quinta-feira, 29 de abril de 2021

Semana da Dança



---------- 



Cia. Sacana celebra a Semana da Dança com série de oficinas até 30 de abril




Agenda, transmitida online e gratuitamente, inclui ações com diversos profissionais da cena. Somam nesse time, Lu Big Queen (dançarina e modelo plus size), Ricardo Januário (bailarino), Tatiane Martins (artista do corpo e oficineira), Bruno Coelho (preparador físico y performer) e Tata Nzinga (performer) 

 

Lu Big Queen _ Crédito de Vanderlei Yui.png

(Foto: Vanderlei Yui)




Quinta-feira, 29,  Tata Nzinga com “CORPO TRANSCENDENTAL”, uma oficina que oferece desafios propostos por novas formas de se movimentar, trazendo como base algumas  das danças negras contemporâneas africanas e diáspora: kuduro, ragga, dança dos orixás, samba e o ijexá. 




A Cia. Sacana, composta majoritariamente por jovens artistas pretas que desenvolvem projetos artísticos e socioculturais, celebra a Semana da Dança com uma série de oficinas programadas até o dia 30 de abril. Completamente gratuita e online, com transmissões realizadas pelo Facebook dos Centros Culturais Santo Amaro, Vila Formosa e CRD - Centro de Referência da Dança, a agenda aposta em uma programação diversa que objetiva a expansão da consciência corporal e o entendimento de novas formas de dança. 


Já nesta terça-feira, 27,  “DESARRANJO CORPORAL”, com Ricardo Januário - uma aula pensada para investigar novos gestos, se apropriando do espreguiçar, acolher, contrair e aquecer. Essa é para todos que querem se colocar em fluxo, gerando autonomia e agilidade corporal a partir de suas próprias condições físicas e mentais.


Na quarta-feira, 28, Tatiane Martins conduz os trabalhos “BRINCANDO DE DANÇAR”. Direcionada para crianças, a oficina aborda procedimentos que estimulam o equilíbrio, a apropriação, percepção e exploração do esquema corporal por meio de atividades lúdicas e simbólicas, despertando o ritmo, a musicalidade, noções de tempo, espaço, planos e direções.


Quinta-feira, 29, é a vez de Tata Nzinga com “CORPO TRANSCENDENTAL”, uma oficina que oferece desafios propostos por novas formas de se movimentar, trazendo como base algumas  das danças negras contemporâneas africanas e diáspora: kuduro, ragga, dança dos orixás, samba e o ijexá. 


Fechando a temporada, Lu Big Queen mostra “DESCOLONIZAÇÃO DE CORPAS PRETAS Y GORDAS”. Guiada por jogos, sequências coreográficas e experimentações, dança e moda se conectam. 


“Essas artistas, cada uma em sua pesquisa, possuem um conhecimento ancestral que deve ser transmitido das mais diversas formas, no entanto a única opção nesse momento é a conectividade através das câmeras de computadores, assim podemos levar para dentro da casa das pessoas como a Cia. Sacanadesenvolve as criações, a partir da experiência colaborativa”, ressalta Micall.


Projeto é uma realização da 1ª Edição de Apoio à Cultura Negra do Município de São Paulo.  


FOTOS: https://drive.google.com/drive/folders/1E29F6UWi7oFvF5y8NRTpw_URrbxTNg6K?usp=sharing


SERVIÇO: 


27 - Oficina “DESARRANJO CORPORAL” Ricardo Januário - CC Grajaú - às 20h - Facebook


28 - Oficina “BRINCANDO DE DANÇAR” Tatiane Martins - CC Santo Amaro - às 12h  - Facebook


29 - Oficina “CORPO TRANSCENDENTAL” Tamires Souza - CC Vila Formosa - 17h - Facebook


30 - Oficina “DECOLONIZAÇÃO DE CORPAS PRETAS Y GORDAS” Lu Big Queen - CRD - às 20h - Facebook


Nenhum comentário: