domingo, 23 de maio de 2021

 

Chef Cecília Victorio ensina a preparar bolos com chocolate em três versões

Receitas com creme, calda e gotas são sugestões práticas para quem quer saborear chocolate em diferentes texturas

Que chocolate é uma delícia todo mundo sabe, inclusive a chef Cecília Victorio! Para quem adora esse doce feito com cacau, ela selecionou receitas onde ele aparece como protagonista para ser saboreado de diversas formas.



Para quem prefere um creme feito com chocolate, a chef indica o Bolo Bomba. Com massa à base de iogurte, ele já sai do forno com uma cobertura super cremosa feita com chocolate amargo derretido.

A outra opção, o Bolo Cookie, é perfeito para os fãs do tradicional biscoito. Mais encorpada essa versão leva chocolate em pó na massa e gotas que derretem na boca, tanto no recheio, quanto na cobertura.

A última receita, o Bolo em Calda de Chocolate, além de muito prática, também surpreende, pois, quando o bolo é desinformado, já vem coberto com uma calda quente e perfumada.

Já escolheu qual das receitas você vai fazer? Conte para gente marque o Instagram @chefceciliavictorio.


 

BOLO BOMBA

Ingredientes - Creme de Chocolate:

450ml de leite integral

2 gemas peneiradas

100g de açúcar refinado

40g de amido de milho

1 ½ colher de chá de essência de baunilha

75g de chocolate meio amargo picado

20g de chocolate em pó 50% cacau

Modo de preparo:

Coloque numa panela o leite, o leite condensado, o amido, o creme de leite, as gemas e a essência. Mexa com o fouê para homogeneizar todos os ingredientes. Leve em o fogo médio e após abrir fervura, cozinhe por mais 2 minutos.  Retire do fogo e adicione o chocolate picado e o cacau em pó e mexa até que fique um creme liso e brilhante. Coloque-o em um refratário e cubra com plástico filme para não criar película. Reserve.

Ingredientes – Massa:

3 ovos

130g de iogurte natural integral

65ml de leite integral

180g de açúcar refinado

125ml de óleo de milho

260g de farinha de trigo

15g de fermento em pó

Modo de preparo:

Bata por 3 minutos na batedeira em velocidade alta os ovos inteiros, o iogurte, o leite, o açúcar e o óleo. Com a batedeira ligada, acrescente a farinha aos poucos e bata mais 2 minutos Pare de bater e adicione o fermento em pó e mexa com o fuê delicadamente sem bater. Espalhe a massa numa forma redonda de 24cm untada e enfarinhada. Coloque o recheio em um saco de confeiteiro e faça listras sobre a massa usando o recheio. Leve ao forno a 180º C por 45 minutos. Retire do forno, deixe esfriar e finalize colocando açúcar gelado sobre bolo.

 

BOLO COOKIE

Ingredientes:

1 ovo médio

150g de açúcar refinado

65ml de óleo de milho

220g de farinha de trigo

65g de chocolate em pó 50% cacau

220ml de leite integral

17g de fermento em pó

150g de gotas de chocolate

Modo de preparo:

Coloque num bowl a farinha, o chocolate, o fermento e misture. Reserve. Coloque em um outro bowl o ovo inteiro e o açúcar. Bata bem com o fuê até obter uma mistura clara e fofa. Acrescente o óleo e mexa bem para agregá-los. Adicione a mistura da farinha feita acima intercalando com o leite e sempre mexendo com o fuê. Disponibilize uma forma com fundo falso para torta de 24cm x 5cm untada e enfarinhada. Coloque metade da massa na forma. Distribua uma parte das gotas de chocolate. Cubra com o restante da massa. Finalize distribuindo o restante das gotas de chocolate sobre toda massa. Leve para assar a 180°C por 45 minutos ou faça o teste do palito. Desenforme quando estiver fria.

 

BOLO EM CALDA DE CHOCOLATE

Ingredientes - Calda:

500 ml de água

370g de açúcar

50g de chocolate em pó

Modo de preparo:

E uma panela, coloque a água, o açúcar e o chocolate em pó. Leve em forno meio e ferva por 5 minutos formando uma calda. Desligue o fogo e reserve.

Ingredientes - Massa:

50g de manteiga

300g de açúcar

430g de farinha de trigo peneirada

30g de chocolate em pó

1 colher (sopa) de fermento em pó

1 e ½ de leite integral

Manteiga para untar a forma

Modo de preparo:

Leve para bater na batedeira a manteiga e o açúcar por 5 minutos ou até obter um creme esbranquiçado. Diminua a velocidade para o mínimo e acrescente alternadamente o leite, a farinha de trigo, o chocolate em pó e o fermento em pó e bata por 1 minuto. Aumente a velocidade para o máximo e bata por mais 3 minutos. Distribua a massa por uma forma de buraco de 26 cm de diâmetro e 7 de altura. Despeje sobre a massa crua toda a calda. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C e asse por cerca de 45 minutos. Retire do forno e desenforme ainda quente e coloque em um prato mais fundo. Cuidado na hora de desenformar o bolo pois dentro da forma haverá muita calda quente!

Instagram: chefceciliavictorio

Facebook: chefceciliavictorio

Nenhum comentário: