irá ao ar.

Ep. 1 - Mangás e animes: as razões do sucesso no Brasil
Ep. 2 - Controle da mente e do corpo: as lições das artes marciais
Ep. 3 - O cinema japonês e sua influência em Hollywood
Ep. 4 - O poder Japão na indústria de games
Ep. 5 - J-beauty: uma tendência de beleza
Ep. 6 - Karaokê: uma paixão da comunidade nikkei
Ep. 7 - Tradições e os jovens na comunidade nikkei
Ep. 8 - Gohan com feijão? A culinária nipo-brasileira

Sobre o Japão sem Escalas

Apresentado por Tatiana Aoki, jornalista, nikkei, ex- bolsista JICA, e Ana Paula Novaes, jornalista apaixonada pela cultura japonesa, o podcast Japão sem Escalas tem como objetivo ser uma conexão direta entre o Brasil e o Japão e apresenta conteúdo direcionado a quem tem interesse em ouvir sobre o país, conhecer o idioma e ter contato com a cultura em geral. A produção é uma realização da Aoki Media e tem apoio institucional do Consulado Geral do Japão em São Paulo. O programa foi lançado em junho de 2020 e os episódios contam sempre com convidados especiais, que têm conexão com o Japão e com a comunidade nikkei no Brasil como a chef Telma Shiraishi, a atriz Danni Suzuki, o cartunista Mauricio de Souza, a jornalista Taiga Gomes e o presidente da Federação Kenren, Toshio Ichikawa.

O Japão sem Escalas está disponível nas principais plataformas de streaming:

Spotify: https://spoti.fi/3fZNsUX
Google Podcasts: https://bit.ly/37STqUL
Apple Podcasts: https://apple.co/2Ype8It
Deezer: https://bit.ly/3fMUtrP

Nenhum comentário: